COMO PROPORCIONAR UMA FORMAÇÃO INTEGRAL?

Sabendo que a data que comemoramos o dia do professor é uma referência a primeira Lei Geral da Educação criada em 15 de outubro de 1827, vemos que nosso país levou aproximadamente 300 anos para regulamentar uma lei que formaliza a educação pública, no entanto uma ressalva quanto ao termo mútuo que significa que se desenvolve, realiza ou oferece em troca de alguma coisa, mas a que? Fico com está dúvida de qual é a reciprocidade a que o texto se refere.
Durante o império o ensino foi criado com o propósito de formar a elite, os altos quadros políticos, administrativos e intelectuais, pois a classe trabalhadora não via necessidade, importância e nem era favorecida pelo conhecimento. No entanto não entenderam que o conhecimento lhes tiraria da exploração das classes dominantes.
Na república observa-se existência de dois “sistemas” paralelos de educação, um para o “povo” e o outro para as classes superiores, onde um formava para o trabalho e outro formava para o intelectualismo e a política, formava o povo para o trabalho na escola primária e a elite para o domínio da classe proletária, na educação normal e ensino profissionalizante.
Nos aproximando da época atual em 1996 foi criada a nova Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional onde formalizou-se a função formativa, etapa de conclusão da Educação Básica. A nova educação básica abrangia a educação infantil, o ensino fundamental (antigo 1º grau), o ensino médio (antigo 2º grau) além da educação de a educação de jovens e adultos”

Durante o estudo da história e evolução dos processos educativos no Brasil, percebemos que nunca o ensino médio teve a disposição do povo sendo assim acesso a educação não é, nunca foi e dificilmente será igualitário e universal, uma vez que ter consciência de que isso é fruto dos projetos e gera disputa. Uma disputa nunca será igualitária quando os dois lados não possuem os mesmos recursos para o pleito.

Hoje em pleno século XXI, ainda estamos lutando pela alfabetização na idade correta, mas me parece que há algo erado com relação a alfabetização, pois os alunos sabem ler, mas não conseguem entender o que leem, não possuem o conhecimento necessário para realizar uma interpretação crítica do que leem. Sabem escrever, quero dizer sabem juntar letras e silabas, mas não sabem escrever um texto sobre seus pensamentos suas expectativas, anseios e não conseguem argumentar seus desejos de forma escrita, na verdade não sabem formular ideias com embasamento teórico crítico. Quando vejo governo ainda incentivando e falando sobre a  omnilateralida que diz respeito à formação integral do ser humano, me parece que deveríamos voltar a traz e rever todo o sistema de ensino nacional, iniciando com incentivos a formação infantil dando-lhes condições de aprenderem nos níveis seguintes o necessário para uma formação de qualidade onde possam desenvolver quase que naturalmente suas potencialidades.

Comments

imagem de Lucas Brunetto Cari

Concordo

É necessário inovar principalmete no ensino fundametal.... os alicerces da educação são fundamentais para a vida escolar e academica dos alunos!

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imagem de Cristina Roseli Bortoluzzi Massa

Como proporcionar uma formação integral

Estamos em grupo sempre buscando novas soluções e de acordo com os cadernos e comentários formatizar material para consulta e aprendizado, tanto para os professores quanto para nossos alunos.

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