CADERNO II - SUJEITO DO ENSINO MÉDIO
TRABALHO COLETIVO DO COLÉGIO ESTADUAL COSTA E SILVA - ITAIPULÂNDIA - FOZ DO IGUAÇU - PARANÁ
CARTA AOS ESTUDANTES
PARTICIPANTES:
ANA PAULA PEREIRA
ARI ERNANI MAI
CLAUDIO VANIO GONÇALVES
ELIANE NEIVA PEREIRA
GECELI SEIDLER
ILDA PADILHA KROTH
INES SANDRS
LOTARIO OTO KNOB
MARINES TEREZINHA GOETZ KAEFER MEITH
NEIVA TEN CATEN
NILSA COLMAN BARRIOS
PEDRO CANISIO ROYER
RODISON JOSE SCARPATO
SERGIO BIF
VALDAIR JOSE DA SILVA LANGE
VANDERLI LOLLEMBERG
VERA LUCIA BERTI
COORDENADORA: VILMA REGINA VELOZO PATRICIO
Olá, jovem estudante!
Você sabia que me preocupo muito com você? Por vezes me vejo pensando sobre a nossa convivência na escola, e aí me pergunto: por que nossa relação em alguns momentos é tão difícil? Estou percebendo cada vez mais a distância entre nós e sinto a necessidade de uma interação maior. O que eu como professor posso fazer para nos aproximarmos mais?
Para início de conversa, gostaria de saber quais são suas perspectivas de futuro. O que você se imagina fazendo daqui a 5 ou 10 anos? Essa é uma das perguntas mais importantes que o jovem pode fazer a si mesmo, pois a partir dela podemos trabalhar até que você atinja seu objetivo. Isso mesmo! Temos que começar agora! Ninguém se torna médico, advogado, professor do dia para a noite, mas realizou um trabalho diariamente para que se atingisse o objetivo.
Depois de respondida a primeira questão, podemos começar a estudar para que o seu objetivo seja atingido. Para isso, precisamos responder a mais algumas questões, entre elas: Que atividades da sala de aula mais facilitam sua aprendizagem? O que mais atrapalha a sua compreensão do conteúdo trabalhado? Precisamos conhecer como conseguimos aprender melhor. O que eu, como professor, posso fazer para facilitar sua aprendizagem?
Vivemos num momento histórico único que muitos costumam chamar de “Era digital”. Você é protagonista desse período, ou seja, faz escolhas que vão definir o rumo de sua vida. Diante disso, quero te incentivar a fazer as escolhas mais acertadas. Escolhas que vão de encontro com os teus gostos e interesses particulares, aquilo que você quer realmente fazer no futuro. Para isso, tome cuidado para que as pequenas distrações do cotidiano não tirem o teu foco. Distrações estas como o celular e a internet. Estas são ferramentas importantes para o mundo moderno, no entanto, é preciso saber como e o melhor momento para utilizá-las. A tecnologia pode ser tua aliada na conquista do teu objetivo se você utilizá-la para a aprendizagem.
Percebo a importância do diálogo em sala de aula para que possamos refletir e construirmos juntos uma melhor convivência e como consequência melhorar sua aprendizagem para que seu objetivo seja alcançado com mais facilidade. Você aceita o desafio do diálogo com a finalidade de construirmos juntos um ambiente mais agradável?
Vamos fazer da escola uma local que tenha significado para os que a utilizam. Podemos construir juntos um ambiente mais agradável que contribua para que professores e alunos trabalhem para que se possa conviver melhor em sociedade.
Também foi trabalhado com os estudantes um questionário sobre o perfil do mesmos o qual serviu de apoio para redigirmos esta carta. segue anexo o questionário.
COLÉGIO ESTADUAL COSTA E SILVA, ENSINO FUNDAMENTAL e MÉDIO
LEVANTAMENTO DO PERFIL DOS ESTUDANTES DO ENSINO MÉDIO
I. IDENTIFICAÇÃO
1.Ano de Ensino: 2. Turno: ( ) Manhã ( ) Noite
3.Bairro onde mora:______________________________
4.Sexo: ( ) Masculino ( ) Feminino
5.Idade:_______Série________6.Você já reprovou?___________Quantas vezes?________Em qual série?______________
II. DADOS ESCOLARES DO ESTUDANTE
2. Assinale quais as disciplinas que você sente mais dificuldade?
( )Matemática ( )Química ( )Física ( )Biologia ( )L.Portuguesa ( )Inglês ( )História
( )Geografia ( )Sociologia ( )Filosofia ( )Educação Física ( ) arte ( ) Espanhol
III. Por que você escolheu fazer o Ensino Médio? Enumere de 1 a 07 por ordem de importância:
1. Porque deseja ser um excelente profissional ( )
2. Para conseguir um emprego ( )
3. Para poder se preparar para o vestibular ( )
4. Por falta de opção ( )
5. Porque foi desejo de sua família que você estudasse ( )
6. Para melhorar seu salário ( )
7. Porque a Lei obriga ( )
8.Outros___________________________________________________________________
IV. DADOS SOBRE O SEU GRUPO FAMILIAR
1.Com quem você mora?
( )Pais ( )Parentes ( )Sozinho ( )Cônjuge ( )Cônjuge e filhos ( )Amigos
2. Que tipo de vínculo existe entre seus pais?
( )Casados ( )Separados ( )Divorciados ( )Não sabe
3. Qual o nível de instrução de seu responsável? ( ) PAI ( ) MÃE
( )Não Alfabetizada ( )Alfabetizada ( )Ensino Fundamental Incompleto ( )Ensino Fundamental Completo ( )Ensino Médio Incompleto ( ) Ensino Médio Completo ( ) Ensino Superior Incompleto ( ) Ensino Superior Completo ( ) Pós-Graduação
( ) Outro:___________________
4. Quantas pessoas residem em sua casa contando com você?
( ) De 1 a 2 pessoas ( )De 3 a 5 pessoas ( )De 6 a 8 pessoas ( ) Acima de 10 pessoas
V. DADOS SOBRE A SITUAÇÃO ECONÔMICA DA FAMÍLIA
1. Qual a situação profissional de seu responsável? ( ) PAI ( ) MÃE
( ) Desempregado ( ) Trabalho com registro em Carteira ( ) Trabalho Informal ( ) Autônomo
( )Profissional Liberal ( )Servidor Público ( ) Aposentado ( ) Outro____________________
2. Qual a sua situação profissional?
( ) Desempregado ( ) Trabalho com registro em Carteira ( ) Trabalho Informal ( ) Autônomo
( )Profissional Liberal ( )Servidor Público ( ) Aposentado ( ) Outro____________________
3. Qual a situação de sua moradia?
( ) Própria ( )Financiada ( )Alugada ( ) Cedida ( )outro_____________________________
4. Assinale a faixa de renda de sua família (somando todas as rendas do grupo familiar):
( )Até 1 sal. Mínimo ( )De 1 a 2 sal. Mínimos ( )De 2 a 4 sal. Mínimos ( )De 4 a 6 sal. Mínimos ( )De 6 a 8 sal. Mínimos
( ) Outro________________________________________________
5. A sua família participa de algum programa de renda do Governo, como por exemplo Bolsa Família, Vale Gás, entre outros?
Sim ( ) Não ( ) Qual/quais: ____________________________________________
6. Você possui computador?( )Sim:( ) Não
7. Tem acesso a internet ?Sim:( ) Não( )
8.Onde: ( ) Casa ( ) Colégio ( ) Celular ( ) Lan House
VI. QUESTÕES GERAIS
1. Quais as atividades que mais ocupam o seu tempo além dos estudos?
( )Leitura ( )Teatro/dança ()Assistir TV ( )Música ( )Festas ( )Religião ( ) Internet ( )Outros ____
2. Quanto tempo você se dedica aos estudos fora do colégio semanalmente:
( ) 1/2 hora ( ) 1 hora ( ) de 1 a 2 horas ( ) de 2 a 3 horas ( ) de 3 a 4 horas
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Comments
carta aos estudantes
Interessante o questionário que o grupo elaborou para chegar ao perfil dos estudantes e que serviu de apoio para a carta.A carta elaborada pelo grupo é uma ótima estratégia para o reconhecimento mútuo.