Desafios para o ensino médio
Considerando que o Ensino Médio compreende aquele período após o término da educação básica e anterior ao Ensino superior, é possível levantar algumas questões e desafios para esta etapa da educação no Brasil. Por exemplo, o problema da evasão escolar. Este fato parece muito provavelmente estar associado com as questões de desenvolvimento econômico e político brasileiro. Na péssima distribuição de renda, levando jovens da classe trabalhadora a abandonar a escola para ingressar no mercado de trabalho, aumentando assim o poder de aquisição da família.
Por outro lado, o Brasil apresenta na sua tradição histórica uma desvalorização da Educação, que se manifesta através da cultura de seu povo, pois não é costume da nação priorizar o conhecimento pelo conhecimento.
Valorizar o desenvolvimento de uma consciência autônoma em prol do desenvolvimento do ser. O que se percebe é um processo de barganha, o jovem pode até ingressar e se manter nos estudos, porém, na maioria das vezes, espera obter algum “prêmio” em troca, ser reconhecido pelo modernismo capitalista e consumista. Os números de estudantes entre 15 e 17 anos matriculados no ensino médio são baixos e desanimadores.
Dentre alguns fatores que desestimulam os adolescentes a se matricularem no Ensino Médio estão o alto índice de reprovação devido à falta de estruturas nas escolas de Ensino Fundamental, aliada a entrada tardia no Ensino Regular. Fato que corrobora com um índice importante de desistência e continuidade dos jovens nos seus estudos. E, quando estão matriculados, os estudantes por estarem fora da faixa etária do Ensino Médio, sofrem com o “bulling”, fortalecendo ainda mais o abandono dos estudos. Importante acrescentar neste contexto, a falta de oferta do ensino médio próxima às residências dos alunos (as) em horários alternativos o que vem limitando o acesso dos mesmos.
E sendo o Ensino Médio um direito público e social de cada cidadão (ã) brasileiro (a) e que deve ser ofertado de forma gratuita e igualitária, o mesmo deve ser ofertado e desenvolvido priorizando a qualidade em todos os seus aspectos. E, neste quesito, cabe aos docentes não focar os conteúdos para o acesso ao ensino superior e muito menos para ingressar ao mercado de trabalho, mas sim a formação humana na sua totalidade econômica, social, histórica, política e cultural das ciências, das letras e das artes.
A história da educação no Brasil, especificamente o Ensino Médio, na década de 90, já apresentava as mazelas do ensino que não educa e sim cria profissionais para o mercado. A disposição da grade curricular objetivava formar ou preparar estudantes para o vestibular, tendo como foco principal a faculdade, onde muitos acabavam desistindo ou não concluindo.
Professores do Colégio Estadual Dona Branca do Nascimento Miranda - Curitiba - Paraná
Participantes
Orientadora de Estudos: Sonara Cristina Polityto Cremasco
Cursista: Anderson Christofer de Souza
Cursista: Carlos Henrique dos Santos Salgado
Cursista: Cristina Maria Barreiros
Cursista: Deborah Braga Eitelwein
Cursista: Eliane Aparecida Soares da Rocha
Cursista: Eliane de Cássia Spirandelli Gomes
Cursista: Felipe Quadra
Cursista: Georgiana Nardi Vidal Maceno
Cursista: Gisele Alves de Almeida
Cursista: Jane Moreira de Matos
Cursista: Jaqueline Ferrazza Gonçalves
Cursista: Joice Barreiros
Cursista: Joyce Vieira Guimarães
Cursista: Maurício de Oliveira Munhoz
Cursista: Nádia Aparecida Poleto
Cursista: Raquel Neuwert
Cursista: Silmara Dias Pereira
Cursista: Valesca Xavier Moura Jorge
Cursista: Valmir Coqueiro Fontana
Comments
Trocando informações
No dia 01/08/2014 tivemos debates bem produtivos onde muitos aspectos importantes e relevantes do EM foram debatidos, estamos caderno I e as reflexões tornam os próximos encontram bem esperados.
Maurício
O debate em nossa escola está
O debate em nossa escola está bem interessante e a demonstração de nossa equipe em refletir sobre o Ensino Médio de qualidade é uma preocupação evidente por todos os docentes