caderno de Linguangens

PACTO NACIONAL DO ENSINO MÉDIO – COLÉGIO ESTADUAL PROFª LUIZA ROSS
O uso da linguagem não é uma prática neutra e o sujeito se constitui no modo como atua através dela.  A linguagem consiste na prática de um esporte, na escrita de um e-mail, na ação de fotografar e expor uma fotografia, a representação de um estilo musical, no movimento da dança e estas são formas de produção de sentido que se dão como linguagens. Essas práticas trazem consigo as identidades de diferentes grupos sociais e cumprem um importante papel no processos de constituição do sujeito.
Na análise do filme “O Enigma de Kaspar Hauser” podemos perceber que a relação entre a linguagem e a construção da realidade se dá de forma descontextualizada, já que o personagem não se integra ao grupo que nasceu durante uma parte de sua vida e não assimila o conjunto de hábitos e costumes característicos desse grupo. Uma importante reflexão nesse filme é a questão da imposição e opção da linguagem, já que o personagem desperta questões filosóficas sobre o surgimento de algumas ideias transformadas através da linguagem, assim como a reprodução social em que é preciso conhecer a história para se aceitar esse sujeito no seu meio. Sendo assim Kaspar, mesmo com a aquisição total da linguagem e dos conceitos abordados por ela, não seria aceito totalmente naquela sociedade.
Diante dessa reflexão, mediada pelas dimensões da atividade educativa: trabalho, cultura, ciência e tecnologia e respeitando o direito à aprendizagem e ao desenvolvimento humano na educação Básica, realizamos uma atividade proposta no caderno de Linguagens. A reflexão e ação trouxe como atividade um exercício que levasse em conta a realidades dos estudantes, compreendendo quatro etapas: o levantamento de práticas de linguagem (interação/ expressão) presentes em suas vidas; como elas poderiam ser mobilizadas como atividades de ensino aprendizagem,  quais conhecimentos estariam presentes  e quais direitos à aprendizagem e ao desenvolvimento humano seriam contemplados; exposição do levantamento e reflexão para os colegas;  desenvolvimento de uma discussão contemplando o alcance dos direitos e as possibilidades de trabalhos interdisciplinares. A atividade foi realizada em uma turma de 2ºano do Ensino Médio e sistematização da proposta teve como resumo: As práticas de linguagens mais comuns citadas pelos grupos foram: Entrevista de emprego, elaboração de Curriculum, busca de direitos do consumidor, apresentação de trabalhos no universo escolar, comunicação no ambiente de trabalho, entre outras. Ao apontar como essas atividades poderiam ser mobilizadas como atividades de ensino aprendizagem, os grupos citaram as atividades de escrita e oralidade nas diversas disciplinas, atividades de teatro e apresentações, atividades artísticas (dança, música) e atividades esportivas

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imagem de ZENILDA NEPOMUCENO DE ALMEIDA ROMANIO

Caderno de Linguangens

Ao grupo que com muita sobrecarga de trabalho se dedicou a formação deste caderno. Parabéns

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