EDUCAÇÃO ALIMENTAR E NUTRICIONAL

 

PACTO NACIONAL PARA O FORTALECIMENTO DO ENSINO MÉDIO
REFLEXÃO EM AÇÃO
Atividade 1 – Caderno IV-   Educação alimentar e nutricional
Dada a necessidade de contextualização de forma aprofundada valorizando a epsteme como condição básica para fornecer ao aluno base científica para compreender a realidade e possivelmente transformá-la, o grupo considera de extrema importância que as áreas do conhecimento se articulem de modo a dar significado e unidade a este conhecimento. Porém refutamos o trabalho baseado na superficialidade através da qual algumas compreensões equivocadas da conhecida pedagogia de projetos nos coloca. Entendemos que o ensino não pode se pautar pelo espontaneísmo ou pela interdisciplinaridade forçada para responder a uma demanda de projetos pontuais e esporádicos idealizados a partir de necessidades apenas locais. Não negamos a realidade imediata, porém há que se compreender os fenômenos na sua dimensão histórica e na sua totalidade para a possível intervenção na realidade local.
Neste sentido propomos, a partir das áreas do conhecimento representadas neste grupo de estudos, um plano de aulas que tem a intenção de articular e aprofundar conhecimentos sobre Educação Alimentar e Nutricional.
Tema: EDUCAÇÃO ALIMENTAR E NUTRICIONAL
Componentes curriculares: Biologia, Química, História, Educação Física, Língua portuguesa e Língua Estrangeira
Tempo: 4 aulas
Problematização:
Os hábitos alimentares e culturais interferem na construção do biótipo?
Houve modificação no biótipo da população brasileira ao longo das últimas gerações?
Que tipo de modificação e a que pode ser atribuída esta mudança?
Como seria possível reduzir a obesidade da população?
Quais interesses movem a produção de alimentos em grande escala?
Qual a diferença entre alimentos transgênicos e os não-transgênicos?

Objetivos:
Refletir sobre os hábitos alimentares e nutricionais, como consequência de uma modificação histórica, cultural e econômica
Fornecer elementos para o aluno fazer escolhas mas conscientes do ponto de vista alimentar e nutricional.
CONTEÚDOS
 Processo histórico da industrialização dos alimentos no Brasil a partir do século XX
 Antioxidantes (gorduras trans e óxidos)
 Molécula da vida (carboidratos, proteínas, vitaminas, lipídios, água, sais minerais, etc)
 Reações fisiológicas em relação aos alimentos e atividades físicas.
ENCAMINHAMENTO METODOLÓGICO
O trabalho será iniciado a partir da problematização buscando responder as questões colocadas através da análise de fontes históricas especificamente com fotografias de adolescentes do final da década de setenta em uma formatura do ginasial. Comparando estas fotos com imagens atuais de alunos da mesma faixa etária serão levantadas questões históricas que focarão nos hábitos alimentares a partir da produção de alimentos que modificaram a cultura em quatro décadas.
Na sequência será proposto o consumo em sala de aula de alimentos industrializados de comum acesso aos adolescentes. Após serão analisados os rótulos destes alimentos, aprofundando nas suas propriedades químicas, suas implicações biológicas e suas reações fisiológicas no organismo humano.
AVALIAÇÃO
O aluno deverá ser capaz de manifestar conhecimentos a respeito dos impactos da alimentação sobre o seu próprio corpo, podendo modificar seus hábitos de consumo e produção.

Colégio estadual Maria de Lourdes Rodrigues Morozowski – Paranguá
Equipe de estudo:
Antônio Carlos de Oliveira Junior
Claudia Daniele Santos Batista
Francisco Cordeiro
Maria Angélica Brauer Montovani Casagrande
Nádia Cristina Sermanovicz
Nilson Mariano
Vivian Catharina Gomes Rebello
Rita de Cássia Oliveira do Carmo Alves
Coordenação:
Raquel Tavares Barbosa Moreira

Comments

imagem de Lourdes Aparecida  Leonareo Hilgert

Educação alimentar e Nutricional

 A aula esta muito boa , o encaminhamento metodológico ,fantástico  com certeza irei utiliza-la em meu dia-a-dia.

  Tambem concordo com os Senhores Professores de que não podemos fazer  colocações superficiais aos nossos alunos(as) de Ensino Médio, na medida que estamos tocando em outras disciplinas que não a nossa , mas se a aula acima exposta compreende as várias disciplinas  como  Biologia ,física .... (entre outras ). Qual das diciplinas (professores (as)  iria aplicar as 4  aulas. No ponto de vista dos senhores (as) Professores(as).  " estariam mais aptos" .

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imagem de Nilson Mariano

EDUCAÇÃO ALIMENTAR E NUTRICIONAL

Bom dia professora, todas as disciplinas irão trabalhar  o tema   simultaneamente nas quatro aulas. A proposta é multidisciplinar , a minha disciplina ,por exemplo, discutirá o desenvolvimento dos alimentos industrializados no Brasil   a partir de meados do século XX

 

  

 

 

 

 

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