De todos os desafios a superar para alcançarmos um Ensino Médio de formação integral, creio que o que está ao alcance da escola seja a elaboração de um Currículo que prepare o jovem para ser um cidadão, onde ele compreenda,por exemplo,que fazer politica não está somente relacionado ao ato de eleger representantes, mas que sua atitude dentro da comunidade também é uma ação política; que também compreenda o significado do conhecimento e o valor que este tem para uma sociedade menos desigual.Estamos diante do desafio de reformular um Ensino Médio conteúdista , voltado para vestibulares e trabalho para um que prepare o jovem para a sociedade em que vive e que o conhecimento adquirido desperte, posssivelmente, uma vocação profissional. Como fazer isso ? Uma escola realmente informatizada , mais jogos educacionais, temáticas interdisciplinares, laboratórios e professores com boa formação para se adaptarem a essa nova realidade, que, em menos de uma decada ,transformou-se (em termos tecnólogicos) completamente. O quadro ficou mais "negro" depois de tantas tecnologias interessantes e interatividade eletrônica.
Comments
Caderno 1
A leitura do caderno 1 me proporcionou um momento rico de reflexão sobre o Ensino Médio, principalmente por resgatar o seu histórico e dar um daignóstico de como este se encontra na atualidade.
Além disso, as questões de "Ação e Reflexão" nos induziram a pensar em nossa realidade e juntamente com nossos colegas de turmas, discutir e pensar sobre a nossa clientela para juntos desenvolvermos um trabalho com excelência e fazermos diferença na vida de nossos alunos, buscando a sua fomação integral
Reflexão e Ação-Caderno I
Sobre os desafios encontrados no Ensino médio sõa inúmeros, e são de extrema importância na formação do educando.Nossos anseios e angústia é em questão da falta de responsabilidades dos pais em questão da educação de seus filhos que está recaindo para a escola, perdendo assim ,seu foco de ser a transmissora de conhecimento.
Os indícios de reprovação e evasão são por vários motivos, a falta de apoio da família,como cultural, não cobrando as tarefas, tem também a questão finaceira,o trabalho, para ajudar os pais,outros vão obrigados só para manter salário família, devidos as drogas,manter laços de amizades, entre outros.