Carta aos Estudantes

CADERNO 2: O JOVEM COMO SUJEITO DO ENSINO MÉDIO

Reflexão e Ação da página 60

CARTA AOS ESTUDANTES

"Carta aos Estudantes do Ensino Médio do Colégio Estadual Cruzeiro do Sul.

Caros estudantes do Ensino Médio,

Os professores do Colégio Cruzeiro do Sul têm estudado  e discutido como melhorar a relação e a percepção de vocês sobre a escola. No intuito de proporcionar a vocês, uma melhor metodologia de ensino e principalmente um espaço maior de formação, sentimos a necessidade de estar atentos a voz que vocês trazem e realizar um trabalho inovador, dentro de um projeto que permita o protagonismo juvenil. Projeto este que mostre quais são os sonhos que vocês sonham, quais são os projetos de vida que permeiam o seu cotidiano, dando voz às suas opiniões e aos seus anseios.

Sabemos que a juventude assiste às transformações geradas por um mundo globalizado, que tem como referência a fragmentação do ser humano. A procura do conhecimento tornou-se propulsora das mudanças. A informação é a chave do poder. As tecnologias de comunicação de da informação, levam a escola a não ser apenas um lugar de transmitir conteúdos. Desse modo, são necessários, entre aluno e e comunidade educativa, diálogos que construam ponte, respeitem as diversidades e instaurem um ambiente de participação, de valorização e significado; que façam de vocês coautores da educação.

Nesse momento de reflexão, recorremos a vocês a fim de obtermos informações para adequar nossa escola ao seus interesses. Contudo, sem perder de vista a formação acadêmica fundamental par ao desenvolvimento integral de cada um. Portanto, respondam: O que pensam e sentem sobre sua escola?

Equipe do Pacto pelo Fortalecimento do Ensino Médio."

Entre as respostas elaboradas pelos alunos selecionaram-se duas para postagem, uma representa os alunos do ensino médio do turno da manhã e a outra os estudantes do período noturno.

Resposta do aluno A:

"Minha escola, é uma boa escola, não tem a melhor infraestrutura mais o que importa é o bom aprendizado que obtemos. sinto que minha escola, precisa de mudanças para os alunos e até para o bem dos professores. Devemos ser uma escola mais unida que respeita e valoriza cada pessoa com o seu jeito de ser. Uma única coisa que mais me incomoda é o tempo, pois há professores que não entendem o nosso tempo e assim nos sobrecarregam de conteúdos.

Porém, ao meu ver na minha escola, creio que essa mudança logo chegará e para o bem de todos. E para a união a mais na escola poderia haver cursos abertos para todos da escola, como: teatro, música, dança, esportes... então possibilitando a mistura de novas culturas."

 

Resposta do Aluno B:

"Caros professores,

Pelo pouco tempo que estou no colégio pude perceber como as coisas funcionam por aqui. Depois de dois anos e meio sem estudar, pensei que não aguentaria levar muito adiante os estudos em uma sala de aula em tanto bagunçada pela parte dos alunos. Não generalizando, mas a maior parte não têm em vista um futuro melhor, para falar a verdade eles não tem perspectiva de vida nenhuma. Por´m, com a ajuda dos professores e com o incentivo fundamental dos mesmos, os prós sobressaíram os contras.

Sendo assim, sugiro mais momentos de interação entre alunos-professores, projetos incluindo dança, teatro, cultura em geral. Nada melhor para atrair e cativar a juventude do que algo que já faça parte de seus hobbies. Estilos de músicas que já sejam do gosto dos alunos, danças de rua, teatros revelando ainda mais a realidade do mundo. Corre-se o risco de dar ou não certo. Mas só vamos saber se houver uma tentativa."

Comments

imagem de Quelen da Silva Osório

Carta

Essa atividade foi bem interessante, pois pudemos perceber a visão que educandos tem com relação à escola, aos professores, aos projetos, bem como permitiu que pensassemos alternativas de trabalho mais integradores. 

Vote neste Comentário