Caderno 5

Caderno 5 : Gestão Democrática. Reflexão  4 ( Grêmio Estudantil)

A escola visa a aprendizagem (conhecimento científico) dos alunos e para esse fim específico as instituições escolares necessitam da presença de gestores que atuem na perspectiva de uma Gestão Democrática em um ambiente favorável ao trabalho educacional. Nesse sentido, deve-se promover a participação desta comunidade na gestão da escola, por meio das instâncias colegiadas (Associação de Pais, Mestres e Funcionários - APMF, Conselho Escolar, Grêmio Estudantil,  Conselho de Classe e outras formas de representação).

Para tanto realizou-se juntamente aos membros do Grêmio Estudantil um questionário sobre as ações implementadas na escola e sua autonomia, bem como a visão que possuem sobre sua função e importância.

                                   Grêmio Estudantil

Desde quando existe o Grêmio Estudantil no colégio?
Quais os objetivos dos membros do atual Grêmio ao se candidatarem?
Que apoio têm da instituição e quais ações já realizaram no mandato?
Que visão os integrantes têm sobre sua atuação ?
Participam das decisões da vida escolar?
Que reconhecimento tem em relação a comunidade escolar?
Qual a visão de escola para o Grêmio Estudantil?

       Respostas dos representantes do Grêmio Estudantil

Sempre existiu e nós estamos atuando desde 2013.
O objetivo é auxiliar juntamente com a direção, fazer melhorias no ambiente escolar, com o intuito de socializar-se, representando a voz dos alunos.
O apoio não é grande, pela falta de tempo e espaço pelos  membros da instituição mas o pouco é de grande efeito. Já realizamos o festival do sorvete, protestos fora da escola, entre outros eventos realizados com ACES.
Todos se esforçam ao máximo para fazerem sua parte, nem sempre podendo estarem presentes, infelizmente somos barrados para fazermos algumas coisas ou nem temos apoio.
As questões que envolvem a APP e o Conselho Escolar sim, mas não é sempre que temos envolvimento.
A comunidade escolar sempre acha que mais coisas poderiam ser feitas mas eles não sabem da nossa dificuldade em desenvolver atividades que também sejam aceitas pela escola.
O melhor ambiente que temos para desenvolver ações e atividades que envolva os alunos.

A partir dessas respostas e da leitura do Caderno V percebemos que estamos distantes da construção da gestão democrática, devido à falta de comprometimento de todas as instâncias colegiadas. Também verifica-se a falta de tempo para tais atividades devido ao acúmulo de funções, seria necessário o acompanhamento direto da direção, equipe pedagógica e do grupo de professores, orientando as ações dos estudantes.

Ficam falhas as ações que podem ser realizadas pelo Grêmio Estudantil na escola e teríamos como sugestões a organização de palestras sobre diversos temas (drogas, sexualidade, violência, meio ambiente, preconceito entre outros). Promover eventos culturais, gincanas e concursos integrando os alunos e a comunidade.

 

Grupo de professores do Colégio Victório – Cascavel-PR

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imagem de Gladimar Terezinha Racoski

Gestão Democrática

Gestão DemocráticaGladimar

A gestão democrática no cenário contemporâneo é um dos fundamentos da qualidade da educação na escola pública, pois por meio dela todos os envolvidos no processo educativo participam ativamente do ambiente escolar exercendo assim a sua cidadania. Sendo assim, é fundamental que está passe por todos os segmentos que atuam na escola pública, para que estes possam participar coletivamente e isso requer mudanças nas relações de poder transformando as relações autoritárias e centralizadoras para dialógicas e democráticas, e isso só acontecerá mediante a mudança de postura dos envolvidos nesse processo.Diante disso, gestores e educadores devem proporcionar um espaço de interação de saberes delegando poderes em prol da aprendizagem do educando, pois pensar o trabalho de forma coletiva significa construir mediações que garantam a todos o direito de exercer sua cidadania, pois uma escola bem organizada e bem gerida assegura condições pedagógicas, didáticas, organizacionais e operacionais, propicia também um bom ensino e isso não depende exclusivamente do professor, da família ou do aluno, e sim de todos os segmentos que atuam na escola, por isso a relevância da gestão democrática.Promover a gestão democrática da escola implica dedicar tempo para a concretização de cada passo do processo de discussão e decisão. É preciso formação política para que os envolvidos no processo consigam fazer uma boa discussão para daí por em prática a tomada de decisão, pois quanto mais a prática da discussão e da tomada de decisões coletivas mostra resultados que beneficiam a escola, a qualidade do ensino e os que aí trabalham e estudam, mais a disposição para realizá-la se fortalece e, com ela, a própria gestão democrática.

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imagem de PIERINA GISSELA ZANIN

Gestão Democrática

Gestão Democrática Gissela

Falar em gestão democrática é contraditório, quando se presencia desmandos governamentais, exemplo disso foi a prorrogação do mandato de diretores, eleitos democraticamente para um triênio, e as alegações foram as mais autoritárias e falaciosas possível. Sem contar o formato da formação continuada, que há algum tempo fica na mera leitura do material imposto pela SEED, que resulta em leitura, discussão, preenchimento de fichas ou avaliações, que nada tem a ver com a prática pedagógica no interior das escolas.A produção da gestão escolar democrática é muito difícil no contexto de processos não democráticos de gestão da educação, pois se vive de contradições porque na maioria das vezes a comunidade escolar apenas legitima processos de participação coletiva, mas que em verbas, por exemplo, já vem “engessado” onde se gastar o dinheiro, não se leva em conta a realidade vivida de cada escola. É desmotivador até a participação dos pais na escola, pois tudo gira em torno da burocracia. A efetiva realização da gestão democrática dos sistemas de ensino e das escolas não depende somente da legislação, ainda que esta seja uma dimensão fundamental.A gestão democrática é processo de construção social que requer a participação de diretores, pais, professores, alunos, funcionários e entidades representativas da comunidade local como parte do aprendizado coletivo de princípios de convivência democrática, de tomada de decisões e de sua implementação. Para isso é preciso que haja formação política nesses segmentos com objetivo de aprimorar o conhecimento de como funciona a sociedade para que todos entendam o papel que cada sujeito deve exercer rumo à mudança em sua comunidade.Por isso quando se busca construir na escola um processo de participação baseado em relações de cooperação, no trabalho coletivo e no partilhamento do poder, é necessário exercitar a pedagogia do diálogo, do respeito às diferenças, garantindo liberdade de expressão, a vivência de processos de convivência democrática, a serem efetivados no cotidiano, em busca da construção de projetos coletivos, dessa forma haverá a efetiva e tão sonhada gestão democrática.

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