Para comemorar o dia NACIONAL DA MATEMÁTICA, a professora Elenise Araújo da Escola Estadual Alcina, em Itaipú, Niterói/RJ preparou uma aula instigante. Vejamos seu relato:
"Todo ano, comemoro o Dia Nacional da Matemática em minha escola e, neste ano não pode faltar a homenagem ao grande professor de matemática Júlio César de Mello e Souza , também um grande escritor sob pseudônimo de Malba Tahan. Nascido em 6 de maio, esta data foi decretada por lei como o Dia Nacional da Matemática.
Em clima das Arábias, com incenso, músicas e comidas de origem árabe, tapetes e velas, a homenagem aconteceu na biblioteca do C. E. Professora Alcina R. Lima, em Niterói. Começamos com a empolgante apresentação de dança do ventre pela professora e dançarina Laila.
Após a dança, a homenagem continuou por meio de uma entrevista com o próprio professor Júlio César. É claro, falecido desde 1974, só poderíamos contar com a participação de um convidado trajado de Malba Tahan, que representou muito bem este grande professor e escritor.
Sabatinado com perguntas sobre sua infância, sua formação, seus pais, seus primeiros
contos, sua contribuição aos jornais como colaborador, seus livros famosos, enfim, o convidado interpretou o papel de Júlio César relatando aos professores e aos alunos do 2º ano do Ensino Médio ,a verdadeira história deste professor de matemática e grande contador de histórias.
Muitos ficaram surpresos ao conhecer a metodologia que já era utilizada pelo professor Júlio César nas décadas de 30 ,40, 50,.. Entre os seus métodos, podemos citar: não reprovar, não dar grau zero e não repreender o aluno. Para Júlio César, os professores de matemática sempre foram muito cruéis com os seus alunos e se estes tiram notas baixas, a culpa não é do aluno , é do professor!
Poucos também sabiam sobre a sua vida escolar. Durante a entrevista, conheceram as suas façanhas quando menino que gostava de escrever histórias com personagens de nomes esquisitos e, sendo um escritor nato, resolveu fazer as redações dos colegas, recebendo em troca 400 réis, valor na época que dava para pagar o bonde, comprar o lanche, uniforme,..
Foi um grande momento para todos os presentes, onde se pode transformar de uma forma mais prazerosa a informação em conhecimento. Acredito também que seja este o grande legado do professor Júlio César de Melo e Sousa – inserir a matemática em suas histórias de uma forma muito mais divertida."
Veja a entrevista realizada na escola, acessando o link:
https://www.youtube.com/watch?v=JE0mBrQQOAc
Comments
A Matemática sendo mudada para o ensino
A matemática sempre será ótima quando é inovada.
Inovação
Olá, Pedro
Este evento foi uma forma divertida que encontrei de transformar a informação em conhecimento. Se apenas eu comentasse em sala de aula sobre o professor Julio Cesar e sua história como escritor sob o pseudônimo de MAlba Tahan, com certeza, poucos alunos me dariam atenção.
Acho que funcionou!
Assista ao vídeo no YOUTUBE: https://www.youtube.com/watch?v=JE0mBrQQOAc
Abraços,
Elenise Araujo