Pacto Nacional pelo Fortalecimento do Ensino Médio
Etapa II
Caderno I: Organização do Trabalho Pedagógico no Ensino Médio
Data: 18/04/2015
Colégio Estadual “Professora Maria Helena Teixeira Luciano”
GER2015 – T117
Orientador de Estudos: Ricardo Marcos Volpini de Souza
Cursistas:
Eric Allen Bueno
Márcia Francisco de Paula
Rosely Caetano
Sandra Luiza Souza Leal de Siqueira
Vivaldo Gomes Júnior
Reflexão em Ação
3) Refletir sobre os principais problemas da escola, seus impactos e propor ações para resolvê-los (p.32).
PROBLEMA
(o que precisa ser mudado)
Drogas
IMPACTOS NEGATIVOS
(Do problema)
Dificuldade de aprendizagem, evasão escolar, problemas de sociabilidade, violência
AÇÕES
(Pare resolver o problema)
Patrulha Escolar, participação efetiva na orientação e prevenção ao uso de drogas, palestras educativas com profissionais da área da saúde.
PROBLEMA
(o que precisa ser mudado)
Indisciplina
IMPACTOS NEGATIVOS
(Do problema)
Interferência direta no processo ensino-aprendizagem, dificultando a produção e a compreensão do conhecimento. Conflitos entre educandos destes com seus educadores.
AÇÕES
(Pare resolver o problema)
Discutir o regimento interno da escola, o Estatuto da Criança e do Adolescente e convocar os responsáveis para um acompanhamento mais efetivo do educando e tomar as providências cabíveis. Encaminhamento à equipe pedagógica, direção e/ou conselho escolar das situações mais graves para buscar as possíveis soluções.
PROBLEMA
(o que precisa ser mudado)
Número de alunos por sala
IMPACTOS NEGATIVOS
(Do problema)
Queda de rendimento, dificuldade de comunicação, o ambiente se torna insalubre, stress e favorecimento da indisciplina.
AÇÕES
(Pare resolver o problema)
Diminuição do número de alunos, sendo o ideal de 20 alunos por sala.
PROBLEMA
(o que precisa ser mudado)
Distorção idade / série
IMPACTOS NEGATIVOS
(Do problema)
Os alunos na idade/série corretas são prejudicados por estes em virtude da diferença de idade e mentalidade; Problemas de “pertencimento” ao grupo.
AÇÕES
(Pare resolver o problema)
Criação de turmas com somente alunos fora da idade/serie correta (aceleração de aprendizagem), com estratégias e metodologias diferenciadas, objetivando uma melhor apreensão dos conteúdos básicos, como pré-requisito para avançar nas séries subsequentes (a exemplo do programa “Correção de Fluxo” implementado no final da década de 1990 no estado do Paraná).
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Atividade da pg 32
Atividade da pg 32
Artigo acima
Após análise dos problemas elencados nas discussões realizadas na semana pedagogica produzimos este relato acima.