Ao retomarmos as questões sobre a elitização da escola pública no decorrer da história percebemos que ainda existem resquícios dessa história no que vivemos hoje em nossas escolas. As reformas e a contribuição dos Jesuítas foram muito importantes para a escola pública Brasileira. Mas vamos falar da escola pública em dias atuais.
Estamos vivendo um momento de transição, precisamos de um insight, de uma luz, nossos jovens não vão despertar se continuarmos com o modelo de escola que temos, este modelo pertence a um outro tempo, que não é o deles, que não é nem mesmo o nosso, isso preocupa, temos que fazer alguma coisa com urgência, algo que faça a Educação avançar pelo menos vinte anos, aí sim alcançaremos nossos alunos.
Mas enquanto idéias prodígios não conseguimos ter precisamos fazer algumas tentativas imediatas, fazer parcerias com empresas, com a própria família com e com estâncias governamentais.
Precisamos conseguir fazer com que o aluno volte a valorizar a escola.
O tradicionalismo que ainda impera dentro das escolas vem impedindo de avançarmos. A quem nós pensamos que estamos enganando, se não a nós mesmos, pois o discurso é um, a prática é outra. Como podemos achar que vamos mudar alguma coisa se nós mesmos não estamos aberto a mudanças, assim não chegaremos a lugar algum.
É preciso pensar no que estamos fazendo, mesmo que seja difícil é preciso mudar, pois enquanto não sairmos dos discursos e irmos para prática , tudo será em vão.
Comments
Mudança
Concordo contigo Silene Faria, Precisamos de mudanças, mas precisamos alcançar o intimo dos nossos alunos para sabermos o que eles desejam, porque é necessario sabermos o que desejam e como fazer sem deixarmos de acreditar que realmente estamos fazendo algo correta. Se o ensino é deficitario, devemos ter em mente que o que buscamos é melhorar a qualidade e despertar o interesse dos alunos. Mas também me pergunto " como"? Ainda falta a resposta.