COLÉGIO ESTADUAL “MARCÍLIO DIAS”, ENSINO FUNDAMENTAL E MÉDIO - GUARAQUEÇABA – NRE DE PARANAGUÁ.
FORMAÇÃO DE PROFESSORES DO ENSINO MÉDIO
ETAPA II CADERNO III - CIÊNCIAS DA NATUREZA
PACTO NACIONAL PELO FORTALECIMENTO DO ENSINO MÉDIO.
ORIENTADOR DE ESTUDOS: JOSÉ DE MORAIS PEREIRA.
PROFESSORES: Ageu Cunha França, Aurélio Duarte Gasparini, Daisy Correa Oilke, Emerson Roberto de Miranda Mendes, Ivani Miranda de Souza, João Amadeu Alves Junior, José Liveraldo de Oliveira, Luciana de Fátima Demarch, Márcia Lemos e Marli Pontes Pires.
1 – RESUMO: O presente projeto de pesquisa tem como objetivo conhecer um pouco da região de Guaraqueçaba, quem foram os navegadores que aqui estabeleceram se, como o comércio da época era a fonte de riqueza, o que era exportado, para onde e que tipo de embarcação era mais comum. Através do tema gerador o Meio de Transporte, apenas marítimo, cujo foco principal é dialogar comas outras disciplinas.
2 – INTRODUÇÃO: Sendo Guaraqueçaba uma cidade do litoral do Paraná, onde o comércio marítimo era considerado a porta da economia da região, nasce através do Pacto Nacional pelo Fortalecimento do Ensino Médio, na etapa II, caderno III sobre Ciências da Natureza a possibilidade de dialogar com as outras áreas de conhecimento num projeto de pesquisa sobre Meio de Transporte, relacionado apenas às embarcações, na qual cada disciplina deve contribuir na elaboração e conclusão da pesquisa.
3 – DESENVOLVIMENTO: A ideia inicial é fazer uma entrevista com as pessoas mais idosas, tentar resgatar delas informações vivenciadas por seus antepassados e coletar fotos antigas. Realizar leituras em livros e jornais da época e pesquisa na Internet sobre embarcações de pequeno porte. Após a coleta de dados e com a participação das outras disciplinas, organizar um trabalho final de pesquisa.
4 – ORGANIZAÇÃO DO CONHECIMENTO: Cabe a cada professor com seus alunos realizarem sua investigação e as disciplinas podem contribuir com:
BIOLOGIA: Conversar com os moradores mais antigos sobre a construção de uma canoa, que tipo de madeira era mais adequado (hoje a Legislação Ambiental não permite mais a construção). Processo da celulose, doenças adquiridas nas grandes navegações, espécies invasores nos cascos das embarcações (craca e buzano e outras).
MATEMÁTICA: Custo de uma embarcação, função entre o tempo de uma viagem em relação ao consumo de combustível, capacidade de uma embarcação e tipos de medidas da época e atual. Interpretação de gráficos e tabelas.
INGLÊS: Informações e instrução sobre a região (passeio marítimo), tradução de música e nomes de embarcação.
GEOGRAFIA: Mapas de canais, marés, assoreamento da região, coordenadas geográficas, ventos, bússola, GPS, transporte de produtos, portos e economia da região.
HISTÓRIA: Origem das embarcações, que tipo de embarcação havia na região, quais os navegantes que aportaram na região.
LÍNGUA PORTUGUESA: Roteiro de viagens, produção de textos (vários gêneros) e jornal da Escola.
FÍSICA: Medidas e Grandezas, potência de motor (Termodinâmica), equilíbrio, centro de massa, leis Newtonianas, cores, instrumento de navegação, estrutura e formato das embarcações.
QUÍMICA: Composição das tintas, pólvora, tipo de combustível, resinas e fibra de vidro.
EDUCAÇÃO FÍSICA: Esportes que envolvem embarcação.
ARTE: Confecção de cartazes, exposição de fotos e pintura das embarcações.
FILOSOFIA: Navegar é preciso. Quando o primeiro motor a gasolina chegou à região.
SOCIOLOGIA: Integração entre duas Comunidades e convívio com pessoas que dependem desse transporte, modo de vida e trabalho.
5 – APLICAÇÃO DO CONHECIMENTO: Com essa iniciativa a Escola cumpre seu papel na valorização da História e cultura local, possibilitando a abrangência dos trabalhos dos alunos, ampliando seu conhecimento e oportunizando uma viagem pela História de seus antecedentes. Os conhecimentos podem ser apresentados na forma de árvore genealógica dos moradores e navegadores, exposição de cartazes, fotografias, maquetes, textos sobre os trabalhos por disciplina e criação de um teatro.
Comments
Colégio Estadual Marcílio Dias: Guaraqueçaba
Como é bom poder trabalhar a interação entre as disciplinas na sua totalidade, principalmente com o resgate de algo cultural e regional, como é o caso do Colégio Estadual Marcílio Dias que fizeram um trabalho para conhecer a região de Guaraqueçaba. Todas as metodologias das disciplinas que fazem a interdisciplinaridade se interagem e convergem para o mesmo objetivo. Valorizando a história local e sua comunidade escolar.