CADERNO IV
TRABALHO REALIZADO EM GRUPO
No trecho Cartas para Theo de Vicent Van Gogh, nos leva a uma reflexão sobre o trabalho como modo que o ser humano produz para si o mundo, ”Eis o que penso sobre o lápis de carpinteiro.” , os objetos e as condições de que precisa para existir. É histórico na medida em que analisa as condições de outros que viveram no passado e sua ação sobre o mundo; “O instrumento do qual Michelângelo e Durer se serviram provavelmente era muito parecido com um lápis de carpinteiro” é o próprio ambiente do ser humano, socialmente formada com valores, crenças , objetos e conhecimentos.
“O carvão é o que há de melhor.” “Mas se alguém inventasse uma pena para trabalhar ao ar livre.” Faz uma reflexão sobre o produto do processo de hominização, representa a forma em que se realiza a adaptação do homem à realidade. Quando diz: “ Mas é preferível que eu faça isso daqui um ano e não agora”, mesmo conhecendo as técnicas e a ciência havia um certo receio ou resistência pelo novo ou talvez lhe faltasse organização pois estar no mundo tecnológico e andar junto com sistemas projetados conforme a época para realizar uma função ,portanto tecnológico não é apenas o que transforma e constrói a realidade, no sistema educacional a organização do trabalho pedagógico é dinâmico e contemporâneo pois organiza a formação daquele que virá a ser, ou seja o ser humano integral, eis o nosso desafio enquanto educadores.
O GÊNERO CARTA LEVADO A SALA DE AULA COM DIFERENTES ENCAMINHAMENTOS
CONTEXTO: Alunos do Ensino Médio Noturno, geralmente tem história de fracassos escolares e também familiares;
OBJETIVO: Refletir sobre a produção da existência humana que se constrói pelo trabalho, uma vez que este é mediação concreta entre homem e sua realidade natural e social. É através de sua formação humana que poderá transformar a realidade e a si próprio. Analisar as produções tecnológicas como resultado cultural do homem em seu tempo e o impacto deixado para as gerações futuras.
PODE ALGUÉM COM ESSAS CARACTERÍSTICAS SER FAMOSO?
CLASSE SOCIAL: PROLETÁRIO (trabalhador na infância em uma carvoaria)
-Herdou o nome do irmão falecido, rejeitado por não ter as características do irmão, sendo rebelde é obrigado pela mãe a rezar no túmulo do irmão falecido.
-Não constitui família;
-Internado em um manicômio por cinco anos;
-A única pessoa com quem se relacionava era com seu irmão Theo e seu amigo de quarto Paul Gauguim.
TORNOU-SE UM ARTISTA FAMOSO APESAR DE TER VENDIDO APENAS UMA TELA EM VIDA PARA SEU IRMÃO THEO.
Disciplinas: Sociologia, Filosofia, História, Artes, Português, Geografia.
Através desta apresentação juntamente com o trecho da obra poderá ser explorado vários caminhos conforme a especificidade da disciplina, com certeza os alunos levantarão temas pertinentes a eles como; as produções de mídias de informação instantâneas o descompromisso com o científico e a necessidade da pesquisa, a produção descartável da indústria na busca do lucro e as consequências para o meio ambiente; a constatação da importância da literatura e das artes como retratos de uma época segundo a visão do autor.
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CURRÍCULO INTEGRADO
CURRÍCULO INTEGRADO GISSELA ZANINDe acordo com Kuenzer (2002) o Currículo Integrado faz parte de uma concepção de organização da aprendizagem que tem como finalidade oferecer uma educação que contemple todas as formas de conhecimento produzidas pela atividade humana. Trata-se de uma visão progressista de educação à medida que não separa o conhecimento acumulado pela humanidade na forma de conhecimento científico daquele adquirido pelos educandos no cotidiano das suas relações culturais e materiais. Por essa razão, possibilita uma abordagem da realidade como totalidade, permitindo um cenário favorável a que todos possam ampliar a sua leitura sobre o mundo e refletir sobre ele para transformá-lo no que julgarem necessário. O ensino integrado tem por objetivo “disponibilizar aos jovens que vivem do trabalho a nova síntese entre o geral e o particular, entre o lógico e o histórico, entre a teoria e a prática, entre o conhecimento, o trabalho e a cultura”.É necessário por em prática um currículo integrado, o qual por meio dos conteúdos sistematizado busque emancipar o sujeito, elimine qualquer forma de hierarquização ou fragmentação, valorize o homem como sujeito histórico, por isso o reconhecimento de sua cultura como parte integrante desse indivíduo.O ideal é que todas as áreas do conhecimento possam tratar o conhecimento como forma a expressar o potencial agregado, integrado entre os campos dos saber que possibilitem a ampliação do diálogo entre os componentes curriculares e seus respectivos professores.