COLÉGIO URBANO PEDRONI- reflexão e ação do caderno 2-etapa 2

ROZELI APARECIDA SFORDI Última edição: quinta, 10 Set 2015, 15:03
ETAPA II – CADERNO II - CIÊNCIAS HUMANAS – Pág. 18
Reflexão e ação I – 

APARECIDA GRANDIS VENDRAMETO
LEILA DAINE CONTI
ANGELA MARIA MATERA PATRÍCIO
APARECIDA NILZA PERON DA SILVA

Após leitura e discussão em grupo percebemos que nos dias atuais se faz necessário trabalhar de forma interdisciplinar , já que esse é um dos recursos (meio) que dispomos para romper as barreiras do distanciamento que existe entre as disciplinas do componente curricular.
A interdisciplinaridade na década de 90 foi um tema que teve destaque em encontros Bienais de professores de Didáticas e Práticas de Ensino e da Conferência Brasileira de Educação, e após um longo período adormecida a temática volta a ser discutida , e atualmente busca se trabalhar na educação de maneira mais efetiva. Sabemos que não é fácil colocar em prática a interdisciplinariedade pois requer muita dedicação estudo , pesquisa , solidariedade e humildade. Para tanto é necessário promover momentos de reflexão , onde professores possam compartilhar conhecimento e socializá-los para evitar uma educação fragmentada e com conhecimentos isolados . Vale ressaltar que colocar em prática a interdisciplinariedade exige mudanças metodológicas na condição de atividades pedagógicas para que aconteça de forma contextualizada em consonância com as disciplinas de grade curricular . “Para observância da interdisciplinariedade é preciso entender que as disciplinas escolares resultam de recortes e seleções arbitrárias historicamente constituídas , expressos de interesse e relação de poder que ressaltam, ocultando ou negando saberes (PCN. Ensino Médio – Brasília MEC . 2002)”
E para finalizar podemos dizer e afirmar que dispomos de uma gama infinita de temas que muitas vezes podem ser trabalhados de forma interdisciplinar sem que haja interferências ou anulação de saberes, e sim soma de experiências e conhecimentos que nos levarão à descobertas de novos horizontes .
Embora nossa escola possua um excelente corpo docente , porém reconhecemos que essas ações (práticas) tem acontecido de forma esporádica e isolada. E temos consciências de que ela precisa ser uma constância em nossas ações.

Elaboramos uma proposta de atividade interdisciplinar .

TEMA PROPOSTO- Levantamento ,estudo e analise da população. Suas transformações , consequências ,fatores e resultados .

ÁREA- Ciências Humanas.

DISCIPLINA QUE SERÃO ENVOLVIDAS:

*HISTÓRIA E GEOGRAFIA- Conceito de população , quais fatores determinam o crescimento populacional, movimentos e atividades econômicas, e o processo de colonização.

*ARTE- Trabalhar memória e patrimônio cultural das sociedades.

*BIOLOGIA- Pesquisar doenças, ocupação dos espaços urbanos e rurais, as formas e usos recursos naturais, a questão da água e energia e a importância da sustentabilidade.

*EDUCAÇÃO FÍSICA- Danças, brincadeiras e esportes característica de cada povo e sua influência na cultura , na organização , na econômica da sociedade ao longo dos tempos.

*FILOSOFIA- Pesquisar e analisar principais pensadores , suas posições a cerca da sociedade.

*FÍSICA- A importância dos fenômenos físicos aplicados ao cotidianos dos povos.

*LEM- Derivação da língua portuguesa.
*LÍNGUA PORTUGUESA- Leitura, analise e interpretação de diferentes gêneros textuais, ex: notícias, gráficos, manchetes, músicas , textos literários e informativos e etc , todos cerca do tema e dialetos regionais.

*MATEMÁTICA- Analisar densidade demográfica, estatística do crescimento populacional, pirâmide etária.

*QUÍMICA- Comparar a conservação de alimentos nos dias atuais com tempos passados, produção de novos alimentos e transformação de atuais, produção de mediacamentos tendo como base a natureza e os elementos químicos.

*SOCIOLOGIA- Analisar a organização da sociedade e suas relações: culturais, econômicas e políticas.

“O trabalho interdisciplinar precisa partir da necessidade sentida pelas escolas, professores e alunos de explicar, compreender , intervir, mudar , prever, algo que desafia uma disciplina isolada e atraia atenção de mais um olhar , talvez vários” . (Brasil, 1999)

ETAPA II - CADERNO II CIÊNCIAS HUMANAS

AÇÃO E REFLEXÃO II- P. 27

EQUIPE: ROZELI APARECIDA SFORDI
SEBASTIANA THERESA CASARINI
REGIANE LIASCH

“CAIXA DOS SONHOS”

Essa atividade foi realizada com alunos do 2º ano A, do período da manhã, nessa oportunidade os mesmos escreveram uma carta, onde deixaram registrados o seu olhar do mundo que os cercam e também o que desejam para um período de seis anos, ou seja ,em 2021, ano em que essa caixa será aberta para poderem verificar se os seus sonhos realizaram.
Nós, professoras, ao realizarmos essa atividade simples, percebemos o quanto ela trouxe de novo para os alunos, pois pararam para pensar o que desejam para si no futuro, um momento que tomaram consciência da importância do dia de hoje, como peça essencial para a construção de profissionais e pessoas de sucesso. A partir dessa atividade, foi possível olhar o futuro como algo que se constrói dia a dia, passo-a-passo.
Essa atividade foi registrada por fotos e vídeo.

ETAPA II – CADERNO II - CIÊNCIAS HUMANAS
Reflexão e ação III– Pág.36
APARECIDA QUIRINO
MARINO DONIZETE TESSAROLO SANCHES
MARTA APARECIDA PEDRONI PIMENTEL

RESUMO:

Professores preocupados com a questão de sustentabilidade e uma educação de qualidade, reune-se em prol da questão da falta de água e do lixo, causa dos problemas que envolvem a degradação do meio ambiente. Também participou a comunidade escolar, já que este problema atinge a todos, professores e alunos, pais, moradores da região visando a necessidade da prática educacional voltada para compreensão da realidade social e dos direitos e responsabilidade em relação à vida pessoal, coletiva e ambiental da sociedade. Este justifica-se por compreendermos quão importante é a interdisciplinaridade com os alunos sobre a água, posto que é um recurso natural que pode ser extinto, conscientizando-os da importância da preservação dos recursos do meio ambiente.

Tema: A água

Introdução:

A organização de um trabalho significativo, onde o aluno participe e aprenda de forma a aplicar o aprendido é desafio constante nos trabalhos em sala de aula. Neste sentido as ciências auxiliam muito na compreensão da realidade em que o aluno está inserido. Apesar de vivenciada de forma empírica, nem sempre o aluno consegue fazer esta relação tão necessária a aplicação efetiva do trabalho. Sendo assim este trabalho deve ser realizado urgentemente, pois grande parte da sociedade ainda não entendeu que a água pode faltar em seus lares por causa de seu uso e desperdício desenfreado, que a poluição da água, a questão do consumismo está gerando uma quantidade exagerada de lixo nas residências, poluindo assim os lençóis freáticos, atingindo de forma direta e agressiva o meio ambiente.
Assim propõe-se um trabalho de esclarecimento e sensibilização aos alunos e comunidade escolares sobre os benefícios e urgências em economizar a água, tendo como objetivo contribuir para a transformação do educando, tornando-o consciente e comprometido na prática de economizar e evitar o desperdício e assim contribuir para o bem estar de todos.
Este trabalho será desenvolvido de forma interdisciplinar, com apresentação de subsídios para a formação de valores e atitudes que identifique informações, conceitos ou teorias, métodos ou ferramentas relevantes para compreensão deste problema que nos afeta de forma direta.
Desenvolvimento:

Os trabalhos serão feito de maneira interdisciplinar, sendo que cada professor utilizará os recursos que melhor atendam sua disciplina, tais como: pesquisas, filmes, músicas, produção de textos, planilhas, tabelas, gráficos, apresentações em data show, seminários, entre outros, DVD`s da TV Escola, entre outros.
Assim, propomos a cada disciplina específica, um modelo de conteúdos que poderão ser utilizados pelos professores que atuam no período noturno com o modelo de organização curricular voltado para a aplicabilidade do PROEMI.
Segue-se então alguns destes conteúdos que formarão a composição não somente de um projeto de ensino, como também uma unidade programática. Lembrando que serão apresentados de acordo com as disciplinas específicas, mas aplicados de forma interdisciplinar, sendo que a união das ações contidas nos PTD dos professores contemplará estas ações.

LÍNGUA PORTUGUESA:

_ Produção de textos, poemas, músicas (Planeta Água de Guilherme Arantes), Cartazes, pesquisas, charges, documentários, notícias e filmes.
_ Organização de entrevista feita pelos alunos, relacionada às faturas de consumo mensal nas residências, com o intuito de elaborar uma redação a partir dos fatos compilados, com sugestão de possíveis soluções para amenizar os problemas elencados.

HISTÓRIA:

_ Pesquisar a origem da civilização e a importância da água na construção das sociedades. Construir uma linha de tempo relatando as mudanças sociais e como a água foi utilizada como meio de desenvolvimento durante o percurso destas mudanças. Propor também a história da água tratada;
_ Mostrar o papel, a importância e os usos da água na história da humanidade, sua importância na agricultura, na industrialização, nas comunidades indígenas e após a urbanização.

GEOGRAFIA:

_ Planejar aulas utilizando-se do conceito de hidrografia, abordando o ciclo da água, sua utilização na sociedade contemporânea, e os atuais problemas que as populações nas áreas altamente povoadas(áreas metropolitanas) enfrentam, como a falta e racionamento de água encanada, assim como os casos de enchentes nas áreas de relevos mais baixas das bacias hidrográficas.
_ Relacionar conceitos de geomorfologia e ocupações irregulares ou áreas de riscos de enchentes, buscando sempre explorar e valorizar os relatos e vivências dos alunos frente a estes temas/conceitos/conteúdos.
_ Solicitar aos alunos como forma de avaliação a elaboração de um registro (texto, painel, painel, cartaz,, foto, vídeo) produzido em grupo, focando como os conceitos abordados nas aulas afetam diretamente o seu cotidiano, e quais ações racionais e propositivas o indivíduo e a sociedade deveriam adotar como meio de sanar ou minimizar os impactos negativos da própria sociedade na rede hidrográfica em que está inserida.

BIOLOGIA:

_ Propor aulas para a compreensão da importância da água para todos os seres vivos, e a forma como é utilizada por cada espécie, uso correto e seu desperdício.
_ Discussão e seminários sobre ao aproveitamento das águas continentais, seja das subterrâneas, ou das águas de superfície.
_ Pesquisa sobre o que está sendo feito para garantir a toda humanidade o acesso à água potável no futuro, procurando adotar alternativas que levam a garantir se não a solução, ao menos a amenização destes problemas no futuro.
_ Planejar outros tema como: A poluição das águas nos continentes, rios e riachos por meio de resíduos industriais, redes de esgotos, esgotos domésticos, agrotóxicos e fertilizantes, quais as razões para o tratamento da água, como está sendo feito pela SANEPAR.
QUÍMICA:

_ Planejar aula sobre saneamento básico, mostrando a importância da água limpa. Pesquisar problemas com a água contaminada, como acontece seu tratamento e responder:
-O que é poluição química? E poluição química na água?
-O que é poluição química ambiental?
-Quais os tipos de poluição ambiental existente em nossa região?
-Quais as causas e consequências da poluição ambiental de nossa região?
-Quais os problemas de poluição são gerados ao meio ambiente?
-Como é feito a descontaminação na água e no meio ambiente?
-Quais são os poluentes químicos?
Discutir em grupo:
-Contaminar o meio ambiente é crime? Por quê? Qual o tipo de Pena pode receber?
-Quais as consequências de poluição para a biodiversidade(fauna e flora)?
_ Para a finalização do trabalho os alunos deverão pesquisar sobre as condições de saneamento em nosso município:
-Tem rede de esgoto?
- A água é limpa ou tratada?
-Como é feito o pagamento pela água que recebemos em nossa casa? Você concorda?
-Como você pode contribuir para evitar o desperdício e a poluição da nossa água?
-É feita a reciclagem do lixo de sua residência?

EXPERIMENTO - FOTO QUÍMICO:

MATERIAL:

Suco de limão
Uma pena de ave(caneta tinteiro)
Escreva algo uma folha molhando a pena no suco de limão. Vai ficar transparente.
Pegar uma lâmpada de 70 Wats (incandescente) acesa.
Aproxima a folha da lâmpada acesa e em alguns minutos vai, por meio da oxidação, revelar o que foi escrito.

FÍSICA:
_ Preparar aula para observar os aspectos físicos da água. Experiências envolvendo a água, formas de energia, recurso alternativos.
-Experimento: O mistério da praia.
No verão, não há nada melhor que chegar bem cedo à praia, estender a toalha e pegar aquele bronzeado gostoso no início da manhã. No entanto, o calor vai aumentando, e corremos para água para nos refrescar. Mas se toda a praia é aquecida pelo sol, por que a areia está mais quente que a água do mar?
Vamos investigar:

MATERIAL:

2 bacias de plástico;
2 termômetros(clínico);
Quantidades iguais (em massa) de água e areia seca à temperatura ambiente;

PROCEDIMENTO:

Coloque a água numa das bacias e areia em outra, introduzindo os bulbos dos termômetros em cada uma das bacias.
Mantenha as bacias lado a lado expostos ao sol durante cerca de 40 minutos e, ao final desse tempo, leia as indicações dos termômetros.
Agora responda: Nas bacias há quantidades iguais de água e de areia que receberam calor do sol durante o mesmo intervalo de tempo. Como é possível que a areia esteja, ao final, a uma temperatura maior que a da água?

MATEMÁTICA:

_ Planejar as aulas utilizando a conta de água – trabalhar valores e porcentagens.
_ Propor problemas matemáticos sobre o desperdício de água.
Exemplo: Uma torneira despeja cerca de 5 litros de água por minutos. Um chuveiro perde aproximadamente 15 litros de água por minuto. A partir desses dados, crie equações matemáticas. É possível calcular quantos litros os alunos gastam no banho. E se cada um reduzisse o tempo em 2, 3, ou 5 minutos? Quanto economizariam? Trabalhar volume gasto por metros cúbicos, fazer comparações de conta de água e a partir desses dados montar tabelas e construir gráficos de consumo de água como também dos gastos pelo consumo.
_ Por meio deste trabalho sensibilizar o aluno para a sua contribuição em garantir o não desperdício da água com também a economia do consumo da água sabendo usá-la no seu dia a dia e poder assim dar o exemplo para toda sua família, amigos e sociedade.

INGLÊS:

_ Planejar aulas com diferentes tipos de textos, como músicas, filmes, entre outros que envolva a água, podendo se utilizar dos mesmos textos trabalhados em língua portuguesa.
_ Trabalhar junto com a disciplina de Português e Literatura, traduzindo os textos já estudados sobre a água.
SOCIOLOGIA E FILOSOFIA:

_ Propor aulas com textos sobre a importância da água para a sociedade e como sua utilização tem modificado a atualidade.
_ Discussão e seminário sobre o aproveitamento e cuidado das águas subterrâneas ou mesmo a da superfície, as diversas maneiras de utilização, o uso correto como também o seu desperdício.
_ Debater sobre o que está sendo feito para garantir a toda humanidade o acesso à água potável no futuro.

ARTE:

_ Confecção de cartazes, painéis de fotos e ilustrações que retratem os principais problemas e água como: Poluição, escassez e desperdícios e suas possíveis soluções. Os alunos além das pesquisas cronológica, poderão desenhar e pintar.

EDUCAÇÃO FÍSICA:

_ Pesquisar e fazer leitura de textos explicando a importância de beber líquido antes, durante e depois dos exercícios físicos, lembrado sempre de evitar o desperdício.
_ Organizar relatórios baseados nas práticas diárias dos próprios alunos e a quantidade ingerida de água durante um período estabelecido, assim como a porcentagem de água e massa que contém o corpo destes alunos.

_ Recursos utilizados:

Aparelho de som, TV e DVD, computador, internet, data show, jornal, revista, entre outros.

REFERÊCIAS:

DIRETRIZES CURRICULARES DO ESTADO DO PARANÁ. SEED,
.DIRETRIZES CURRICULARES NACIONAIS DA EDUCAÇÃO BÁSICA. BRASILIA, 2013
Brasil. Secretaria de Educação Básica. Formação de professores do ensino médio, Etapa II – Caderno II: Ciências Humanas/Ministério da Educação, Secretaria de Educação Básica; ( autores: Adair Bonini. et al.), Curitiba: UFPR/Setor de Educação, 2014, p 28- 36.
Pacto do Ensino Médio, Etapa II – Caderno II – Ciências Humanas/Curitiba, Setor de Educação da UFPR – 2013/portal MEC.
Revista Veja e saúde.

 

ETAPA II – CADERNO II - CIÊNCIAS HUMANAS
Reflexão e ação IV –
LINDALVA CRISTINI REIS
LEILA APARECIDA BORTOLUZZI
ANAIR APARECIDA CELÓRIA

Definição do tema

Alimentação Saudável

Justificativa

Em pesquisa realizada com os alunos do 1. Ano do Ensino Médio do Colégio Estadual Urbano Pedroni, observou-se que os mesmos não se preocupam com a alimentação e a relação que esta tem com a saúde. Sabemos que uma das formas de garantir uma boa saúde é através de bons hábitos alimentares e que a escola é um espaço fundamental na formação de valores, hábitos e estilo de vida, entre eles o da alimentação. No entanto, o mundo de hoje, oferece grande quantidade de alimentos industrializados que podem ser prejudiciais a saúde por serem ricos em gorduras, sais, açucares, aditivos, entre outros. Nesse sentido, a escola como formadora de opinião, deve orientar e conscientizar os educandos da necessidade de se ter hábitos alimentares saudáveis, como forma de prevenir doenças, provocadas tanto pela falta de nutrientes quanto pelo excesso de alimentos.

3 - Objetivo

- Identificar os hábitos alimentares dos alunos.
- Levar o aluno a valorizar uma boa alimentação.
- Saber adequar a alimentação as suas necessidades.
-Promover o consumo de alimentos saudáveis e a consciência de sua contribuição para a saúde.

4- Desenvolvimento
O projeto será desenvolvido abordando a interdisciplinaridade.
Matemática: Coletar dados realizando entrevistas com os colegas da própria turma e da família ,apresentando os resultados na forma de gráficos.
Ciências da natureza: Realizar questionamentos sobre os principais tipos de alimentos consumidos pelos alunos, especificando os valores nutricionais e calóricos.
Ciências humanas: Verificar as transformações nos hábitos alimentares da população brasileira.
Educação Física: discutir sobre os hábitos alimentares dos alunos antes, durante e após atividade física.
Linguagens: Analisar diferentes gêneros textuais que envolvam o tema alimentação. Notícia, receita culinária, entrevista.

5 – Metodologia
- Informar aos alunos sobre a importância da participação deles nas atividades;
- Introduzir o tema “Alimentação saudável?” através de coleta de informações e registro dos relatos;
- Através de aulas expositivas e vídeo aulas, abordar os valores nutricionais e calóricos dos alimentos consumidos bem como suas funções e proporções indicados para a ingestão de forma saudável;
- Destacar o papel da mídia,e sua influência nas escolhas alimentares dos adolescentes, através de debates realizados em sala;
- Pesquisar rótulos de embalagens de alimentos informações calóricas e nutricionais e confeccionar um mural;
- Produzir suas próprias receitas saudáveis.

6 – Avaliação
A avaliação ocorrerá por meio da observação, desempenho, integração do grupo e principalmente verificar se houve apropriação do conteúdo através da mudança nos hábitos alimentares dos jovens.

7 - Referências

BRASIL. MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO. SECRETARIA DE EDUCAÇÃO BÁSICA. Formação de Professores do Ensino Médio: Ensino Médio e formação humana integral. Brasília: MEC, 2013. Etapa 1, caderno 1.

BRASIL. MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO. SECRETARIA DE EDUCAÇÃO BÁSICA. Formação de Professores do Ensino Médio: O jovem como sujeito do Ensino Médio. Brasília: MEC, 2013. Etapa 1, caderno 2.

BRASIL. MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO. SECRETARIA DE EDUCAÇÃO BÁSICA. Formação de Professores do Ensino Médio: o currículo do Ensino Médio, seus sujeitos e o desafio da formação humana integral. Brasília: MEC, 2013. Etapa 1, caderno 3.

BRASIL. MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO. SECRETARIA DE EDUCAÇÃO BÁSICA. Formação de Professores do Ensino Médio: áreas de conhecimento e integração curricular. Brasília: MEC, 2013. Etapa 1, caderno 4.

BRASIL. MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO. SECRETARIA DE EDUCAÇÃO BÁSICA. Formação de Professores do Ensino Médio: organização e gestão democrática da escola. Brasília: MEC, 2013. Etapa 1, caderno 5.

BRASIL. MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO. SECRETARIA DE EDUCAÇÃO BÁSICA. Formação de Professores do Ensino Médio: avaliação no Ensino Médio. Brasília: MEC, 2013. Etapa 1, caderno 6.

Escoda MSQ. Para a crítica da transição nutricional. Ciênc Saúde Coletiva 2002; 7:219-26.

Organização Pan-Americana da Saúde. Doenças crônico-degenerativas e obesidade: estratégia mundial sobre alimentação saudável, atividade física e saúde. Brasília: Organização Pan-Americana da Saúde; 2003.