Caderno II desenvolvido pelo grupo do Colegio Estadual Angelo Antonio Benedet - Santa terezinha de Itaipu - Nucleo Regional de Educação de Foz do Iguaçu

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Na data do dia 16/08/2014, nosso encontro foi realizado para debater o caderno O JOVEM COMO SUJEITO DO ENSINO MÉDIO, pois este vem a ser o futuro deste país, não é de hoje que ouvimos falar que o futuro depende dos jovens, mas essa carga cabe a todos nós, não apenas a nova geração. Não podemos deixar de acreditar e lutar por um mundo melhor.

Retomando o contexto da leitura, na página 10 do caderno II, a letra da música (Charlie Brown Jr, “Não é sério”) diz: o jovem no Brasil nunca é levado a sério [...] Sempre quis falar, nunca tive chance. Infelizmente isso é uma tendência na escola de não considerar o jovem como interlocutor válido na hora da tomada de decisões importantes para a instituição. Porém muitas vezes, ele não é convidado para dar opiniões e interferir na questões que lhe dizem respeito diretamente.

Se for pensar que o jovem é aquele que ainda não se chegou a ser. Nega-se assim o presente vivido. Ao pensar desta forma é o mesmo que destituí-lo de sua identidade no presente em função da imagem que projetamos para ele no futuro.

É preciso criar alternativas positivas, não enfatizar os aspectos negativos e as peças idealizadas que faltariam para compor o nosso tipo ideal de jovem. Chega de mesmice, nós professores, direção e equipe pedagógica devemos mudar nosso cotidiano escolar, seja rever o nosso conteúdo, ou seja elaborar aulas mais atrativas, enfim toda uma dinâmica em sala de aula deve ser aprimorada. Nosso aluno precisa ser motivado, considerado importante, fazer parte deste contexto, partindo do seu conhecimento prévio e adquirido. Somente assim podemos traze-lo de fato para ser participante efetivo do ensino aprendizagem de qualidade.

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imagem de ERIONLDO MELO DOS SANTOS

leitura e discussão O jovem como sujeito do Ensino Médio

No dia 30/08/2014, o grupo se reuniu para discutir a temática 2 e postar sobre a discussão do grupo a respeito do jovem como sujeito do Ensino Médio.

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