Sou professora de História no C.E. Tereza da Silva Ramos em Matinhos, litoral do estado, atendemos alunos do EJA-EM que em sua maioria pertencem a classe baixa , ficaram muito tempo fora da escola e retornaram devido as exigências do mercado de trabalho, considerando que vivemos em uma região onde o trabalho é temporário e a população sazonal o problema é ainda maior. Em nosso encontro concluímos que o desafio é oferecer ensino de qualidade que prepare este aluno, não apenas para o trabalho mas também para exercer sua cidadania de forma critica e transformadora. Em meio a tantas dificuldades, destacamos a necessidade de uma prática metodológica mais dinâmica e atualizada, através do uso consciente da tecnologia e mídias, o que exige uma reformulação desde as políticas educacionais até a prática cotidiana de ensino. O interesse do aluno pela aprendizagem também foi muito discutido, já que a apatia e o desinteresse têm sido motivos para o baixo rendimento dos alunos e até da frustração de muitos professores. Consideramos também a importância deste tema e de sua ampla discussão na busca de soluções conjuntas para a melhoria do ensino médio no Brasil.
Comments
Desmotivação
Professora Lilian compartilho do seu texto, pois como você citou, é necessário renovarmos nossas metodologias, mas percebo que mesmo quando há inovação, não é suficinte para superar a apatia e o desinteresse de grande parte dos jovens.
"Ressalvo também, que nos últimos anos, como estratégia de combater os índices de reprovação, os governos estabeleceram total pressão sobre a instituição escolar, se eximindo de suas responsabilidades."