Conscientizar para o futuro do Planeta

Este artigo relata as atividades aplicadas em sala de aula no 1º ano 01 e 1º ano 05 da Escola de Educação Básica Dr. Paulo Medeiros planejadas de acordo com o projeto “Aquecimento Global: conscientização para o futuro do planeta” que propôs como objetivo principal a reflexão sobre comportamentos e hábitos no presente que podem impactar negativamente para a manutenção do ambiente, gerando consequências desastrosas para o planeta.

As atividades humanas no planeta são apontadas como causadoras da emissão de gás poluente com a queima de combustíveis fosseis como o petróleo. Além disso, outros hábitos como o despejo de lixo nos rios e mares também são devastadores a recuperação do ecossistema em que vivemos.A mudança de hábitos é necessária bem como a urgência em buscar soluções para os problemas que nossa permanência na terra ocasionou. Contudo, é difícil mudar a cultura de devastação à qual estamos acostumados. Conscientizar o jovem que irá herdar, cuidar e transformar o planeta, portanto, torna-se fundamental.

Dessa forma, este projeto consistiu de duas etapas: a primeira etapa foi de “conscientização e a segunda de “ação”. A primeira etapa envolveu a leitura de artigos sobre o tema “aquecimento global” bem como a leitura de vídeos e documentários sobre o tema. Os alunos assistiram ao documentário “Uma verdade inconveniente” produzido e apresentado por Al Gore que trata das informações mais alarmantes sobre o futuro do planeta. Também assistiram ao vídeo “A história das coisas”, que mostra como a cultura consumista está destruindo o planeta, além de diversas animações sem diálogo que ganharam premiações de arte e animação.

Todos os textos e vídeos foram debatidos em sala onde os alunos tiveram a oportunidade de colocar suas opiniões a respeito do tema. Nesta etapa, foi possível perceber que os alunos tinham conhecimentos prévios a respeito do tema efeito estufa ou aquecimento global, embora não soubessem explicar o fenômeno de forma científica. Também foi possível perceber que os alunos assumem que o problema foi causado pelos hábitos culturais da sociedade moderna consumidora e que é preciso haver mudanças de hábitos e de valores para que essa situação seja transformada.

Por fim, os alunos colocaram que embora a mídia tenha colaborado para a exploração do tema, pouca coisa se faz no dia-a-dia para evitar essa situação. Pequenas ações como reciclar o lixo, não jogar entulho no rio, evitar o uso excessivo de sacolas plásticas e outras atitudes foram destacadas como dever do cidadão que preza pelo futuro. Embora tenham comentado isso, a grande maioria cobra uma atitude mais enérgica do governo que permite desmatamentos e faz concessões de impostos para empresas que podem poluem o ambiente.

Diante dessas constatações, a segunda fase do projeto foi intitulada de “ação”, ou seja, não bastou apenas a discussão do assunto é preciso agir, pois todos perceberam que o planeta está em alerta.

Em equipe, os alunos elaboraram um roteiro de teatro cujo objetivo é conscientizar, alertar para o problema do aquecimento global, que narra a história do Sr. Almeida um poderoso empresário que joga lixo tóxico no rio da cidade inescrupulosamente para obter maiores lucros. Depois que sua filha é acometida por intoxicação, após ter bebido água infectada, o Sr. Almeida percebe que tudo o que se faz, traz consequências para si, para a sociedade, para o planeta.

Depois de terminarem os textos, os alunos criaram o cenário. Para a construção dos cenários, também foram utilizados materiais reciclados e todo o papel kraft utilizado foi despejado na lixeira de coleta de papel para reciclagem.

Depois de treinaram a interpretação dos textos durante alguns dias, os alunos gravaram as duas peças usando os espaços da escola. Os vídeos foram disponibilizados na internet e mostrados para outros alunos na escola.

A etapa de “ação” foi de extrema importância para o projeto, pois cada aluno serviu como um multiplicador das ideias e ideais discutidos durante as aulas.

Tornar alunos conscientes para si é importante, mas fazê-lo criar uma experiência de conscientização de outras pessoas tornou o aluno um co-autor da construção de um futuro mais “limpo” e preocupado com o ambiente em que vivemos.

Este projeto foi aplicado pelos professores abaixo:

Adriana Oliveira,  Elisangela Viana, Inês Correa, Isabella Rego, Luciana Martendal, Lucinei Garcia, Márcia Calbo, Moema de Gregógio Rodrigues, Mônica Goerz, Roseli Viebranz Domingos

Sob orientação de Sônia Maria Gomes Silveira

imagem de Paulo Carrano

Muito bom para a galeria de experiências

Pessoal, parabéns pela atividade. Por que não a publicam na forma de uma experiência que pode ser reanimada por outras escolas?

Visitem nossa galeria de experiências do Portal EMdiálogo e se acharem que faz sentido, publiquem por lá também: http://www.emdialogo.uff.br/experiencias/sobre

Abraços,

Paulo Carrano

Coordenador do Portal EMdiálogo.

Vote neste Comentário