Caderno 1 tarefa individual Ceebja cic
Identificar os desafios que permanecem para o ensino médio para a realidade brasileira e levantar possibilidades de explicação para eles.
Acredito que alguns pontos são de relevância e devem ser observados:
• Exclusão ainda nos dias atuais é evidente através de testes vestibulares. Isto favorece os alunos com melhor poder aquisitivo os quais tiveram oportunidade de se qualificar nas melhores escolas, pagas na sua grande maioria.
• Colégios que atendem somente a elite brasileira X Colégios periféricos com pouca estrutura para atender a demanda de escolas para todos os brasileiros;
• Baixa qualificação na formação de Educadores do ensino básico; (precarização na oferta das licenciaturas em geral no ensino superior);
• Modelo curricular atual excludente e fragmentado;
• Evasão escolar definida por vários aspectos, dentre eles como exemplo: a falta de atrativo da escola, questão da falta de estrutura familiar, a entrada precoce no mundo do trabalho em especial informal, (muitos jovens com certa estrutura familiar com tecnologias avançadas: vendo na escola uma defasagem em tecnologias que sejam atrativas para a o ensino e permanência no ambiente escolar, ainda nos dias atuais o problema de estar na escola seriada na idade incorreta pertinente ao seu estudo.).
• Falta de articulação entre as diferentes esferas, municipal, Estadual e Federal em executar o processo educacional conforme as necessidades e direitos de cidadão para a formação laica e completa no âmbito da formação de um cidadão crítico e transformador de sua realidade local.
• Defasagem na produção de material didático adequado as diversas realidades regionais do país.
Comments
Desafios enfrentados pelo Ensino Médio
Lendo a postagem do professor Manoel Jair, considero os tópicos colocados pelo mesmo muito relevantes para a análise do que vem acontecendo com o Ensino Médio.
A matriz curricular talvez seja um dos problemas, pois o aluno é obrigado a frequentar todas as disciplinas, mesmo àquelas em que não tem muita aptidão. Outro ponto importante é a má qualificação de alguns profissionais; muitos professores não possuem licenciatura e acabam fazendo da sala de aula seu laboratório.Esta prática acaba resultando em prejuízo para os alunos.
Desafios Enfrentados Pelo EM.
As considerações aqui apresentadas pelo professor exclarece por completo a situação do EM no Brasil, reforço ainda a defasagem tecnológica em que nossas escolas se encontram.