Colégio Estadual Paulo Freire - Coordenador: Marcos Augusto Beato - Participantes/professores: Clara, Arali, Katia, Elizete, Vera, Sandro, Antenor, Thiago, Keila, Marilei, Irene, Edinaldo, Priscila, Fátima e Dinora

 

                                                            Identidade dos sujeitos do ensino médio

            A escola precisa executar ações em todos os setores do ambiente escolar afim, de se aproximar das “características” e promover as necessidades e direitos dos nossos alunos.

            Uma das mais importantes tarefas das instituições hoje esta em contribuir para que os jovens possam realizar escolhas conscientes sobre suas trajetórias pessoais e constituir os seus próprios acervos de valores e conhecimentos não mais impostos como heranças familiares ou institucionais.

            Compreender o “ser jovem” no contexto das transformações sociais contemporâneas e da multiplicidade de caminhos existentes para a vivência do tempo de juventude. Há muitos modos de vivência e as nossas representações sobre os jovens interferem em nossos relacionamentos com eles e elas. Podemos, e devemos, para que a relação educativa faça sentido, nos aproximar, ainda que de forma parcial, da compreensão do que é viver a juventude atualmente. Os jovens precisam ser percebidos como sujeitos de direitos e de cultura e não apenas como “objetos” de nossas intenções educativas.

            Cria ações que promova oportunidades para a mediação cultural entre os diferentes mundos vividos pelos jovens estudantes.

            Estar atento para os grupos de identidade com os quais se identificam ou dos quais fazem parte ativamente torna-se condição para o entendimento dos sentidos dos modos de agir dos educandos de um modo geral. É muito importante estimular os nossos alunos a capacidade de projetar e acreditar nos seus sonhos e desejos e também contribuir para que desenvolvam as capacidades para realiza-los e assim conseguir ser alguém na vida no futuro, ou seja, conquistar seu lugar na sociedade na qual estão inseridos. Nós professores devemos proporcionar chances para que os estudantes falem de si e de seus projetos.

            A escola deve refletir sobre o seu papel diante do jovem e do mundo do trabalho, tendo em vista que o ensino médio é a etapa final da escolarização básica, devendo proporcionar uma formação geral para a vida, articulando ciência, trabalho e cultura. E criar estratégias ou aprofundar as que já existem, de forma a proporcionar uma boa e equilibrada relação entre escola e trabalho.

Referência: Caderno II MEC

Data - 10/08/14      

          Com a expansão da oferta da educação básica a partir da década de 1990, as oportunidades de acesso se expandiram. Com a garantia desse acesso, hoje as escolas recebem alunos das classes populares, pois outrora essa mesma escola e mais especificamente o ensino médio era privilégio apenas das elites, onde a instituição chamada escola servia para preparar seus alunos para o ingresso no ensino superior.

         Com a mudança da oferta de vagas, a escola hoje é formada por um público bem heterogêneo, esses alunos trazem consigo um contexto de desigualdade social, altos índices de pobreza e violência, constituindo-se um universo complexo de relações na escola que agora não pode ser mais exterior a instituição escolar, mais sim compondo a teia de relações da mesma.

         É notável a expansão da educação básica em termos quantitativos, agora o desafio é  mudar e interagir como o contexto social do aluno. Aqui está um dos grandes problemas da escola atual, saber lidar com as diferenças, respeitando e valorizado cada sujeito na sua individualidade, porém, fazendo a síntese da realidade e cultivando os valores coletivos.

           11/08/14

A juventude é a etapa pela qual todos devem passar, e experimentar, as suas próprias descobertas, e com isso fazer, com que estas descobertas sejam lições, na vida adulta. Portanto os jovens de hoje em dia fazem parte de um reflexo de vida, sendo que estes vivem nas grandes, e pequenas cidades, e as cidades estão cada vez mais modernas, e eles precisam absorver todas as modernidades, assuntos, informações de forma rápida, pois a modernidade exige isso.

Nesse contexto, a escola, para atender as necessidades do jovem na atualidade, precisa estabelecer relação com a condição do jovem e ela mesma, a utilidade social dos seus estudos, o sentido das aprendizagens e seus projetos de futuro.

Aqui destacamos o papel do professor, mesmo envolvido com todos os seus dilemas (profissionais, sociais, políticos e ideológicos), é importante na conscientização política e ideológica dos jovens buscando resgatar valores, que contribuam no engajamento pela defesa e conquistas de direitos, por uma educação de qualidade e oportunidades para todos.

11/08/14

Falar do jovem na atualidade é uma tarefa complexa, pois existem diversas dimensões. Neste trabalho, se deve considerar a família, e a escola, como principais instituições responsáveis pela formação da personalidade da juventude. Nessa relação, família e escola, encontram-se os processos políticos e pedagógicos que permeiam todo o processo dos quais dependem a permanência ou não do jovem na escola.

A família é a primeira instituição na formação da personalidade, pois é nela que o jovem vive suas primeiras concepções de mundo, para só depois absorver as influências dos outros aparelhos ideológicos do cotidiano. O meio local e as vivências também são determinantes para a vida do jovem.

Na nossa escola devemos falar de jovens das classes populares  entender que a pobreza é um fator decisivo na vida da nossa juventude, pois ela é sinônimo de vários outros problemas sociais, como a violência, o desemprego e a ociosidade.

            Dentro da escola está inserido o professor que precisa lidar com essa realidade e  abrir o diálogo para envolver os alunos e juntamente com a escola e outros colegas debater formas de atingir o objetivo que é melhorar a qualidade de vida escolar dos alunos.

 

 

Comments

imagem de Clara Lorena Sleiman

Identidades do Sujeito do Ensino Médio

Como é importante, a interação entre professores de divsersas disciplinas para melhor conhecer os nosso alunos, através de diferentes olhares. Foi, muito produtiva esta troca de informações e experiências.

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imagem de Marcos Augusto Beato

Identidades do Sujeito do Ensino Médio

 A valorização do professor e o respeito pelas identidades de nosso alunos fazem da escola uma ponte única para o conhecimento critico do sujeito. Respeitas diferentes juventudes é respeitar a si mesmo como cidadão.

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