REFLEXÃO N 3 – CADERNO N 5 - Integrantes: Fabiane Liberali, Danielle Kutscher David, Eliete Beatris Liipges Nesello, Leonardo Augusto Catafesta, Maria Zeli Mendes Ferreira e Michelle Scanagatta Tozzi.
Sobre o Conselho escolar, responda:
Reflexão e ação
Caso sua escola não tenha constituído o Conselho Escolar, tente conseguir uma cópia das normas produzidas pela Secretaria da Educação ou pelo Conselho de Educação do Estado onde está instalada sua escola para a instalação e funcionamento dos Conselhos Escolares. Proponha a um grupo de colegas a leitura dessas normas e, particularmente, as que se referem aos objetivos do Conselho e aos direitos e deveres dos conselheiros. Em função disso, deliberem sobre a realização de reuniões com os demais professores e com a direção, tendo em vista a instalação do Conselho em sua escola. Caso a escola já tenha um Conselho instalado, combine com seu grupo a conversa com membros dele, tendo em vista: a) levantar decisões tomadas; b) comparar tais decisões com a prática existente na escola; c) verificar se as decisões foram tomadas democraticamente. aVerifique também se há estratégias de comunicação entre os representantes e seus representados.
R: Conforme o Estatuto do Conselho Escolar do Estado do Paraná, “o Conselho Escolar é o órgão máximo de gestão no interior da escola. É por ele que passam discussões importantes como a construção do Projeto Político Pedagógico, da Proposta Pedagógica Curricular, do Plano de Ação da escola e do Regimento Escolar.
O Conselho Escolar tem a possibilidade de conhecer as esferas legais da educação, de analisar as diferentes concepções pedagógicas, de debater as diretrizes da mantenedora da escola, de aprofundar as políticas públicas da educação e, desta forma, participar do processo de tomada de decisões.
O Conselho Escolar, de acordo com o princípio da representatividade e proporcionalidade, previstos nos Art. 14 e 15, é constituído pelos seguintes conselheiros:
a) diretor;
b) representante da equipe pedagógica;
c) representante do corpo docente (professores);
d) representante da equipe técnico-administrativa e assistentes de execução;
e) representante da equipe auxiliar operacional;
f) representante dos pais de alunos ou responsáveis;
g) representante do Grêmio Estudantil ou alunos (apenas quando o Grêmio não estiver instituído);
h) representante da APMF;
i) representante dos movimentos sociais organizados da comunidade (Associação de Moradores, Sindicatos, Instituições Religiosas, Conselhos Comunitários, Conselho de Saúde, entre outros)”.
O conselho escolar existente em nossa escola não teve a atuação esperada, pois o cotidiano tem nos mostrado é que a falta de tempo e a falta de experiência em participação tem sido elementos que dificultam a efetivação dos objetivos a que se propõem estas organizações. Entendemos que uma das formas possíveis de provocar a superação desta situação é através da proposição e efetivação de projetos que contemplem a formação constante de lideranças estudantis e de pessoas da comunidade escolar, além da elaboração de um calendário de reuniões ordinárias que contemple datas e horários em que as pessoas envolvidas possam participar. Sendo necessário intensificar a comunicação entre os representantes e representados do Conselho Escolar.
É importante ressaltar que o Conselho Escolar pode ser manipulado, transformando-se, dessa forma, num instrumento de legitimação de decisões autoritárias por parte do indivíduo ou do grupo que detém o poder decisório, tomando as decisões de seus interesses, contrariando as razões de instalação do Conselho e o caráter público que ele deve assumir.
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OLá professores
O Conselho Escolar torna-se necessário em todas as escolas, pois auxilia para que a gestão democrática possa estar avançando. O que deveria acontecer nos espaços escolares é que na constituição do Conselho seja por escolha do próprio membros, pois sabe-se que em muitas vezes, os memância.