Interdisciplinaridade e as áreas do conhecimento
Ao pensar acerca das áreas do conhecimento e integração curricular, percebemos que o conhecimento científico não contempla a realidade do estudante. Os conteúdos são na maioria das vezes, obsoletos, trazendo questionamentos aos alunos sobre para que devemos ensinar e aprender tais coisas, causando uma obrigação em aprender para o vestibular ou para completar o Ensino Médio, dessa maneira deixamos de contribuir para a formação de um cidadão crítico, consciente, que raramente se emancipará, pois não está preparado para o mundo do trabalho.
Observamos que a fragmentação das disciplinas tende a dificultar o aprendizado, contudo existem limites para uma interdisciplinaridade, pois existem determinados conteúdos que precisam ser abordados isoladamente em cada disciplina. Então surge a necessidade de um currículo que abranja o ensino de maneira que o estudante adquira aprendizado em cada disciplina de forma que seja parte de um todo integrado e não mais o partes isoladas que não se juntam.
Acreditamos que é possível nós professores, partindo do contexto social, político e econômico do nosso aluno, usando situações do seu cotidiano,da sua cultura, elaborarmos aulas que incluam as diversas áreas do conhecimento e dessa forma conseguir um princípio de interdisciplinaridade.
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Interdisciplinaridade e as áreas do conhecimento
Prof. Josiane realmente percebemos que o conhecimento científico não contempla a realidade do estudante, mas no entanto também muitos dos mesmo são necessários para a formação do nosso aluno, pois a sociedade como um todo sempre exige cada vez mais conhecimentos mesmo que esses estejam estanques da nossa realidade, pois nosso aluno sempre se depara com avaliações por toda vida, como exemplos ENEM, Vestibulares, Concursos outros.