CadernoV

No meu entendimento como professora dentro da escola  sinto-me excluida quando:

  • determinadas leis que barram o nosso trabalho e nossas ações

  • verbas que são determinadas no que se pode gastá-la e não de acordo com as necessidades  da escola

  • formas de ingresso de concurso

  • projetos dentro da escola  que tem que ser mudados de acordo  com as concepções da SEED e não com as necessidades da escola.

  • formação continuada sucateada, feita de qualquer jeito, exclusão de uma boa formação.

  • determinações judiciais, ingressos de alunos que não querem estudar.

Considero que essa exclusão é originária de políticas públicas feitas por pessoas que não conhecem a realidade de nossas escolas, que estão somente preocupados em números para um bom índice de desempenho.

Essas políticas públicas fazem com que tenhamos uma falsa democracia dentro das escolas, pois o estado impõe leis e regras que vão contra as necessidades da comunidade escolar.

Quanto a inclusão dentro da escola, sinceramente, os únicos momentos que me sinto incluída é quando tenho alunos e pais que elogiam meu trabalho e quando posso participar de cursos que acrescente algo a mais em minha formação, o que é raro.

Logo podemos verificar que para mudar essa discrepância entre exclusão e inclusão, acredito que devemos rever e considerar o nosso trabalho como coletivo, não individual, sermos unidos para termos forças para enfrentar essas políticas que fazem com que na escolase tenha uma falsa democracia.

 

 

Comments

imagem de Ängela Maria Perini Vengen

Caderno V

Concordo quando diz que temos uma falsa democracia não só dentro de nossas escolaas mas também fara dela.

Vivemos cumprindo leis que não nos ajudam   em nosso crescimento proficional. Sempre faltando amparo para as melhorias dos profissionais.

 

Devemos sim conciderar e crescer no trabalho como coletivo, enfrentando as forças superiores e obter uma verdadeira democracia.

Vote neste Comentário