No caderno IV traz como tema a discussão e reflexão sobre As áreas de conhecimento e a Integração Curricular. Onde temos os pontos de indagações como TRABALHO, CULTURA, CIÊNCIA E TECNOLOGIA, na qual temos que integrar estas ações de forma a promover uma formação que leve ao desenvolvimento humano integral dos nossos estudantes.
Ao assistirmos o filme “A VILA” fizemos os seguintes apontamentos com relação ao nosso alunado, objetivando um confronto de ideias e analise em cada área do conhecimento.
Apontamentos realizados:
O filme é embasado no medo que é imposto pelos adultos, aos jovens e crianças, através da suposta criatura desconhecida. O filme faz uma analogia aos mitos e medos (cuca, bicho-papão, homem do saco, etc) que os mais velhos impunham às crianças no intuito de fazer com que elas fossem mais obedientes e menos transgressoras das ordens impostas.
A comunidade apresentada no filme se assemelha com os Kibuts das comunidades judaicas, em que tudo era “em comum”.
COMO TRABALHAR O FILME EM SALA DE AULA:
• O isolamento traz atraso tecnológico;
• A própria cultura de subsistência estaria comprometida;
• Sociedade comunitária(socialismo);
• A falta de conhecimento das ervas medicinais no tratamento de problemas de saúde;
• As pessoas estavam paradas no tempo devido à falta de informações (não tinham acesso a livros, jornais, revistas, televisão, etc).
• O estigma de que o mundo lá fora era mau (a moça descobre docilidade na voz do guarda...);
• Inclusão (menina cega);
• Impulsionada pelo amor, a moça foi em busca de ajuda para salvar o seu namorado.
TEMÁTICA DO FILME:
*socialismo
*cultivo de plantas medicinais
*inclusão
*cultura (danças, vestimentas, etc)
*superação de obstáculos (Lucius só conseguia se expressar por escrito, a moça cega que superou o medo do desconhecido)
*tecnologia: traz informação e conhecimento.
Comments
A Vila
Olá colégas,
Trabalho com esse vídeo a algum tempo na disciplina de sociologia, relacionando aspectos do processo de socialização, a criação de mitos, a instituição familiar, a instituição religiosa, outras alternativas ao capitalismo e finalmente a questão da violência que perturba a ordem social.