Após ter feito a leitura da apostila e assistir os vídeos sobre o “jovem como sujeito do Ensino Médio”, percebi que realmente ocorre nas escolas um jogo de culpados, onde de um lado, professores culpando alunos pela indisciplina (uso de celular, fone de ouvido, falta de respeito, o descaso em sala, etc.), do outro lado alunos responsabilizando professores pelo seu fracasso.
Porém a escola precisa ser repensada, porque hoje numa sala de aula, trabalhamos com crianças e jovens, que possuem particularidades, pois a própria faixa etária relacionada com o ano escolar não é o suficiente para definir uma maturidade homogênea, pois isso está relacionada ao seu convívio familiar, seus valores, limites, influência do meio (escola, amigos, sociedade, igreja etc.). Portanto torna-se cada vez mais difícil manter uma boa qualidade de ensino, numa sala de sala lotada, onde temos vários indivíduos que possuem suas especificidades e as vezes suas necessidades especiais, as quais precisam ser respeitadas.
Comments
jovem
CONCORDO COM O QUE VOCÊ POSTOU E TENHO CERTEZA QUE, SE
O GOVERNO DISPONIBILIZASSE UM DATASHOW EM CADA SALA DE AULA,
AO INVÉS DE UM TABLET, TERÍAMOS AULAS MAIS INTERESSANTES.
TUDO BEM QUE SÓ ISSO NÃO RESOLVERIA O PROBLEMA DO ABANDONO,PORÉM
TERÍAMOS AULAS COM MAIS TECNOLOGIA, MAIS PRÓXIMAS DO GOSTO DOS JOVENS.....
HÁ MUITO O QUE SER MELHORADO NA SALA DE AULA ,MAS PRECISAMOS DE SUPORTE
PARA QUE ISSO ACONTEÇA.
Realidade
A diversidade na escola, em especial na sala de aula, tanto pode auxiliar ou não auxiliar o processo de ensino-aprendizagem. Além das dificuldades de aprendizagem, como você colocou, temos alunos com dificuldades de seguir regras, mesmo que estabelecidas por eles. Infelizmente, uns poucos acabem criando situações que nos impedem de desenvolver um trabalho adequado em sala de aula.
Jogo de culpa
A prof. Arceni comenta com propriedade quando argumenta sobre o jogo de culpados.Em todo colégio que nós professores lecionamos tenho turmas e alunos que aprendem e outros que simplesmente não se interessam em aprender. Por mais que aplicamos metodologias diferenciadas não conseguimos perceber diferenças nos resultados, os mesmos alunos continuam aprendendo e os outros alunos apáticos ao conhecimento.