: Colégio Estadual Ivo Leão - NRE Curitiba Reflexão e Ação - Caderno I - INDIVIDUAL Conforme a história evolutiva da educação Fundamental e Médio no Brasil, num contexto social e político, se observam várias reformulações estruturais objetivadas às classes sociais e suas finalidades para a sociedade. Atualmente, se evidência uma perda das finalidades do ensino médio no decorrer da história, principalmente o ensino público que prepara o jovem para a cidadania que comparado ao ensino particular que prepara para o vestibular e o ensino técnico para o desenvolvimento profissional, sem sombras de dúvidas que o ensino médio público defasou a possibilidade de futuro profissional para este jovem. Não é à toa, que se confirma um índice elevado de evasão e que estudantes indagam a finalidade de certos conteúdos para a sua vida. Por este ângulo, percebemos que a grade curricular das disciplinas esta desestruturada, os professores perdidos e os alunos desmotivados, sem objetivos determinantes para estimular e inserir este jovem com propósitos pessoais e sociais de desenvolvimento na sociedade. Uma sociedade que também é isolada da escola, aonde não existe conexões efetivas das escolas de ensino médio público com setores de produção desta sociedade, tais como: o setor industrial, comercial, da saúde, universidade, etc. Urge a necessidade de atualizar e reestruturar a grade curricular, mobilizando e fazendo programas e projetos que estabeleçam conexão objetiva e contínua dos setores da sociedade com a escola de ensino médio público. Assim, oportuniza-se a este aluno e ao professor o contato com a realidade de produção social, efetivando a motivação do educando em prosseguir nos estudos, moldando e escolhendo a sua função na sociedade.