Ciências da Natureza e Línguas Estrangeiras

Buscar ao longo do currículo de língua estrangeira - LE a temática relacionada às Ciências da Natureza nos diversos idiomas nos faz refletir sobre os “interesses” e as “necessidades dos jovens estudantes” (PNEM, CADERNO III, p.16). Ao articularmos os temas referentes às Ciências da Natureza com uma proposta prática de material didático em LE, para que os/as aprendentes possam interagir, buscamos uma proposta de abordagem comunicativa de línguas estrangeiras, ou seja, por meio da compreensão de atos de fala. A abordagem comunicativa pressupõe que o estudante aprenda por meio de atos de fala e de tarefas, pois o objetivo é se comunicar (ALMEIDA FILHO, 1993). O/a aprendente é o foco da aprendizagem. Atos de fala podem ser compreendidos como atos de linguagem segundo Kerbrat-Orecchioni (2005). Esta autora os separa em cinco grupos: a) os veredictivos ou atos “judiciários”, como declarar inocente, condenar, decretar; b) os exercitivos, que formulam julgamentos sobre uma conduta: como ordenar, exortar, condenar, perdoar; c) os promissivos (ou comissivos), que visam obrigar o falante a adotar certa conduta: como prometer, garantir, jurar; d) os comportativos, que mostram uma atitude do falante em relação à conduta anterior ou iminente de alguém: como desculpar-se, agradecer, deplorar, criticar, maldizer; e finalmente e) os expositivos, que são empregados para expor uma ideia, conduzir uma argumentação, clarificar o emprego de certos termos, objetar, admitir ou explicar (KERBRAT-ORECCHIONI, 2005, p.26-27). Assim, ao tratarmos do tema "alimentação saudável", podemos apresentar vídeos sobre dietas, exemplo a dieta mediterrânea na língua-alvo, levando o/a aprendente a debater, a ordenar um menu em um restaurante e aconselhar alguém sobre uma dieta. Ao tratarmos sobre "o corpo humano", no nível Básico, podemos distinguir as atividades esportivas, fazendo os/as aprendentes pensarem em lazer, por exemplo e em esportes. Isto pode acontecer por meio de música e vídeos. Podemos inclusive ordenar em sala de aula e na língua-alvo algumas atividades de alongamentos e ginástica. Podemos sugerir, a partir do conhecimento das partes do corpo humano em línguas, atitudes corporais dos/as aprendentes em determinados ambientes, como em museus ou bibliotecas. Outro tema a ser explorado é o das "doenças e suas consequências": podemos estudar na língua-alvo, uma vida com saudável e isto está presente também em poemas e em músicas, inclusive em seus vídeos-clipes. Diversos são os temas relacionados às ciências da natureza que podem ser aprofundados em uma língua estrangeira.

imagem de Gilda das Graças e Silva

A interação entre as linguagens

O domínio das linguagens  é uma condição importante para a interpretação de diversos dados que fazem amplo uso de linguagens em seus aspectos semânticos e sintáticos. Há uma grande interação entre a linguagem matemática e a sintática e semântica ,  bem como nas outras linguagens e disciplinas. No contexto das aulas de Matemática, conhecer a linguagem matemática requer o conhecimento de seus aspectos sintáticos e semânticos. As linguagens estão articuladas entre si, e assim, possibilitam ao estudante o conhecimento matemático, podendo expressá-lo nos momentos de interação no contexto da sala de aula.Há uma integração entre as disciplinas e por isso, o fazer pedagógico não deve estar desvinculado dessa interdisciplinaridade, dessa relação. É importante refletirmos acerca das características centrais do pensamento e de práticas educacionais da atualidade. Ao fazermos isso, o estudante pode contar com  as considerações de diversas áreas que se articulam.

Vote neste Comentário