Local: CEEP
Data: 02/08/2014
Município: Cascavel
NRE: Cascavel
Coordenador de estudos: Maria Valdeny Ferreira Gomes
Grupo 4: Janete Sebben, Kelly Moreira, Kazue Casicava.
Como chegar a universalização do Ensino Médio
Um dos problemas que o grupo apontou para que ainda existam tantos jovens fora da sala de aula é o fato dos planos educacionais propostos pelos governos não estarem em acordo com a realidade nacional, muitos desses planos são ideias que foram bem sucedidas em outros países, mas ao trazê-los para a realidade brasileira não são feitas as modificações necessárias, o que ocasiona no insucesso dos mesmos. Além disso, não há sequência desses planos, são implantados em um determinado governo e o próximo não dá continuidade, ou seja, uma proposta que poderia ter um bom resultado não o tem por ser modificada pelo governo seguinte. Nesse sentido, pode-se dizer que não há interesse para que as políticas educacionais funcionem, não se percebe ou não se quer perceber que a educação precisa transcender as questões partidárias.
Para alcançarmos a universalização do Ensino Médio é preciso também investir na melhoria da qualidade de ensino, o estudante deve compreender realmente a importância do conhecimento para a sua formação integral, para que conquiste novos e melhores espaços sociais, perceber que a escola proporciona a ascensão social. Grande parte dos jovens deixa a escola por problemas sociais, principalmente por causa de trabalho, pois, para muitos, é uma questão de sobrevivência, a desistência é ainda maior no período noturno, pois o aluno não consegue conciliar a vida profissional com a vida escolar e acaba optando pelo seu emprego, em detrimento dos estudos. Para que esse quadro se modifique deve haver um diálogo entre escola e sociedade, a escola fazer sua parte, mas também ter o apoio de toda a sociedade, os empregadores precisam incentivar os jovens a estudar, para que ocorra uma melhoria na qualidade de vida desse jovem, enquanto esse diálogo não existir e a sociedade continuar se abstendo das questões educacionais, dificilmente conseguiremos atingir essa tão esperada universalização.
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O grande desafio é fazer
O grande desafio é fazer com que o aluno compreenda que o estudo é a primeira porta que se abre para uma sociedade justa, responsável de seus deveres e direitos, os valores humanitários, a ética ; desenvolver a capacidade de ser crítico, sujeito de suas ações e responsabilidades. Aliar estudo e trabalho para os estudantes do período noturno ainda é um grande problema para muitos, essa adequação é necessária, a formação técnica no ensino médio noturno exige muito do educando. Estamos caminhando juntos para que seja possível e se torne realidade a formação desses estudantes com menor índice de evasão ou baixa frequencia.
Desafios para o Ensino Médio
O grande interesse é em conseguir um emprego bom no futuro, tendo como porta de entrada o Enem para as universidades. Entretanto, muitos ainda não se preparam adequadamente para isto, pois não têm maturidade para tanto, ou precisam trabalhar para ajudar em casa.Junto a este fato está o interesse pelos eletrônicos, pela mídia (internet, facebook...) e o sensaciolismo. Estes causam maior prazer que o próprio cinema e teatro, as artes em geral. A falta de recursos financeiros também contribui para que não comprem livros, viajem, tenham oportunidades de conhecerem outras culturas.