CADERNO 6: AVALIAÇÃO NO ENSINO MÉDIO – C. E. TANCREDO NEVES – EFMP - FRANCISCO BELTRÃO
AVALIAÇÃO NO ENSINO MÉDIO
Segundo as DCNEM (Brasil, 2012), a avaliação é concebida em três dimensões: a) avaliação da aprendizagem; b) avaliação institucional; c) avaliação externa.
Para os professores cursistas a avaliação na prática docente abrange o ensino e o aprendizado.
A avaliação da aprendizagem, segundo a LDB 9394/96, é voltada à promoção do aluno. O PPP do Colégio Tancredo Neves concebe-a com uma finalidade diagnóstica, sendo processual, formativa, contínua, cumulativa, com recuperação paralela dos conteúdos não aprendidos pelo aluno. É sistemática, com registro de dados e socialização das ações tomadas pelo docente durante o ano letivo. O processo se dá sobre a metodologia de ensino e a aprendizagem, ou seja, é a análise sobre as dificuldades e potencialidades do professor e do percurso do aluno.
Os professores do Colégio Tancredo Neves têm preocupação quanto ao rendimento de grande número de alunos, pois, mesmo com a variação dos procedimentos metodológicos, muitos alunos não aprendem, não conseguem ou não querem aprender. Na perspectiva de avaliação do rendimento escolar dos alunos, a escola considera a influência de inúmeros fatores: dificuldade de aprendizagem, deficiência intelectual, transtornos globais e específicos, condições sociais e econômicas, violência familiar, riscos sociais e afetivos, trabalho, saúde, entre outros.
De outro lado, há alunos e pais que afirmam que a escola não dá conta de realizar seus anseios tanto na vida pessoal quanto na profissional, ou seja, o currículo não condiz com suas reais necessidades. A carga horária, segundo os que trabalham, deveria ser menor do que a ofertada. Considerando a realidade dos alunos que trabalham, à noite a escola tem utilizado horário e metodologia diferenciada.
Segundo o PPP do Colégio Tancredo Neves, o processo educativo visa propiciar ao aluno a aquisição do conhecimento científico a partir do senso comum e da relação entre teoria e prática (conteúdo e realidade). Ao mesmo tempo, tem por objetivo formar o aluno para a vida, para o trabalho e para a continuidade de estudos posteriores. No plano de trabalho docente, são registrados os critérios e os instrumentos utilizados pelo professor, o estágio de desenvolvimento da aprendizagem em que o aluno se encontra, bem como, a expectativa do professor sobre os possíveis avanços no processo de ensino e aprendizagem.
Periodicamente, a equipe docente, pedagógica e direção se reúne para realizar o conselho de classe, onde avaliam o processo de ensino e aprendizagem. É comum ouvir a frustração de alguns professores em razão do baixo rendimento escolar de seus alunos.
Há dois anos, os alunos participam da avaliação do processo de ensino e aprendizagem e da organização do trabalho escolar. Ao final de cada trimestre, quando ocorre o pré-conselho de classe, eles levantam pontos positivos e negativos e apresentam sugestões que julgam relevantes para a melhoria da qualidade do processo educativo.
A avaliação institucional, via de regra, deve partir dos objetivos e ações previstas no PPP, dos planos de ensino tendo em vista a aprendizagem dos alunos, assim como, dos avanços e aspectos escolares que merecem reorientação. Dentre estes, encontram-se os de natureza administrativa, pedagógica e financeira, avaliados democrática e coletivamente pelos integrantes da comunidade escolar. O objetivo dessa avaliação é compreender, organizar e transformar o espaço institucional em favor do interesse público. A integração dos sujeitos – gestores, professores, funcionários, pais, alunos – é fundamental para que a organização e a transformação do espaço escolar em favor do interesse público ocorra, de fato.
Com relação aos pais, uma das dificuldades enfrentadas é a participação efetiva em encontros onde são desenvolvidos temas específicos da formação familiar. A participação ainda é considerada tímida em relação ao esperado. A escola tem realizado inúmeras atividades formativas com diferentes temas, como, por exemplo, a autoridade dos pais na educação dos filhos, prevenção ao consumo de álcool e de outras drogas, etc. A cada ano, busca-se atingir o maior número possível de pais nos encontros realizados.
Durante encontros e semanas pedagógicas, os educadores do Colégio Tancredo Neves são informados e orientados pela equipe diretiva quanto à perspectiva atual do funcionamento da escola e da necessidade de mudanças com vistas à melhoria da qualidade na organização do trabalho escolar. Na oportunidade, são debatidos temas diversos, propostos pelo coletivo. Neste ano, foram incluídos alunos integrantes do Grêmio Estudantil os quais contribuíram com as decisões tomadas para a condução do processo educativo nas últimas semanas de aula. Para aqueles que não se fazem presentes, a direção busca informá-los pelos meios mais acessíveis.
A avaliação externa tem por finalidade avaliar a instituição e o rendimento escolar de alunos com vistas à qualidade no processo educativo. Geralmente, as provas são aplicadas em alunos concluintes do Ensino Fundamental e do Médio, cujos questionários são elaborados pelo MEC e pela SEED. Nessa modalidade avaliativa situam-se o ENEM, SAEB, SAEP.
Nas avaliações do SAEP, aplicadas em 2012, o Colégio Tancredo Neves atingiu um índice de desenvolvimento básico no ensino médio (entre 258 e 261 pontos para as disciplinas de Português e Matemática), sendo que, para o SAEP a pontuação adequada encontra-se em nível acima de 300 pontos. Os cursistas entendem que o conteúdo avaliado pelo sistema educacional não condiz com o trabalhado pelos professores na escola, sendo que o nível das questões postas é de difícil compreensão por parte dos alunos. No Colégio Tancredo Neves, os componentes curriculares são trabalhados com base na PPC, sendo que os critérios e os instrumentos de avaliação são determinados pelo professor de cada disciplina.
O IDEB é constituído de uma tabela contendo as metas (índices) projetadas pelo MEC de 2007 a 2021 e os resultados obtidos pelas escolas em nível do ensino fundamental. Até 2013, as projeções e os resultados obtidos pelo Colégio Tancredo Neves são, respectivamente: 2007 (4,1 - 4,1), 2009 (4,2 - 4,0), 2011 (4,5 - 3,8), 2013 (4,9 - 4,2). Em 2007 o índice projetado foi atingido, contudo, há uma ligeira queda nos anos de 2009 e 2011 e pequena elevação em 2013. Indiferentemente das projeções e dos resultados obtidos, todo ano alunos do Colégio Tancredo Neves são aprovados e formados em diferentes cursos de universidades das mais conceituadas, sejam públicas ou privadas.
Para Crahay (2002), a avaliação externa não pode ser tomada como proposta curricular, e, sim, como referencial. Através dela também são computados índices de fracasso, repetência e evasão escolar, parâmetros estes utilizados pelo sistema e respectivos departamentos educacionais com o intuito de aprimorar a qualidade de ensino na rede.
No turno da noite, a realidade mais preocupante para o Colégio Tancredo Neves está relacionada ao alto índice de evasão. Em diálogo realizado com os alunos durante este ano, professores cursistas constataram que os casos de evasão estão relacionados a aspectos como trabalho, problemas familiares, casamento/concubinato, gravidez, envolvimento com drogas, aversão aos estudos/escola. Por coincidência, as reprovações ocorrem em função da baixa frequência e da evasão escolar.
A escola tem buscado reduzir o índice de repetência e de evasão por meio do diálogo com alunos e pais com o intuito de incentivar a frequência e a permanência dos mesmos na escola.
- Logue-se para poder enviar comentários
Comments
Gostei do texto só tenho a
Gostei do texto só tenho a acrescentar que o grande salto para uma aprendizagem realmente significativa esta na estrutura familiar, pois, quando o aluno tem receio de magoar alguem que ele goste e que o apóie, ele não vai querer ficar com uma nota baixa, por exemplo. Essas relações afetivas é o que vejo que está faltando, percebo isso principalmente quando tenho que atender os pais em reuniões ou individualmente.