Caderno IV: REFLEXÃO E AÇÃO: CARTAS PARA THEO- VICENT VAN GOGH

REFLEXÃO E AÇÃO: CARTAS PARA THEO- VICENT VAN GOGH
CADERNO IV
TRABALHO REALIZADO EM GRUPO - COLÉGIO PROF. VICTÓRIO ABROZINO - EFMP

Professores: Lorena, Márcia. Margarete, Marlene, Rodrigo, Luciane e Valesca

No trecho Cartas para Theo de Vicent Van Gogh, nos leva a uma reflexão sobre o trabalho como modo que o ser humano produz para si o mundo, “Eis o que penso sobre o lápis de carpinteiro”, os objetos e as condições de que precisa para existir. É histórico na medida em que analisa as condições de outros que viveram no passado e sua ação sobre o mundo; “O instrumento do qual Michelângelo e Durer se serviram provavelmente era muito parecido com um lápis de carpinteiro” é o próprio ambiente do ser humano, socialmente formada com valores, crenças, objetos e conhecimentos.
“O carvão é o que há de melhor.” “Mas se alguém inventasse uma pena para trabalhar ao ar livre.” Faz uma reflexão sobre o produto do processo de hominização, representa a forma em que se realiza a adaptação do homem à realidade. Quando diz: “Mas é preferível que eu faça isso daqui um ano e não agora”, mesmo conhecendo as técnicas e a ciência havia um certo receio ou resistência pelo novo ou talvez lhe faltasse organização pois estar no mundo tecnológico e andar junto com sistemas projetados conforme a época para realizar uma função ,portanto tecnológico não é apenas o que transforma e constrói a realidade, no sistema educacional a organização do trabalho pedagógico é dinâmico e contemporâneo pois organiza a formação daquele que virá a ser, ou seja o ser humano integral, eis o nosso desafio enquanto educadores.
O GÊNERO CARTA LEVADO A SALA DE AULA COM DIFERENTES ENCAMINHAMENTOS
CONTEXTO: Alunos do Ensino Médio Noturno, geralmente tem história de fracassos escolares e também familiares;
OBJETIVO: Refletir sobre a produção da existência  humana que se constrói pelo trabalho, uma vez que este é mediação concreta entre homem e sua realidade natural e social. É através de sua formação humana que poderá transformar a realidade e a si próprio. Analisar as produções tecnológicas como resultado cultural do homem em seu tempo e o impacto deixado para as gerações futuras.

PODE ALGUÉM COM ESSAS CARACTERÍSTICAS SER FAMOSO?
CLASSE SOCIAL: PROLETÁRIO (trabalhador na infância em uma carvoaria)
-Herdou o nome do irmão falecido, rejeitado por não ter as características do irmão, sendo rebelde é obrigado pela mãe a rezar no túmulo do irmão falecido.
-Não constitui família;
-Internado em um manicômio por cinco anos;
-A única pessoa com quem se relacionava era com seu  irmão Theo e seu amigo de quarto Paul Gauguim.
TORNOU-SE UM ARTISTA FAMOSO APESAR DE  TER VENDIDO APENAS UMA TELA EM VIDA PARA SEU IRMÃO THEO.
Disciplinas: Sociologia, Filosofia, História, Artes, Português, Geografia.
Através desta apresentação juntamente com o trecho da obra poderá ser explorado vários caminhos conforme a especificidade da disciplina, com certeza os alunos levantarão temas pertinentes a eles como; as produções de mídias de informação instantâneas o descompromisso com o científico e a necessidade da pesquisa, a produção descartável da indústria na busca do lucro e as consequências para o meio ambiente; a constatação da importância da literatura e das artes como retratos de uma época segundo a visão do autor.

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AVALIAÇÃO NO ENSINO MÉDIO

GISSELAAVALIAÇÃO NO ENSINO MÉDIO

        Vivemos tempos de avaliação em diferentes modalidades e com diversas finalidades. Na esfera educacional, convivemos desde a década de 1990 com as avaliações em larga escala. Com elas passamos a ter uma noção mais clara do desempenho dos estudantes brasileiros no Ensino Fundamental e Médio, e as diretrizes das políticas educacionais passaram a ancorar-se em seus resultados.        O desempenho cognitivo descortinado pelas avaliações externas é fruto de um conjunto de fatores que inclui: aspectos socioeconômicos; o capital social e cultural das famílias; as estratégias e compromissos das políticas educacionais; a gestão do ensino; o trabalho pedagógico realizado pelas escolas; os recursos necessários para a realização desse trabalho; a qualificação profissional e técnica dos envolvidos com os processos educacionais; e também a clareza em relação ao currículo para o acesso dos alunos a experiências qualificadas de aprendizagem, dentro e fora da escola.         Os resultados das avaliações externas, portanto, são da responsabilidade de diversas esferas educacionais (políticas, técnicas, pedagógicas) e, para avançar, dependem do compromisso e dos esforços de todas elas.         A escola, ao mesmo tempo, é o espaço central da ação educativa. É lá que estão os alunos e os professores que cotidianamente enfrentam juntos os desafios da aprendizagem, mas também colhem as alegrias que resultam dos esforços em promovê-la. É para ela, portanto, que devem fluir as atenções, os apoios técnicos e os recursos necessários para sustentar e garantir o direito de aprender.        Entendemos que a boa escola é aquela que se compromete com a aprendizagem de todos os seus alunos independentemente de etnia, gênero, classe social, situação econômica ou local de moradia e que se responsabiliza pela inclusão daqueles que enfrentam dificuldades para aprender. É necessário, portanto, reconhecer a necessidade de contextualizar as diferenças nos ritmos e modos de aprender e selecionar procedimentos para identificar quem necessita de apoio especializado. Estes são aspectos para os quais a avaliação educacional contribui eficazmente.        A avaliação educacional, juntamente com os objetivos, conteúdos e estratégias de ensino, formam um conjunto indissociável de instrumentos para a promoção de aprendizagens.         Nesse sentido, ela é uma poderosa aliada na busca contínua pela melhoria e aperfeiçoamento dos processos de organização e de gestão tanto para escolas como para secretarias de educação, por se tratar de um processo contínuo de investigação, análise, decisão, ação, reflexão.

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imagem de THEMIS BANNACH DE AZEVEDO

Cartas a Théo, de Vicent Van Gogh

Prezados colegas do Col. Prof. VICTÓRIO ABROZINO

       Aprecie muito a iniciativa de vocês pelo fato de trabalharem a Carta de Van Gogh. Como contribuição para o tema a ser trabalhado na disciplina Língua Inglesa, deixo a sugestão da música Vincent(Starry Starry Night)  de Don McLean, que a escreveu inspirada no quadro “A Noite  Estrelada” como homenagem a Van Gogh.

Meu abraço a todos e felicidades. Themis

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