Caderno II - O Jovem como Sujeito do Ensino Médio

A leitura e discussão do Caderno II levanta algumas das dificuldades enfrentadas no trabalho pedagógico. Entender e saber lidar com questões como idade e elementos que interferem na realidade dos educandos,  como ambiente familiar, personalidade, influências sociais e econômicas exige muito de nós educadores em nossa prática. Abrir mão de velhos métodos, encaminhamentos e aprender a se adequar aos novos interesses, como o acesso as novas tecnologias por exemplo, é algo urgente e inevitável, mesmo que cada educador tenha que faze-lo de acordo com a realidade de cada escola, considerando que os recursos disponíveis para cada instiutuuição é muito diferente de uma para outra.

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imagem de Regiane Cristina Mareze Sipioni Castione

reflexão do caderno 2

Reflexão e ação Jovens, em qualquer período de sua existência trará desafios a serem enfrentados, cada grupo em épocas diferentes tem acessos a tecnologias que hoje são obsoletas, mas que no passado eram altamente revolucionárias. Quem não se lembra do mimeógrafo, hoje substituído por uma impressora, quem não se lembra de um toca-discos, hoje substituído por aparelhos de CD. Em todos os tempos surgem os conflitos, e em todos temos que compreender, e achar um meio para que a solução apareça. Somos então, mediadores. O olhar que devemos ter para nossos jovens se dá pela compreensão que temos da percepção no momento de uma fala, no momento de uma discussão, ou no momento em que simplesmente estamos ao seu lado. Conhecer essa jovem, é participar sim da sua vida não simplesmente como um transmissor de conteúdo, mas ir além de. Mas somos limitados, nos impõem conteúdos a serem ministrados, nos dizem que em duas aulas temos que transmitir conhecimento, fazer avaliações, trabalhos, recuperação............ops! faltou tempo.

Se uma escola é um local onde se estuda onde estão professores e alunos e onde acontece a aprendizagem e professores e alunos, ainda não sabem desse significado, a sensação que temos é que ela não serve pra nada, então porque todos querem estar nela.
Direcionar então um olhar diferente para estes que estão ali, deixar o orgulho e a vaidade de lado e se colocar no lugar do outro. Erros, acertos sempre ocorrerão devemos sim aprender com eles, considerando aqui professores e alunos. Focar o seu ensino, e ensinar o foco ao aluno. Respeite para ser respeitado. Seja honesto, cumpra seu papel como educador. Não engane a si mesmo.
Falta-se trabalhar o SER integral nas escola e ensinar que é primeiro preciso SER para TER, e não o que se faz hoje TER tem que SER.
Para se utilizar a tecnologia, primeiramente tem-se que saber utilizar esta, segundo utilizar celular em sala de aula somente como função pedagógica incluindo professor. (somente sinto que um aluno que não tenha condições financeiras de comprar um celular, estará se privando de coisas em sua casa, para ter o celular e poder levar para casa, até que ponto devermos permitir essa diferença). Proporcionar em todas as salas de aula, de forma fixa os retroprojetores/multimídia. Programas de química, física, matemática e outros. Assim facilita ensinar ao aluno o uso correto de internet, pesquisas exercícios. Afinal uma sala de aula de informática apenas para cerca de 20 turmas diferentes é insuficiente para trabalhar com os alunos, assim motiva-se eles a utilizarem o celular em sala de aula.
Sempre oportunizei com os alunos, meios para realizar trabalhos interdisciplinares e que vão além dos muros da escola, muitos alunos que tive e participaram comigo destes, hoje estão nas universidades ou empregados em grandes empresas. Coincidência ou não foi muito significativo para eles, só que para o professor que investe neste tipo de projeto, tem que saber que não ficará em zona de conforto, e que muitas vezes fará além do que trabalha na escola.
Lembrando apenas que a maioria das disciplinas só tem duas aulas semanais.
Para quem interessar, o livro A arte de Educar crianças de RON CLARK , deveria ser lido por todos os professores. Ele ensina muito e com certeza traz muitas dicas de como evitar as situações do dia a dia do século XXI. Para trabalharmos relacionamento, instituição, conflitos entre outros, sugerimos a aplicação das oficinas do futuro, dinâmicas de grupo, ações ambientais, feria das profissões (já desenvolvida anualmente na escola), feira de ciências( já desenvolvida na escola) dia da consciência negra (já desenvolvida anualmente na escola) e principalmente trabalhar deveres e respeito com os alunos.

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