A educação garante um indivíduo crítico, apto a exercer sua cidadania, conhecedor dos seus direitos, questionador, isso seria o ideal para todos nós, mas na prática não é o que acontece pois ainda temos situações de alunos que sofrem descriminação pela sua cor, pela sua opção sexual. pela sua religião, pelo seu nível social e muito mais. O ensino médio em particular tem um grande desafio que é ao meu ver a formação de pessoas que irão formar uma sociedade sabendo lidar com as dificuldades e fazendo a diferença no país.
Comments
Desafios do ensino médio é convencer essa geração á estudar.
Concordo plenamente com a professora Andrea, com suas observações. Porem gostaria de acrescentar mais alguns detalhes: Precisamos construir uma educação de qualidade, para que o aluno tenha acesso as informações transformando-as em conhecimento, para que venha exercer seus direitos e deveres. Portanto é sabido que a educação é um convite a todos, mais nem todos comparecem e quando os convidados comparecem, mesmo com mesa farta com as disciplinas e conteúdos, esses cardápios deixaram de ser atrativos para os seus paladares. Com isso estamos perdendo espaço dentro da gastronomia do conhecimento. Ai está um dos fatores da falência do ensino médio no Brasil. O ensino médio tem um imenso desafio que é convencer essa geração que elas serão a continuação da sociedade.
Difícil encontrar o aluno que queira estudar
Sou da mesma opinião que a colega Andrea e o colega Jason. Complemento dizendo que chega a ser absurdo as formas de discriminação que existem ainda, as quais já parecem clichês (cor, estética...) e outras então, que já deveriam nascer com o indivíduo sabendo que ser contra é preconceito, como por exemplo, a raça. Falo da raça pela questão indígena (mas é claro que existem outras que sofrem o mesmo). Vejo colegas meus desprezarem-me por eu trabalhar no colégio da aldeia. Colegas que levam seus alunos em uma semana culltural apenas paranão precisar lecionar no dia. E o pior, nem fazem questão de saber da cultura. Portanto, se nem certo professores fazem questão de serem cultos, letrados, bem informados etc e tal...por que os alunos precisam querer?
Ao ler o caderno 1, percebemos que a educação ainda está atrasada, como sempre esteve, sem progresso. Pois, nunca esteve em primeiro lugar. Na nossa época de aluno ( que no meu caso não faz tanto), os professores não faziam aulas shows e nem usavam metodologias tão diversificadas como exigem hoje (não lembro nem de uma aula emocionante e interessantíssima). Eu acordada todos os dias porque queria ser alguém na vida. Problema em casa...e quem não tem (não vale aqui dizer os problemas pessoais). Não falo só por mim, mas, por muitos vencedores e colegas e tiveram diferentes e até piores obtásculos e hoje estão no topo...sem lutaram por isso, mesmo sem aulas "shows".
Portanto, realmente o enorme desafio é fisgar esse aluno que não quer aprender. Já que no nosso tempo (repito - que não é tanto tempo assim), quem não queria aprender era expulso e ponto final....um palavrão já bastava (o seu direito termina onde começa o do outro). Devemos ser eternos pesquisadores SIM, mas o aluno é aluno e sempre será...deve buscar aprender! Os problemas sociais...!!! A, esses acredito que ainda teremos outros diálogos...