A avaliação da aprendizagem segundo a LDB pode ser utilizada como promoção para a aceleração de estudos e classificação e deve estar expressa no projeto político pedagógico da escola. Quando falamos em avaliação da aprendizagem ela deve ter caráter educativo, dando ao aluno a condição de análise do seu desenvolvimento e ao professor e a escola a identificação das dificuldades e das potencialidade individuais e coletivas.
Falar sobre a avaliação da qualidade na educação é muito complexo e nos deixa com vários pontos de interrogação, pois, não existe uma qualidade absoluta ela depende dos interesses de quem está envolvido nessa avaliação ou seja do aluno, do professor, do mercado de trabalho, da sociedade, etc.
Precisamos desvincular a avaliação da questão da aprovação e reprovação e propor uma avaliação com a concepção de que todas as pessoas são capazes de aprender e que as ações educativas, as estratégias de ensino, os conteúdos das disciplinas devem ser planejados visando essas várias mineiras de aprender dos seres humanos.
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Reflexao Caderno VI.
Um dos maiores desafios da avaliação educacional é mensurar e diagnosticar se o aluno realmente alcançou a proposta da avaliação e a forma com que ele irá aplicar esse conhecimento a sua vida, sendo o conteúdo propriamente dito ou sendo no desenvolvimento de estratégias para solução de outras situações parecidas.