Educação é a chave para as pessoas privadas de liberdade

Debatendo os enfrentamentos e conquistas da Educação dentro do Sistema Penitenciário
 

     Penitenciário especialistas na área apresentaram a importância da Educação para o resgate individual de cada pessoa privada de liberdade. A discussão integrou a  palestra  - EJA e Sistema Penitenciário - debatida no Encontro de Formação Educação em Prisões, nesta quarta-feira (12.06), segundo dia do evento.

      Para o professor doutor Luiz Augusto Passos, da Universidade Federal de Mato Grosso (UFMT), o formador deve ter uma postura acolhedora com os estudantes para despertá-lo. “É preciso desconstruir o ser para desenvolver o papel do Educador”.  Segundo ele, todos somos menos nosso passado do que aquilo que queremos para o nosso futuro. Na abordagem destacou,  a todo o momento,  que a privação de liberdade é física não intelectual. “Essas pessoas estão vivas. A fome do ser os mantém resistentes e libertos”, diz  Passos.

       O professor mestre e agente penitenciário, Rowayne Silva, da Secretaria de Estado Educação é a chave para as pessoas privadas de liberdadeo de Justiça e Direitos Humanos, com base na pesquisa de mestrado elaborada a partir da vivência dentro do Sistema Penitenciário,  avaliou  que  "as ações educacionais devem dar significado ao desenvolvimento humano e intelectual do sujeito em privação de liberdade”. Conforme ele, é preciso que as diferentes instituições envolvidas no processo desenvolvam as políticas públicas com foco na ação educacional libertadora.

     O estudante Aguinaldo Ferreira da Silva relatou a experiência da Educação dentro do Sistema Prisional e o quanto ela foi significativa para a reintegração social. Segundo ele, foi por meio da educação que passou a compreender o aprisionamento imposto pela  sociedade diante do fato de ter sido um ex-detento. “Muitos profissionais acham que a educação não adianta, mas eu sou um exemplo de que adianta”,disse.

    As palestras foram acrescidas de relatos feitos pelos profissionais participantes da formação. De modo geral, compactuaram com a fala do professor Passos, em que disse que  cada ser tem dentro de si uma chama que precisa ser oxigenada. A educação, da qual foram privados ao longo da vida, deve desenvolver  esse papel.

 

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