07/08/2014
Etapa 1 – Temática 2 – Caderno 2
Nas reuniões ou Conselhos de Classes, costuma – se culpar os estudantes pelo fracasso escolar, os alunos, culpam os professores e a escola, tornando – se um jogo de culpados.
Vamos refletir um pouco? – até mais ou menos nos anos 90, quem educava nossos filhos? – E hoje? Quem está educando nossos filhos?
Vejo que todos nós somos um pouco culpados, começando pelo sistema, até chegar em nossa crianças. As necessidades das famílias, a mãe trabalhar para ajudar no sustento da casa, gravidez na adolescência, os jovens evadindo – se dos bancos escolares para trabalhar. Nos dias de hoje, nossos jovens estão sem perspectiva de futuro, eles não gostam de comentar/falar, sobre o futuro, eles preferem, viver o aqui e agora. Nós educadores precisamos ouvi-los e entende-los mais, em suas diversidades e angustias, há pouco tempo atrás nem se ouvia falar em “opções sexuais”, agora está tão natural. E as drogas?... O que fazer?
Comments
mudanças
Realmente está difícil lidar com os jovens de hoje. A tendência é avançar cada vez mais nas tecnologias e outras invenções que virão. Os professores até estão se atualizando, mas as escolas ainda estão muito pra trás. Não investem em tecnologia, nem falam a linguagem do aluno, é por isso que ocorrem tantos desentendimentos, os jovens acham que seus professores não compreendem o que se passa na cabecinha deles, e quando eu vejo um professor fazendo algo inovar, é criticado por todos, e as vezes também é barrado pela direção. Sendo assim, fica difícil mesmo achar outras soluções.
Nos conselhos de Classe
Nos conselhos de Classe em minha cidade não se procura achar um culpado já existe um bem definido são os professores. Temos que aprovar os alunos, uma vez que o colégio não pode ter um índice de reprovação alto.Quem educa a geração de hoje é a mídia são as propagandas e os empresários não temos os pais em casa, e quando estes estão em casa não estão interessados em seus filhos. Preferem dar algo material do que educar, deixando a reponsabilidade para outro, e não admitindo que este outro eduque seu filho.Quando no colégio passamos a dar mais importância para a história dos alunos ou a situação social dos alunos esquecemos de nosso principal papel que é o de ensinar e de ajudar eles a transformarem suas realidades.Quando aprovamos um alunos que não tem mérito estamos tirando o direito dele de falhar, e principalmente deixamos de ensinar uma lição muito importante a de aprender a se levantar depois de cair. Desta maneira quando nossos alunos fracassão e eles vão fracassar, eles não sabem como lidar com isto, assim procuram o jeito mais fácil de esquecer ou de tentar fingir que se tem sucesso, as droga, o sexo ou outra diversão momentânea.
O que os jovens querem?
Penso que é uma questão muito ampla, “quando falamos em buscar culpados”, parece que alguém cometeu um crime ou algo assim... Como professores temos responsabilidades muito grande com os jovens, ao contrário do que eles pensam! Aliás, a palavra responsabilidade parece-me que foi abolida do vocabulário e da prática cotidiana da maioria dos jovens. Então aí já começa o grande impasse! Os jovens não gostam de cobranças e muito menos de estudar. Qual é a função de um professor? Já nem sei mais. São tantas atribuições e pelo que me parece tudo o que aprendemos até hoje e ainda continuam a nos exigir, grande parte não tem nada a ver com os conhecimentos, o que, aliás, como já disse, princípio da escola que está sendo substituída por instituição para cuidar, encaminhar, aconselhar, etc. etc. etc. Mas de forma que seja atrativa para os jovens, ou seja, o que é atrativo para eles não é com certeza o conhecimento . E aí? Temos que esperar que estes na sua hora queiram e percebam a sua necessidade? Para que isso aconteça, voltamos ao ponto inicial, responsabilidades e cobranças.....