CADERNO IV - ATIVIDADE COLETIVA - COLÉGIO ESTADUAL TATUQUARA

CURSISTAS: Anderson de Lima, Eneida Dequi, Maria A. Chime, Maria Lucia Ribas, Rupsom V. de Oliveira, Thaysa Mara Vieira da Veiga

APROXIMAÇÃO ENTRE DIFERENTES ÁREAS DO CONHECIMENTO (Biologia, Geografia, História, Matemática e Português)

CONTEÚDO: Meio Ambiente

Problematização:  O consumismo exagerado tem acarretado em resíduos poluentes do ar, do solo e da água além de levar ao esgotamento dos recursos ambientais.  Por outro lado, há pessoas sem acesso a alimentação, saneamento básico e saúde.  O conteúdo é  necessário para conscientização da influência do ser humano sobre a natureza, para a mudança de comportamento e participação nas decisões políticas e econômicas,  portanto deve ser trabalhado nas diferentes áreas do conhecimento para sua  compreensão ambiental, histórica,tecnológica, econômica,  social e cultural.

Conteúdos das disciplinas:

BIOLOGIA -Ecologia: Cadeia e teia alimentar; ciclos biogeoquímicos; Biodiversidade: Biomas e espécies de seres vivos; Poluição do ar, do solo e da água; Aquecimento global e extinção das espécies.

GEOGRAFIA - Crescimento demográfico. Meio natural. Energia renováveis e não-renováveis. Degradação do meio ambiente.

HISTÓRIA - Sistema Capitalista e Industrialização: Colonização, exploração da matéria prima e mão de obra, manufaturismo e mecanicismo, consumismo

MATEMÁTICA - Estatística e Porcentagem

PORTUGUÊS - Leitura,  interpretação, discussão e produção de textos sobre consumismo, biodiversidade e  problemas ambientais.

RELAÇÃO ENTRE OS CONTEÚDOS

Biologia - Influência do ser humano sobre o  ambiente (Opção pela degradação ou uso  sustentável)

Geografia - Explosão demográfica e necessidades influenciando o meio ambiente e vice-versa.

História - Interesses econômicos refletidos no desenvolvimento da tecnologia, na cultura, no meio ambiente  e social

Matemática - Compreensão da realidade e previsão do futuro do planeta através de cálculos matemáticos e análises estatísticas.

Português - Potencializar a análise crítica sobre questões ambientais. Potencializar a expressão de ideias através da escrita e oralmente

RELATO DO CONTEÚDO ESCOLHIDO
A urgência em trabalhar o conteúdo “Meio Ambiente” é devido a crise (ambiental, social, econômico) que o Planeta se encontra.  A forma para sanar tantas dificuldades encontradas é correlacionar e abordar esse fato em todas as áreas do conhecimento, pois o ser humano  deve compreender :
-os componentes do meio ambiente (biodiversidade e fatores abióticos (não-vivos)),  seu funcionamento e a necessidade de conservação para o bem estar da humanidade;
-a relação entre o desenvolvimento da tecnologia e a explosão demográfica afetando o meio ambiente (poluição, esgotamento de recursos naturais, aquecimento global, extinção das espécies, catástrofes ambientais);

-a relação entre o meio ambiente e a qualidade de vida do ser humano.
-o atual momento de crise do planeta através da análise de dados matemáticos e estatísticos;
-a necessidade  em desenvolver modelos econômicos e políticos apropriados para o manejo e uso sustentável dos recursos, possibilitando o acesso dos bens naturais e produzidos a todas as pessoas

Comments

imagem de janiria oliveira porto

Olá, sou orientadora  em

Olá, sou orientadora  em Minas, mas só começamos agora os nossos estudos.Estamos muito animados com a iniciativa.Achei muito interessante o trabalho interdisciplinar postado pelos colegas.Ainda estamos trabalhando o caderno3, mas percebemos um grande interesse de todos os cursistas nos encontros.Parabéns,.Espero que possamos trocar ideias para nosso aprimoramento e o de nossos alunos.

Vote neste Comentário