"O Ministério da Educação dialogando com as Universidades e Secretários de Estado da Educação vem, nos últimos dois anos, estruturando um conjunto de ações para superar os grandes desafios do Ensino Médio brasileiro. Para enfrentá-los, várias propostas estão em elaboração e outras já foram apresentadas à sociedade. Umas das ações mais necessárias é a realização de Curso de Formação Continuada para Professores do Ensino Médio (...).
"[Foram produzidos seis cadernos contendo um] conjunto de temas fundamentados nas DCNEM, para subsidiar a formação continuada do professor. O objetivo é possibilitar a compreensão das DCNEM [Diretrizes Curriculares do Ensino Médio], criando um espaço para a reflexão coletiva acerca da prática docente e da importância da participação de todos os atores do processo educativo na reescrita do Projeto Político Pedagógico da escola (PPP). Essas discussões deverão nortear o (re)desenho do currículo do Ensino Médio. Essa etapa consistirá na abordagem dos seguintes campos temáticos: Sujeitos do Ensino Médio e Formação Humana Integral, Ensino Médio, Currículo, Organização e Gestão do Trabalho Pedagógico, Avaliação, Áreas de Conhecimento e Integração Curricular.
(Fonte: PACTO NACIONAL PELO ENSINO MÉDIO - FORMAÇÃO DE PROFESSORES DO ENSINO MÉDIO (SEB-MEC) - Documento Orientador Preliminar, outubro/2013).
Publicamos na Biblioteca do Portal EMdiálogo os seis cadernos referidos acima e, ainda, uma "Carta aos Professores". Seguem os links:
Formação de Professores do Ensino Médio: Carta aos Professores
Formação de professores do ensino médio, etapa I - caderno I : ensino médio e formação humana integral
Formação de professores do ensino médio, etapa I - caderno II : o jovem como sujeito do ensino médio
Formação de professores do ensino médio, etapa I - caderno III : o currículo do ensino médio, seu sujeito e o desafio da formação humana integral
Formação de professores do ensino médio, etapa I - caderno IV: áreas de conhecimento e integração curricular
Formação de professores do ensino médio, etapa I - caderno V: organização e gestão democrática da escola
Formação de professores do ensino médio, etapa I - caderno VI : avaliação no ensino médio
Comments
Rio Grande do Sul
Mais uma vez o estado do Rio Grande do Sul começando atrasado. Entra e sai governo e a lerdeza com a educação é sempre a mesma. As expectativas por parte dos professores empenhados é a melhor em quanto ao crescimento intelectual, em contrapartida, uma das piores da nação em relação à valorização profissional. Abraços. Começamos hoje.