Guaraniaçu, 16 de setembro de 2014.
Caderno 4 do MEC - Áreas de Conhecimento e Integração Curricular
REFLEXÃO E AÇÃO – (Cartas a Théo, de Vicente Van Gogh).
O texto trata dos instrumentos disponíveis na época para o trabalho e para comunicação, trazendo também dúvidas sobre o papel dos instrumentos tecnológicos. Contextualizando para os dias atuais poderíamos discutir em sala de aula com os alunos o papel da internet na educação. Tendo em vista que nos dias atuais, tornou-se um dos maiores veículos de trabalho e comunicação entre as pessoas, a quem diga uma nova forma de educação.
Nesta perspectiva, alguns questionamentos poderão ser levantados e debatidos em sala de aula: Será que vai ser a escola do futuro? É possível aprender e viver neste sistema de sociedade? É preciso estabelecer normas para regulamentar as condutas, possibilidades e limites nessa relação? É possível tornar algo mais humano, através da linguagem utilizada? Será que as tecnologias produzem conhecimento, é apenas uma importante ferramenta para favorecer a comunicação, a informação e a troca de experiências, no desenvolvimento de ações relacionadas a processo educacional?
Outros aspectos a serem abordados considerando o texto de Van Gogh, caso fiquemos refém da tecnologia como fim e não como meio no processo, não tornaremos o saber alienado e superficial, tirando do aluno a capacidade de pensar (sua consciência pertence à máquina), executa só determinadas tarefas mecanicamente (não é escolha própria é determinado pela máquina)? Qual a contribuição desse modelo para formação de um indivíduo passivo, submisso, não participativo, condicionado a realização de tarefas?
Diante destes questionamentos para que o processo de ensino aprendizagem se efetive e o conhecimento tenha sentido e significado para a vida do aluno, precisamos construir uma nova organização curricular que não deve fragmentar o processo de conhecimento, hierarquizar em matérias escolares, mas sim, como uma forma de organização abrangente, na qual os conteúdos culturais relevantes, estão articulados à realidade na qual o educando se encontra, viabilizando um processo integrador dos diferentes saberes, a partir da contribuição das diferentes áreas/disciplinas do conhecimento.
Valmir Cordeiro dos Santos