COMPORTAMENTO DO ESGANA-GATA

" COMPORTAMENTO DO ESGANA-GATA".

Conhecer as ciências da natureza, é o objetivo que vem sendo desenvolvido e explicado diante da sociedade. O homem foi sendo influenciado pelas mudanças adquiridas com esses conhecimentos (mudanças físicas, intelectuais e comportamentais), observadas durante a evolução onde utilizou a tecnologia de forma benéfica para a construção do conhecimento. Sendo assim, a necessidade em adquirir o objeto de desejo levou o homem a observar a natureza para depois dominá-la.
A partir deste momento, o homem começa a melhorar suas técnicas e teorizá-las, dominando a prática e transformando-a em ciências. Toda essa análise histórica, faz-se necessário para compreender a importância da pesquisa científica também dentro do ambiente escolar, fazendo desse aluno não apenas uma “esponja” de conhecimentos, mas um produtor de conhecimento, pensando futuramente em semeá-lo.
Para melhor explorar o método científico ao trabalhar em sala de aula, vale considerar a curiosidade, o desejo de compreender o mundo que os alunos possuem quando crianças.
  As poucas mudanças que ocorreram dentro da escola entre as muitas que ocorrem em nossa sociedade, não acompanharam os avanços no comportamento dos alunos ao longo do tempo, entre outras palavras, a escola mudou pouca coisa em relação à antiga, enquanto que os alunos desses diferentes tempos, mudaram muito. A escola deveria caminhar junto às mudanças, estar sempre à frente das transformações da nossa sociedade, modificando o modo avaliativo por processos dinâmicos, participativos e cooperativos agindo na construção do conhecimento coletivo.
Conteúdos fragmentados não levam em consideração a ampliação da aprendizagem dos estudantes, podendo até prejudicá-lo. As disciplina de física, química e biologia são trabalhados em tempos distintos, ao longo do ensino médio, dificultando assim o entendimento científico relacionado a natureza, que é objeto comum de estudo das três disciplinas.
As dificuldades de relacionamento dos conteúdos nas disciplinas, apresentadas no parágrafo anterior, acabam causando uma falta de interação entre as disciplinas. A "decoreba" desestimula o aluno já que o conhecimento neste caso, servirá para obter notas em exames (provas e vestibulares), ao contrário de quando realmente aplicamos o conteúdo de forma instigante, investigativa, uma vez que fará parte da construção dos dados ao longo das etapas  que o próprio aluno vai construindo com o auxilio de uma pesquisa pré definida.
Outra dificuldade enfrentada em sala de aula, que age como um bloqueio do avanço no conhecimento, é substituir o saber empírico pelo conhecimento científico, onde existe primeiramente  a importância do aprendizado da linguagem científica como uma padronização do pensamento científico, visando a construção de   bases consistentes do conhecimento.
O material "Comportamento do Esgana-gata", que foi analisado entre professores de diversas disciplinas, pode ser comparado o momento da construção de explicações do aluno diante das observações do mesmo. Foram feitos levantamentos da Biologia em relação à teoria (comportamento do peixe Esgana gata), com a utilização da prática (teste com modelos diferente de cera em aquário com uma única amostra do material vivo). Essa prática que pode ser desenvolvida pelos alunos, sem nenhuma dificuldade, podemos ver a abordagem da reprodução dessa espécie, que por sua vez tem relação com o comportamento, dentro do seu meio natural, contando com as influências que podem ocorrer em seu habitat, com todas as variações possíveis na qual a biologia reprodutiva do animal pode estar inserida. Mudanças essas, que despertam  a atenção do aluno ao ver o um ser vivo, fazer suas escolhas e diante dos fatos e expressar reações nunca antes imaginadas por ele.
Na integração da teoria com a prática, levando-se em conta que é o aluno que investiga e tira suas próprias conclusões de acordo com o seu estudo, conseguindo relacionar  o conteúdo, a construção do conhecimento através de hipóteses levantadas ao longo do desenvolvimento da pesquisa, vindo a lembrar que a ciência não é estática, ou seja, não é algo pronto, e sim construído através de observações, levantamento de hipóteses, testes, refutações, aprovações, teorias e constante estudo.
A investigação, curiosidade e o incentivo fazem parte do despertar dos alunos e levará os mesmos a pesquisar para esclarecer o seu conhecimento prévio sobre o assunto.

 

Por: Ana Claudia Nascimento Pereira da Costa Kato
Angelo Pedro Voi
Giovana Martins Santos
Jeniffer Emily Laurindo
Jennifer Hibari Matsuzaki
Keila Cristina Ribeiro de Freitas
Lunalva Ferreira Tavares
Zaniele dos Santos Lee

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imagem de KEILA CRISTINA RIBEIRO DE FREITAS

COMPORTAMENTO DO ESGANA-GATA

Nesse artigo observamos que se conseguirmos instigar a curiosidade em nossos alunos o nosso dia a dia ficará muito mais prático e produtivo. 

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