As abordagens da temática do caderno 1 fazem uma retrospectiva da história da educação brasileira. Diante dessa retrospectiva e analisando a educação hoje temos no ensino médio o grande desafio para a universalização e democratização do EM, é trazer os jovens para a escola, fazer com que nela permaneçam e que concluam com sucesso o ensino médio. Cabe a escola cumprir sua função social propiciando a aprendizagem de conteúdos e conhecimentos historicamente acumulados pela humanidade em seus diferentes campos, especialmente nas artes, ciências, na línguas, na história, na tecnologia, na cultura e assim no trabalho como princípio educativo.
Cursistas
Maria Bohnenberger
Rodrigo Tessara Felisberto
Telesfora Hortolan dos Santos
Loide Siqueira da Silva
João Benedito de Meira
Cesar Augusto Fraga de Souza
Sesaíde José de Oliveira
Sonia Maria dos Santos Melo
Mariluz kronintzki de Gaspari
Maria Terezo Françoso Meira
Celia Bonette Castegnaro
Coodernadora
Oli Marilusa Weber Rorpirski
Comments
Adolescente, escola, violência.
Aqui na cidade de Foz do Iguaçu temos tantos problemas como em outras cidades do Brasil (e até outros mais), quando se fala sobre a questão do adolescente e sua permanência ou não na escola. A possibilidade de ganho rápido com o trabalho na fronteira, ligado ao contrabando ou ao tráfico faz com que muitos abandonem os estudos, mesmo antes de chegar ao Ensino Médio. Esse fator contribui para que, junto a outros fatores, tenhamos elevados índices de violência nesse grupo.
A manutenção dos adolescentes na escola, assim como trazê-los de volta tem sido um grande desafio em nossa cidade, principalmente para aqueles que foram privados de liberdade por cometerem atos infracionais, passando meses e/ou até três anos em unidades de socioeducação. Muitas vezes ao voltar para realidade, reencontram as mesmas condições que os colocaram em situação de risco. Tentar resolver esse problema, é apenas um dos desafios que temos em nossa cidade.