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Professora Ivone
Na história da educação, quando se buscam melhorias dos processos de ensino aprendizagem tendo em vista uma melhor compreensão da realidade e dos conteúdos culturais, a questão da integração curricular tem se colocado como uma possibilidade pensada a partir de diferentes pressupostos educativos e pedagógicos.
A ideia de um saber unitário que desse conta de explicar o mundo natural e a existência humana sempre existiu. Para o homem pré-histórico, era o mito que proporcionava o entendimento das coisas do mundo pela presença dos deuses em sua origem. O nascimento da matemática e da astronomia permitiu que a consciência mítica fosse substituída pela consciência racional, mas o saber ainda conserva a visão global.
A ciências continuam vinculadas à filosofia, portanto, o filósofo e teólogo tem a função de colocar ordem nas coisas. Assim o saber poderia exercer- se no âmbito da totalidade e os conhecimentos das partes só faziam sentido na medida em que se relacionava ao todo. Como o ideal de educação era o saber unitário, as disciplinas não eram herméticas e distantes umas das outras, mas articuladas entre si e completavam- se em busca de um todo harmônico e unitário.
Atualmente, vivemos em meio a uma enorme quantidade de conhecimentos especializados, no entanto, encontramos totalmente alienados e inseguros diante das questões fundamentais das nossas vidas pessoal e coletivas.
Não é por acaso, que as novas diretrizes curriculares para o ensino médio orienta a organização do currículo em áreas de conhecimentos, correspondentes aos propósitos do ensino médio: Linguagens, matemática, ciência da natureza, ciência humana. Essa organização curricular deve expressar o potencial de aglutinação, integração e interlocução de campos do saber, ampliando o dialogo entre os componentes curriculares e seus respectivos professores, com consequências perceptíveis pelos educadores e transformadores da cultura escolar rígida e fragmentada.
Comments
Nossa insegurança.
Olá colega, realmente vivemos inseguros em nossa prática pedagógica, causada principalmente pelo desinteresse por parte dos alunos, acredito que trabalhar os conteúdos de maneira integrada poderá fazer com que haja maior interesse por parte dos alunos e possamos ficar mais seguros quanto ao nosso trabalho.