Ministério da Educação – MEC
Universidade Federal do Paraná – UFPR
Pacto Nacional pelo Fortalecimento do Ensino Médio
Formação de Professores do Ensino Médio
Escola: Colégio Estadual Dona Branca do Nascimento Miranda
Orientadora de Estudos: Sonara Cristina Polityto Cremasco
Etapa 1 – Caderno III
Cursista: Anderson Christofer de Souza
Cursista: Carlos Henrique dos Santos Salgado
Cursista: Cristina Maria Barreiros
Cursista: Deborah Braga Eitelwein
Cursista: Eliane Aparecida Soares da Rocha
Cursista: Eliane de Cássia Spirandelli Gomes
Cursista: Felipe Quadra
Cursista: Georgiana Nardi Vidal Maceno
Cursista: Gisele Alves de Almeida
Cursista: Guilherme de Gouveia Santa Bárbara
Cursista: Jane Moreira de Matos
Cursista: Jaqueline Ferrazza Gonçalves
Cursista: Joice Barreiros
Cursista: Maurício de Oliveira Munhoz
Cursista: Nádia Aparecida Poleto
Cursista: Raquel Neuwert
Cursista: Silmara Dias Pereira
Cursista: Valesca Xavier Moura Jorge
Cursista: Valmir Coqueiro Fontana
Reflexão e ação 02
No debate em grupo, alguns pontos foram intensamente discutidos, onde os professores expuseram muitas angústias.
O grupo de cursistas não chegou ao consenso se a convergência das disciplinas em áreas, retirando as especificidades de cada disciplina será positivo para o processo ensino-aprendizagem. Ainda em relação ao tema, qual a real intenção em se implementar a unificação das disciplinas no ensino médio? Está relacionada ao mercado de trabalho ou visa a formação integral? O profissional da educação deve ser um educador ou professor? Deve atuar como formador em áreas como direitos humanos e outros, ou atuar na sua área específica?
Também foi debatido a autonomia das escolas. Se as escolas tem autonomia em relação a definição da grade curricular, ao horário, quantidade de aulas diárias. O grupo entende que esta autonomia contribui para a melhoria do ensino, atendendo as particularidades do público atendido pelo colégio.
Foi salientado que a melhoria da prática pedagógica dos docentes esbarra, muitas vezes, em falta de apoio institucional. Há falta de recursos materiais e financeiros para a execução de muitos projetos.
REFERÊNCIA BIBLIOGRÁFICA
1. Brasil. Secretaria de Educação Básica.Formação de professores do ensino médio, etapa I - caderno I : ensino médio e formação humana integral / Ministério da Educação, Secretaria de Educação Básica; [autores : Carmen Sylvia Vidigal Moraes... et al.]. – Curitiba : UFPR/Setor de Educação, 2013.
Ministério da Educação – MEC
Universidade Federal do Paraná – UFPR
Pacto Nacional pelo Fortalecimento do Ensino Médio
Formação de Professores do Ensino Médio
Escola: Colégio Estadual Dona Branca do Nascimento Miranda
Orientadora de Estudos: Sonara Cristina Polityto Cremasco
Etapa I – Caderno III
Cursista: Anderson Christofer de Souza
Cursista: Carlos Henrique dos Santos Salgado
Cursista: Cristina Maria Barreiros
Cursista: Deborah Braga Eitelwein
Cursista: Eliane Aparecida Soares da Rocha
Cursista: Eliane de Cássia Spirandelli Gomes
Cursista: Felipe Quadra
Cursista: Georgiana Nardi Vidal Maceno
Cursista: Gisele Alves de Almeida
Cursista: Guilherme de Gouveia Santa Bárbara
Cursista: Jane Moreira de Matos
Cursista: Jaqueline Ferrazza Gonçalves
Cursista: Joice Barreiros
Cursista: Maurício de Oliveira Munhoz
Cursista: Nádia Aparecida Poleto
Cursista: Raquel Neuwert
Cursista: Silmara Dias Pereira
Cursista: Valesca Xavier Moura Jorge
Cursista: Valmir Coqueiro Fontana
Reflexão e ação 01 – caderno 03
Não há que se falar em educação, em preparar a aula sem ter como referência o pensar no ensino e sua importância na vivência do jovem no mundo de trabalho, na ciência, e como empregar a tecnologia da cultura no mundo convencional dos mesmos. Porém, estes eixos estão fragilizados na prática pedagógica, no processo de fazer. Observa-se ainda, que em muitas vezes, estas práticas estão enraizadas em metodologias tradicionais. Importante salientar, que em diversas situações, este tradicionalismo se coloca devido à limitação da estrutura disponibilizada ao trabalho pedagógico.
O propósito da formação escolar atualmente é proporcionar ao educando um entendimento da sociedade contemporânea na sua totalidade. Como por oexemplo entender as reações químicas na produção de alimentos, os benefícios da atividade física para a saúde, compreender o processo histórico da formação das sociedades.
Através do processo de evolução do Ensino Médio, observa-se que os profissionais da educação tem o desafio de buscar novas estratégias na sua prática diária em sala de aula buscando mais intensidade no ensino, com relevância na ciência, na tecnologia cultural, no mundo do trabalho dos discentes.
REFERÊNCIA BIBLIOGRÁFICA
1. Brasil. Secretaria de Educação Básica.Formação de professores do ensino médio, etapa I - caderno I : ensino médio e formação humana integral / Ministério da Educação, Secretaria de Educação Básica; [autores : Carmen Sylvia Vidigal Moraes... et al.]. – Curitiba : UFPR/Setor de Educação, 2013.
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CADERNO III- REFLEXÃO E AÇÃO I E II
MOMENTO DE MUITO DEBATE E REFLEXÃO, ONDE HOUVERAM DIVERSAS IDEIAS , E PRINCIPALMENTE A REFLEXÃO SOBRE O QUE TEMOS E ONDE QUEREMOS CHEGAR.
TEMÁTICA III - O CURRÍCULO_ Colégio Estadual Jardim Consolata
Repensar o currículo é reconhecer que cada dia é preciso buscar novos caminhos pautados na convivência em sala de aula, pois vemos as necessidades apresentadas. Levando em conta os quaro eixos, ou seja, o trabalho, a ciência, a cultura e tecnologia, que envolve a sociedade em geral.
Conforme a DCE e DCEM é preciso valorizar as questões; do trabalho, ciência, cultura, tecnologia, o que na verdade já vem provocando o interesse do educando em relação a diversidade a ciência investigatória/criadora, dentro da realidade de cada um, a tecnologia que tem vindo a passos lentos dentro do possível, a cultura em relação a valorização do indivíduo e normas no comportamento éticos, estéticos e nas artes, enquanto ser social, aqui vale afirmar que o trabalho é entendido como processo de produção do ser humano o qual produz mudanças, transformações na sociedade. Segundo Frigotto “... o trabalho é a atividade fundamental pelo qual o ser humano se humaniza, se cria, se expande em conhecimento, se aperfeiçoa...” ( FRIGOTTO; CIAVATTA; RAMOS, 2005, p.31
Na perspectiva de formar o estudante criativo, vejo que ao longo da carreira, em alguns momentos houve uma valorização maior ou a área do saber ou a temas transversais focando problemas sociais e na medida do possível é trabalhado. Contudo há a questão tecnológica que fica muito a desejar, pois apesar de ter o laboratório de informática, os computadores precisam de vistoria, de uma internet mais rápida e a própria troca de computadores mais atuais, o televisor em cada sala, também precisa de vistoria ou novos , pois vão ficando ultrapassados e já não fazem a leitura dos pen drives, enfim há uma série de fatores que interfere em vários níveis e áreas do conhecimento.
Diante do cotidiano no ambiente escolar, há a observância de momentos em que priorizam palestras diante de assuntos urgentes, o preparo de trabalho ao longo do ano que são guardados e compartilhados posteriormente na Mostra Cultural e da Ciência do colégio, ou seja, nessa mostra os trabalhos realizados ao longo do ano são apresentados à comunidade escolar por alunos e professores, ainda temos o Momento Literário, em que são feitos os vários tipos de textos em todas as áreas e o professor fica responsável de escolher/corrigir os textos e posteriormente incluí-los no livro da escola.
A questão de conhecer novos lugares, há algumas preocupações, ao sair com alunos para viajar, tanto pela questão econômica, muitas vezes inviáveis ou pela responsabilidade que a escola assume diante dessas saídas, porém ainda vejo visitas de alunos e professores à instituições/ universidades, faculdade a título de conhecimento de cursos, palestras na questão vocacional. Tudo o que é trabalhado visa a formação de um educando crítico, consciente, inteirado nas situações sociais de um modo geral.