CADERNO I
Colégio Estadual Nilson Baptista Ribas – EFM
Rua Jaime Veiga, 472 – Seminário, Curitiba – Paraná.
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Pacto Nacional pelo Fortalecimento do Ensino Médio - 2014
Professores:
Ana Edith Calvetti
Claudia Mara J A C D Ornellas
Damaris Pereira de Souza
Darines Sofia Ricardo
Edite Maria Gonçalves Cunha
Fabiani de Fatima Alves
Jaqueline Bellani
Leocadia de Oliveira Mendes
Marinês Torres de Souza
Roberto Carlos da Rocha Santos
Rodrigo L R Stecinski
Sheila Cristina dos Santos
REFLEXÃO E AÇÃO - CADERNO I - TÓPICO 1
A partir da reconstrução histórica apresentada no tópico 1"Ensino Médio – Um balanço histórico institucional", identifique (individualmente e em grupo) os desafios que permanecem para o ensino médio na realidade brasileira e levantem possibilidades de explicação para eles.
R: A falta de interesse dos jovens pelo ensino médio e o alto índice de evasão dos alunos estão entre os principais problemas da educação brasileira nesta etapa da escolarização. Um dos fatores é a questão socioeconômica dos alunos, que levam uma parcela dos jovens a trabalharem muito cedo, desestimulando-os para o estudo aumentando dessa forma o índice de reprovação e o abandono escolar.
Podemos determinar algumas questões para o ensino médio como a qualidade dos professores, o que envolve a formação na universidade, a oferta de educação continuada, as condições de trabalho, a carreira, incluindo salários, e a dedicação exclusiva. O número de alunos por sala de aula, fator responsável pelo rendimento escolar. A ampliação do tempo do jovem no ambiente escolar com real qualidade.
Conhecer a realidade que se quer transformar é o primeiro passo para que seja possível adequar o atendimento, planejar e estruturar estratégias de contenção do abandono, avaliar e promover melhorias significativas e eficazes, como por exemplo, implantação e ampliação de cursos técnicos. Isso só acontece com o envolvimento de todos: governo federal, estadual, escolas com toda comunidade escolar, família, comunidade em fim toda a sociedade.
O grande desafio no ensino médio é garantir o direito igualitário de todos de forma pública, gratuita, laica e com qualidade. E as especificidades precisam ser consideradas no projeto pedagógico e na organização curricular, sem prejuízo da garantia da base comum, assentada na concepção de formação humana integral.
REFLEXÃO E AÇÃO - CADERNO I - TÓPICO 2
Caro colega professor, em um trabalho coletivo — envolvendo colegas professores, funcionários da instituição, membros da equipe gestora e os próprios alunos — levante dados que permitam conhecer aspectos que vocês julguem importantes do perfil social, cultural e econômico dos sujeitos matriculados no Ensino Médio de sua escola.
Para isso, a sugestão é que escolha UMA turma de Ensino Médio em que você atua. Essa turma poderá ser utilizada para a aplicação das demais atividades dos próximos Cadernos.
R: O perfil social, cultural e econômico dos alunos matriculados no Ensino Médio é de classe econômica baixa, com acesso cultural limitado, atividades esportivas também limitadas, baixo rendimento salarial no âmbito familiar o que leva os jovens a trabalhar cedo, falta de perspectiva e ambição quanto aos estudos, famílias desestruturadas emocionalmente e com dificuldades de impor limites aos seus filhos o que leva o envolvimento de seus membros e dos jovens com bebidas alcoólicas e drogas. A falta de diálogo entre pais ou responsáveis com seus filhos leva os jovens a rebeldia e relacionamento sexual muito cedo sem preocupações com DSTs ou gravidez indesejada. Outro fator é a obrigação do comparecimento na escola para não perder a bolsa família.
REFLEXÃO E AÇÃO - CADERNO I - TÓPICO 3
Nas DCNEM afirma-se que o Ensino Médio, em todas as suas formas de oferta e organização, baseia-se na formação integral do estudante, tendo, dentre outros aspectos, o trabalho como princípio educativo, a pesquisa como fundamento pedagógico e a integração entre educação e as dimensões do trabalho, da ciência, da tecnologia e da cultura como base da proposta e do desenvolvimento curricular.
a) Quais os principais princípios e fundamentos que constituem a proposta de formação humana integral. Registre a compreensão acerca desses elementos.
R: A Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional estipulou o Ensino Médio com função formativa, etapa de conclusão da Educação Básica. Esta educação básica envolve educação infantil, o ensino fundamental, o ensino médio e a educação de jovens e adultos que tem por objetivo possibilitar condições de acesso e permanência na escola.
Um projeto de formação humana integral promove o encontro sistemático entre cultura e trabalho, fornecendo aos alunos uma educação integrada ou unitária capaz de propiciar-lhes a compreensão da vida social, da evolução técnico-científica, da história e da dinâmica do trabalho.
A formação humana integral implica em competência técnica e compromisso ético, que se revelem em uma atuação profissional pautada pelas transformações sociais, políticas e culturais necessárias à edificação de uma sociedade igualitária. Para isso é preciso incorporar ao currículo conhecimentos que contribuam para a compreensão do trabalho como princípio educativo.
b) Reflita sobre como desenvolver estudos que fundamentem práticas pedagógicas que possam contribuir para a materialização dessa proposta na escola, considerando os aspectos potencializadores, assim como as eventuais dificuldades a serem superadas.
R: Uma prática pedagógica significativa decorre da necessidade de uma reflexão sobre o mundo do trabalho, da cultura desse trabalho, das correlações de força existentes, dos saberes construídos a partir do trabalho e das relações sociais que se estabelecem na produção. E pela luta na melhoria das condições de trabalho, incluindo remuneração e carreira, apropriando-se criticamente dos conteúdos das novas DCNEM onde todos os envolvidos na educação contribuam para uma efetiva transformação na escola.
REFLEXÃO E AÇÃO - CADERNO I - TÓPICO 4
Como foi visto, temos um grave desafio a enfrentar em nossa realidade educacional, quando a metade (50,9%) dos jovens entre 15 e 17 anos não frequenta o ensino médio e aproximadamente um terço (34,3%) ainda está, como repetente ou por ingresso tardio, no ensino fundamental. Utilizando dados da PNAD/ IBGE, vimos que a taxa líquida de matrícula para essa população passa de 17,3%, em 1991, para 32,7%, em 1999, atingindo 44,2% em 2004 e 50,9% em 2009 (IBGE, 2010). Os indicadores apresentados são muito importantes na medida em que expressam a exclusão de grande número de brasileiros do acesso à educação e da permanência na escola, assim como de outros direitos. A relação entre educação e participação no desenvolvimento social torna inadiável o enfrentamento dos problemas.
Diante deste quadro, como chegar à universalização do ensino médio?
R: Universalizar o ensino médio é assegurar que toda a população de 15 a 17 anos frequente as séries adequadas a cada idade, isso vai exigir que os alunos com 15 anos ou mais que estão no ensino fundamental cheguem e sejam incorporados ao ensino médio. Além de levantamentos confiáveis sobre os jovens que estão fora da escola seja por qual motivo for devemos colocar em prática estratégias para que concluam sua escolaridade.
Não basta aos jovens frequentar a escola, mas construir aprendizagens relevantes e significativas ao longo de sua escolaridade. Educar para a vida é ensinar o que faz sentido, não apenas o que é pragmático. Para a maioria dos jovens, a escola tem sido um espaço desmotivador. Mudar, nesse contexto, significa abandonar alguns paradigmas sobre o que é ensinar e aprender e voltar os olhos para a educação básica e a formação de professores, rever e revitalizar os compromissos com a escola e o aluno. E isso precisa ser feito: com recursos financeiros para o ensino médio, com professores bem formados e melhor remunerados, com o compromisso de construir coletivamente a escola que faça diferença na vida dos jovens e na vida do País.
A melhoria das condições de sucesso e permanência dos estudos depende de uma série de investimento, tendo em vista a qualidade de ensino: em equipamentos, reformas, ampliação e revitalização do espaço físico, na qualificação permanente dos professores, mas não será suficiente se não houver uma reconstrução da proposta político pedagógica da escola, tendo em vista as demandas de educação do jovem e da sociedade, em face da nova realidade da vida social e produtiva.
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Comments
desinteresse pelo estudo
São tantos os motivos que levam os alunos ao desinteresse pelo estudo e quero acrescentar mais um :o horário .Precisamos rever o horário de entrada e permanência dentro da escola e quando se fala em escola integral onde a permanência é ainda maior ,se não tivermos estrura suficiente para atender esta ampliação de carga horária na escola o desinteresse se tornará ainda maior.
REFLEXÃO E AÇÃO - CADERNO 1
INSTITUTO ESTADUAL DE EDUCAÇÃO "DR.CAETANO MUNHOZ DA ROCHA"
RUA JOÃO EUGENIO, n. 894, Bairro Costeira, Paranaguá - Paraná
Pacto Nacional pelo Fortalecimento do Ensino Médio - 2014
Orientadora: Professora Andréia Maria Digiovanni Frumento
Professores:
Célia Regina Andrioli Silva Barbosa
Claury Patricio Cabral dos Santos
Eroni de Jesus Avila
Glauce Verônica Cabral dos Santos
Elaine Bueno Martins Veiga
A partir da leitura do texto sobre a reconstrução histórica, identificamos que O GRANDE desafio ainda é a EVASÂO, ocasionada pela ausência de Políticas Públicas voltadas para o Ensino Médio. Entendemos que estas políticas precisam atender a heterogeneidade da realidade do aluno e da formação continuada dos professores, medida esta que se observa com o desenvolvimendo do Pacto pelo Ensino Médio, que busca uma interação com os professores através do embasamento teórico e a possibilidade da sua aplicabilidade de forma prática, "práxis", portanto essas politicas públicas deverão ser construidas coletivamente.
Desinteresse Pelo Estudo
Professora Sheila
Muito pertinente o seu parecer, a carga horária do aluno no ambiente escolar, não é sinônimo de qualidade na educação.
ESTUDOS ACADÊMICOS OBSERVATÓRIO DO ENSINO MÉDIO
COLÉGIO ESTADUAL BEATRIZ FARIA ANSAY
RUA FRANCISCO XAVIER DE OLIVEIRA, 315 - Bairro TATUQUARA - CURITIBA - PR
Pacto Nacional pelo Fortalecimento do Ensino Médio - 2014
Orientadora: Professora PRISCILA ALINE CARDOSO
Professores:
VALDECIR DE SOUZA SANTOS
VALDECY PEREIRA DOS SANTOS
ERENITA MARIA DUPONT
PEDRO CONEJO JÚNIOR
ROSICLER FERRAZ CESCHIN
ROSICLER BARBATO PRONSATE
DANIELA CRISTINA FOGAÇA GRIEBLER
APARECIDA CANDIDA DE CARVALHO
ADEMIR VOLPATO GESSER
MÁRCIA OLIVEIRA BEZERRA
ANA NELCY DOS SANTOS
LUCIANNE EBERT
Os desafios são: a desigualdade social, tendo em vista a necessidade do trabalho; os projetos do governo de conclusão imediata do EM; e a falta de apoio familiar.
O perfil do aluno da rede pública é basicamente composto de uma situação econômica precária, necessitando do trabalho e projetos de conclusão do EM imediato, não priorizando assim o conhecimento intelectual e sim o conhecimento funcional.
Reflexão sobre permanência no E.M
Posso assim entender que além do conhecimento científico o professor deve ter um olhar humanitário. O conhecimento do ser humano e suas carências essenciais é necessidade neste ensinamento para se chegar a garantia de vida. Devendo fortalecer a relação comunicativa, respeitando e acolhendo todas as vozes.
Comentário sobre a Permanência no E.M.
Concordo com a Profª Scheila, devemos rever a carga horária , além de buscar um acompanhamento psicológico para os alunos e seus familiares, motivando-os a estudar e buscar um futuro mais promissor.
Desinteresse escolar
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Observando o comportamento de grande parte dos estudantes, acredito que uma das dificuldades a ser superada é mudar a mentalidade do aluno em relação ao modo de ver a escola. Ele esta acostumado a vir à escola por imposição, não demonstra interesse tão pouco vontade, não conseguem ver mais adiante, apenas o agora, o imediato. Não percebem que seu futuro depende desta fase e que se ela for realizada com empenho, com certeza as chances de obter um emprego mais qualificado ou cursar uma “faculdade” serão maiores. Poucos tem esta visão de futuro, e são justamente os que tem o incentivo da família, que é outra “pedra” no nosso caminho, pois grande parte é desestruturada.