CADERNO 1 - FORMAÇÃO DE PROFESSORES DO ENSINO MÉDIO

REFLEXÕES ACERCA DAS QUESTÕES 1 E 2 INSERIDAS NO CADERNO 1 - FORMAÇÃO DE PROFESSORES DO ENSINO MÉDIO

Instituição: COLÉGIO ESTADUAL SENADOR MANOEL ALENCAR GUIMARÃES

Cidade: Curitibia / Pr

Coordenadora : Simone Grachiki

Participantes / Equipe 1:

Carla Cristiane Rocker de Almeida

Célia Marochi

Jussara Piazetta Araújo

Maria Aparecida Penha Polo

1) Desafios que permanecem no Ensino Médio na realidade brasileira e possibilidades de explicação para eles.

Baseando-se na leitura do documento  e as reflexões sobre os desafios  do ensino médio que   se mantém nos dias de hoje, segue abaixo a nossa  percepção daqueles que se mostram mais evidentes na prática pedagógica:

  • Durante a história da educação brasileira ocorreram muitas mudanças no Ensino Médio dependendo do momento politico e cultural do país. 
  • È fato perceber nos alunos pouca preocupação em manter-se no meio acadêmico, além do ensino médio e assim não dar sequência na vida estudantil. Vários fatores apontam para esta visão. Uma delas pode ser a de que os alunos esperam resultados mais imediatos, principalmente na questão financeira e a outra aponta em direção da escola, que se encontra numa crise de legitimidade e num declínio da sua utilidade social , trazendo pouca ou  nenhuma motivação para os alunos se manterem nela. Isto provoca um distanciamento cada vez maior da educação básica para com a Universidade.
  • A existência do currículo básico de conteúdos inseridos  numa grade curricular unificada, dentro da realidade de cada estado, porém sem perder o vínculo com as diretrizes nacionais para o ensino médio. Com o advento de algumas disciplinas como a sociologia e a filosofia, muitas escolas suprimiram aulas de outras disciplinas em prol destas. Talvez para que estas perdas não existissem, poderia ser estabelecido para o ensino médio a grade básica de conteúdos e a grade específica, onde os alunos pudessem escolher, na específica, a realização de disciplinas que mais eles se identificam.  
  • A distribuição de recursos para as escolas precisa ser repensada de maneira mais eficaz. Hoje em dia, a escola que apresenta resultados satisfatórios entre os seus alunos, como é o caso do CESMAG, não recebe os mesmos incentivos pedagógicos e financeiros que as escolas com índices inferiores. Isto impede o avanço efetivo dos alunos e da escola a caminho do seu desenvolvimento e nos mantém isolados na busca de alternativas. Uma mudança neste sentido, contribuirá efetivamente com a melhoria da qualidade do ensino ofertado e da aprendizagem recebida.
  • Por fim, é justo e necessário que a escola mantenha-se fortalecida no seu princípio maior, que a de inserir com sucesso, o aluno no seu contexto e assim minimizar os desafios educacionais para este setor.

2) Algumas informações que permitem conhecer aspectos  do perfil social, cultural e econômico dos sujeitos matriculados no Ensino Médio desta escola.

  • De modo geral, o perfil do aluno de ensino médio no contexto do Cesmag, apresenta uma renda  salarial própria, pois muitos já estão inseridos no mercado de trabalho,sendo mais acentuada esta característica no ensino noturno. Esta renda fica em torno de até 1 salário mínimo, com carga horária de meio período.
  • A maioria possui bom acesso à bens de consumo, como tablets, celulares, TV , internet, computador, etc.
  • Poucos são interessados ou possuem o hábito de participar em eventos culturais como : cinema, teatro, museus, eventos literários entre outros, apesar de terem certa condição financeira para isto e também acesso aos benefícios que estimulem o seu uso, como a carteira de estudante.
  • Existe uma alguma quantidade deles que frequentam cursos preparatórios para o vestibular ou técnico , principalmente na área da informática ou em mecânica e mecatrônica. Outros participam do projeto menor aprendiz, onde além de inserir-se no mercado de trabalho, participam de formação continuada junto ao sistema FIEP.

 

 

 

Comments

imagem de Carla Cristiane Rocker de Almeida

Pacto Nacional do Ensino Médio - Módulo 1

Este é um momento importante para todos nós professores do ensino médio brasileiro. É preciso aproveitar a chance de participar, contribuir, ouvir e ser ouvido. Todos temos a ganhar. Cada setor fazendo a parte que lhe cabe. Que assim seja!

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imagem de Ademir Neri Martins

Pacto Nacional do Ensino Médio

Constantemente criticamos os métodos de ensino propostos, mas pouco fazemos para mudar esta realidade, talvez por não termos espaços. Este é o momento de participar-mos em prol de uma educação melhor. Vamos juntos mudar esta realidade.

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imagem de Carla Cristiane Rocker de Almeida

Com certeza....

Com certeza....

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imagem de Paula Cristina Coelho dos Santos

Pacto Nacional do Ensino Médio

Todos nós fazemos pouco para mudar o Ensino Média, mas com dedicação poderemos nos unir para podermos implantar métodos diferenciados para atrair nos jovens para o término, ter aulas mais criativias só isso não dá mais certo, então temos que todos entrar num consenso para podermos mudar nossas estratégias.

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imagem de MARIA DOMINGOS PEREIRA VENTURA

Pacto Nacional do Ensino Médio

O material fornecido no curso vai nos ajudar a refletir sobre nossa prática enquanto professores da última etapa do ensino gratuito e obrigatório. Estamos no final do processo e temos a responsabilidade de auxiliar nossos alunos a adquirirem conhecimento que os capacite para a vida. Preparar para o exercício de uma cidadania crítica e autônoma é sem dúvida um grande desafio. Com preparo e conhecimento é sem dúvida mais fácil dar conta desta grande tarefa. Tenho certeza que todos nós sairemos melhor desta etapa de  formação que ora iniciamos e o que irá nos enriquecer além do material impresso é esta rica troca de experiências pois sonho que se sonha junto é realidade.

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imagem de MARIA DOMINGOS PEREIRA VENTURA

Pacto Nacional do Ensino Médio

O material fornecido no curso vai nos ajudar a refletir sobre nossa prática enquanto professores da última etapa do ensino gratuito e obrigatório. Estamos no final do processo e temos a responsabilidade de auxiliar nossos alunos a adquirirem conhecimento que os capacite para a vida. Preparar para o exercício de uma cidadania crítica e autônoma é sem dúvida um grande desafio. Com preparo e conhecimento é sem dúvida mais fácil dar conta desta grande tarefa. Tenho certeza que todos nós sairemos melhor desta etapa de  formação que ora iniciamos e o que irá nos enriquecer além do material impresso é esta rica troca de experiências pois sonho que se sonha junto é realidade.

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imagem de Maria Helena Matos Araújo de Lima

- Participação

Como foi observado no primeiro caderno, ao longo  da  História, o ensino médio, a princípio, era destinado  apenas  para a elite brasileira e  passou por diversas  mudanças. Hoje, sabe-se que a maioria dos alunos que frequentam  o ensino médio é da  escola pública,  porém,  o  ensino ainda não  alcança a qualidade desejada. Cabe a nós,  enquanto professores buscarmos alternativas para que o pacto nacional  pelo fortalecimento do ensino médio realmente  leve os alunos a  uma Formação Humana Integral.

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imagem de Rita de Cássia Prates Sgulmero

PACTO NACIONAL DO ENSINO MÉDIO

Ficou bastante evidente nas reflexões e dados já expostos, que a capacitação contribuirá para promover uma profissionalização docente mais sólida e qualificada.

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