Integrantes do grupo:Marcia Gonçalves Jasper, Humberto Cally Vilela, Debora Cristina Basso, Luciana Amaral Zago, Helaine Sabrina Dietrich, Valéria Digiulio Jacomite; Sandra Larson e Nédio Luiz Bagatini.
1.Os desafios que ainda permanecem no EM apresentam-se como:
-dicotomia entre a educação para a elite e a educação para o trabalhador;
-empobrecimento dos curriculos escolares públicos;
-a evasão escolar.
A partir da reconstrução histórica apresentada reflete-se sobre o papel da escola na sociedade e percebe-se que em todos os períodos a educação adequa-se as necessidades da política vigente, principalmente no que se refere ao Ensino Médio.
Observa-se que para promover um projeto de formação integral se faz necessário uma reestruturação curricular, o resgate do valor social da escola e uma política educacional que valorize o educador e que oportunize ao jovem condições para dar prosseguimento em seus estudos.
2.“Os alunos são provenientes de Almirante Tamandaré, basicamente filhos de pessoas que residem nesse município e trabalham em Curitiba. Quanto aos alunos provenientes do Abranches/ Taboão constitui-se em grande parte, por filhos de descendentes de imigrantes poloneses,ucranianos,alemães e de imigrantes de outras regiões do Paraná e do Brasil.
O nível de escolaridade das famílias de um modo geral, corresponde ao Ensino Fundamental, sendo muito reduzido o número dos que possuem escolaridade Superior, o que se reflete diretamente no nível sócio-econômico e cultural do alunado” de acordo com os dados do PPP do Colégio.
3.A formação humana integral nas escolas implica em um projeto pedagogico e organização curricular pautada no eixo trabalho/ciencia/cultura e tecnologia; sem prejuizo na garantia da base comum das disciplinas ofertadas. As atividades aplicadas deverão re-significar os saberes e experiências dos educandos de acordo com as suas vivencias. Um trabalho complexo que precisará redifinir os paradigmas educacionais existentes
4.Precisamos de investimentos e políticas públicas destinadas a etapa do EM que garantam investimentos financeiros para este nível, promovam a valorização dos profissionais da educação com: melhorias salarial, condições de trabalho(estrutura física e humana e suas tecnologias), formação continuada;e readequação e reconceituação do Projeto Político pedagogico da escola
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Os desafios para um novo ensino médio
Realmente é um desafio enorme construir um novo ensino médio, já que a pluralidade se faz presente em sala de aula.
A história nos mostra que o papel da escola está sempre relacionado com as políticas públicas e que nem sempre estas estão em sintonia com a realidade dos alunos.
Precisamos resgatar o papel da escola promovendo uma formação integral que valorize educando/educador para que ambos atinjam o sucesso em sua vida acadêmica e pessoal.
Nossos alunos provêm de famílias que não possuem, em sua maioria, o nível superior, o que torna bastante impactante, já que nos dias atuais valoriza-se tanto um diploma de graudação.
Por intermédio de investimentos e reformulações do Ensino Médio obteremos uma valorização dos profissionais da educação, resultando em transformações que beneficiará todos os envolvidos, chegando ao resultado esperado que é a criação de um Ensino Médio Inovador capaz de envolver os alunos, mentendo-os em sala de aula, com conteúdos enriquecidos e preparando-os para a vida, seja ela acadêmica ou não.
Os Desafios para o Ensino Médio
Concordo que há muitos desafios a serem superados.Uma vez que, essa etapa da educação básica ficou muito tempo a ser repensada, pouco ou quase nada mudou ao longo da história da educação no que diz respeito ao Ensino Médio no Brasil.Diante dessas questões, é preciso inovar o ensino proporcionando ao nossos alunos do ensino médio um ensino de qualidade que os leve a aprender a aprender desenvolvendo habilidades que os preparem para a vida futura e também ao mercado de trabalho. Porem há outras questões sociais que envolvem e refletem na qualidade de ensino dentre elas as questõe sociais, a perspectivas do jovem com relação ao futuro, problemas com a violência, drogadição, gravidez precoce enfim.Sendo assim, as discussões aqui realizadas serão de grande importância no quesito." Resgatar o papel da escola e inovar o Ensino Médio."
Desafios para o Ensino Médio
Realmente,há muitos desafios a serem superados,mas para isso precisamos de mais recursos para a comunidade escolar.
É um grande desafio contruir um novo Ensino Médio,precisamos de investimentos e reformulações e assim conseguiremos uma valorização dos profissionais da educação,que beneficiará todos os envolvidos.
Concordo ,que as discussões realizadas serão de grande importância para essa possível mudança.
Desafios para um Novo Ensino Médio
São muitos os desafios a serem enfrentados para que consigamos reestruturar o ensino médio público, a começar por investimentos na área, a saber, melhor remuneração dos profissionais da educação, maior capacitação, um plano de carreira atraente que ajude a minimizar os efeitos do absenteísmo, valorização dos profissionais com um suporte de instâncias superiores do governo, melhores estruturas físicas nas escolas como: bibliotecas equipadas e atualizadas, tecnologias a disposição de alunos e professores, um ambiente adequado.
Além das questões estruturais temos que revisar o modelo pedagógico vigente, os problemas indisciplinares hoje em dia são um grande obstáculo à educação e são oriundos, em parte, da falta de consequências aos comportamentos incompatíveis ao ambiente escolar. Há uma infinidade de problemas que precisamos discutir, por isso esses encontros estão sendo e serão de grande valor para que voltemos nosso olhar às dificuldades, preocupados em minimizá-las a curto prazo e solucioná-las a longo prazo.
Desafios para o novo Ensino Médio
É de grande importância essa visão voltada para nossos estudantes de Ensino Médio. A nossa atual escola está conceituada nos moldes de algumas gerações atrás, onde o jovem ainda vinha motivado a prestar um concurso público ou um vestibular. Ensina-se de modo muitas vezes desmotivador, tendo então esses jovens, a escola como um último ¨degrau¨ para o acesso ao mercado de trabalho, onde apenas o certificado importa e não o conhecimento adquirido. Este novo modelo de Ensino Médio, acredito deverá estar voltado para os interesses dos jovens, já que há tantos fatores desmotivadores ( necessidade de trabalho, violência, falta de apoio familiar, gravidez precoce, entre outros). Para motivá-los é preciso conhecê-los, saber suas necessidades e seus desejos para o futuro.
A educação é um direito
A educação é um direito fundamental que ajuda não só no desenvolvimento de um país, mas tanbém de cada indivíduio. Sua importância vai além do aumento da renda individual ou das chances de se obter um emprego.
Por meio da educação, garantimos nosso desenvolvimento social, econômico e cultiural.
O JOVEM COMO SUJEITO DO ENSINO MÉDIO
Olá colega Tutora Liane e demais colegas, sobre nosso jovem que estuda no Ensino Médio, não podemos esquecer que ele é um ser em constante transformação , tanto na parte emocional como na fisiológica. Em se tratando de Educação, vemos nele hoje um jovem participativo, que trabalha para o sutento de sua família muitos deixando de lado seus estudos para que isto aconteça. Também eles, como vimos na leitura do caderno ll, estão imerso nas tecnologias de informações que, por vezes, parece crer que a vida no passsado seria impossível sem as facilidades tecnólogicas do presente. Eles ocupam boa parte do tempo om o celular, muitos vivem obtendo informções que não são próprias para idade deles, e estão aí imbuídos de conteúdo que não são aqueles científico que não lhes próprios.Muitos seguem por outros caminhos, tornando nosso ensino-aprendizagem cada vez mais difícil e concorrido em sala de aula. Fica aí um desafio para todos nós educadores. Um grande abraço de sua colega Mariza.
O JOVEM COMO SUJEITO DO ENSINO MÉDIO
Olá colega Tutora Liane e demais colegas, sobre nosso jovem que estuda no Ensino Médio, não podemos esquecer que ele é um ser em constante transformação , tanto na parte emocional como na fisiológica. Em se tratando de Educação, vemos nele hoje um jovem participativo, que trabalha para o sutento de sua família muitos deixando de lado seus estudos para que isto aconteça. Também eles, como vimos na leitura do caderno ll, estão imerso nas tecnologias de informações que, por vezes, parece crer que a vida no passsado seria impossível sem as facilidades tecnólogicas do presente. Eles ocupam boa parte do tempo om o celular, muitos vivem obtendo informções que não são próprias para idade deles, e estão aí imbuídos de conteúdo que não são aqueles científico que não lhes próprios.Muitos seguem por outros caminhos, tornando nosso ensino-aprendizagem cada vez mais difícil e concorrido em sala de aula. Fica aí um desafio para todos nós educadores. Um grande abraço de sua colega Mariza Giongo.
JOVEM COMO SUJEITO DO ENSINO MÉDIO
OLÁ SOU PROFESSORA MARIZA GIONGO COMPARIM, TRABALHO NO COLÉGIO ESTADUAL JULIO GIONGO HÁ MAIS DE 27 ANOS A DISCIPLINA DE MATEMÁTICA. SOU FORMADA EM PÓS GRADUAÇÃO EM "METODOOGIA DO ENSINO DA MATEMÁTICA" PELA FACEPAL ESUPERVISÃO E GESTÃO ESCOLAR PELA UNIVERSIDADE DE PARANAVAÍ. CONCLUÍ PDE EM 2010 E ESTOU MUITO FELIZ EM ENSINAR O QUE GOSTO AOS MEUS ALUNOS. aMO A DISCIPLINA DE MATEMÁTICA E ESTOU FELIZ EM FAZER ESTE CURSO DE FORMAÇÃO DE PROFESSORES DO ENSINO MÉDIO. aTÉ MAIS E UM GRANDE ABRAÇO A TODOS.