As Diretrizes Curriculares Nacionais do Ensino Médio tem uma proposta bastante complexa. Sua implementação depende muito de interesses políticos, da infraestrutura da escola e da formação do professor. Após a leitura das DCNEM, os professores do Colégio Estadual Paulo Leminski discutiram alguns pontos que merecem ser destacados.
O primeiro deles é que para uma proposta como esta dar certo, é necessária uma constante articulação entre os professores da mesma disciplina e da mesma série. Porém, são raros os momentos em que os professores podem se encontrar para estudar e planejar juntos. Como nossa escola é muito grande, não é possível fazer hora atividade concentrada. Os encontros do SISMEDIO seriam momentos privilegiados para isso, porém apenas 10% da equipe docente está participando deste curso.
Outro ponto destacado é que para a formação integral é necessário um tempo integral, no qual fossem propiciadas aulas no período da manhã e da tarde.
Os direitos humanos e a sustentabilidade socioambiental estão presentes na Proposta Pedagógica Curricular da escola em todas as disciplinas, embora não haja dados suficientes para comprovar que essas temáticas estejam sendo trabalhadas, de forma sistemática , em todas essas disciplinas. O que podemos destacar é que o Colégio Estadual Paulo Leminski possui um convênio com o Governo Federal, com a UFPR e a PUCPR, o Projeto PIBID, que desenvolve o conceito de direitos humanos de forma aprofundada e específica. O Colégio conta com o PIBID nas disciplinas de Língua Inglesa, Filosofia, História, Matemática, Física, Química, Sociologia e Arte. Outro ponto relevante é que contamos com o Curso Técnico em Meio Ambiente e os projetos e estudos deste curso acabam se difundindo e contagiando todo o ambiente escolar.
Concordamos que precisamos avançar muito na questão da pesquisa, pois esta acontece de forma isolada, em raros momentos. Adotar a pesquisa como princípio pedagógico demanda de esforços de toda a escola, dos docentes, da equipe pedagógica e diretiva. Exige disciplina de trabalho, de estudo, e acima de tudo, desejo de aprender. Aí reside o maior desafio do professor hoje. Nosso aluno não vê significado no saber escolar, estuda para prosseguir nos estudos e não pelo conhecimento, pelo que este pode propiciar: a ampliação das capacidades, das potencialidades e dos sentidos humanos.
*Texto produzido na manhã de 13 de setembro de 2014 pelos professores cursistas do SISMEDIO do Colégio Estadual Paulo Leminski.