Simone Lucie-Ernestine-Marie-Bertrand de Beauvoir nasceu em Paris, em 1908. Formou-se em filosofia, em 1929. Era escritora e feminista e em 1949 publicou O Segundo Sexo, pioneiro manifesto do feminismo, no qual propõe novas bases para o relacionamento entre mulheres e homens.
A frase marcante de Beauvoir se remete à construção do feminino, das questões direcionadas às mulheres e homens.
Não se nasce mulher: torna-se
A tirinha se refere justamente a esse "se tornar mulher".
Como você vê as diferenças entre os brinquedos que são direcionados às meninas e aosmeninos? Existem diferenças? O que você achou da tirinha? Será que um menino ganharia esse mesmo presente em grande parte das famílias brasileiras?
Dialogue com a gente!
Comments
relações de gênero
Exemplos como este são vistos todos os dias no nosso cotidiano. Construir uma sociedade menos sexista depende ações simples do nosso cotidiano. Os espaços públicos e privados podem e devem ser ocupados por homens e mulheres, mas também precisam ser aprendidos por homens e mulheres, desse aprendizado dependerá a construção de uma nova cultura.
Relação de Gênero
Concordo com você Sueli. Felizmente muita coisa está mudando quanto à relação de gênero e os papeis de homens e mulheres, contudo, ainda nossa sociedade, ou pelo menos, uma parcela significativa dela, ainda insiste em manter velhos hábitos e pensamentos que colocam as mulheres em lugar de submissão. Desde cedo as mulheres ainda são educadas para a “vida do lar”, para casar, ter filhos, cuidar dos filhos, do marido e da casa. Brinquedos que remontam a estes papéis ainda são comuns. Por que ainda há quem diga que quando uma mulher casa e não sabe cozinhar é feio e o homem não sabe é normal? Igualdade de condições, de direitos e deveres entre os sexos são valores que devem ser ensinados desde cedo, não apenas às meninas, mas aos meninos também.
Relações de gênero
Concordo com vcs, Sueli e Gerson. Construir uma sociedade igualitária em seus direitos e deveres para homens e mulheres é um processo lento, mas simples ações podem contribuir muito. Essa questão levantada por vc, Gerson, de 'obrigações' com os afazeres domésticos serem destinadas às mulheres, é muito frequente. Quem aqui não presenciou um almoço de domingo em família, que as mulheres iam para a cozinha fazer o almoço, lavar as louças e os homens ficavam na TV ou conversando? Acho que em muitos lugares essa realidade pode estar em processo de mudança, mas ainda precisamos caminhar! A imagem retrata bem isso. Nos ensinam a ser mulher, por isso nos tornamos.