O que se espera hoje da escola segundo as DCNS é a formação humana integral do educando, pois o grande desafio é avançar na direção de garantir a educação de qualidade como direito igualitário de forma gratuita.
Uma sujestão seria promover atividades que envolvam a Comunidade Escolar segmento família objetivando o comprometimento dos mesmos com a formação integral de seus filhos.
Oferecer a educação em tempo integral, oportunizando um maior tempo de envolvimento entre os sujeitos e os saberes.
Ofertar com maior frequência cursos de formação continuada com temas que favoreçam o trabalho interdisciplinar.
Colégio Moyses Lupion E.F. e E.M.
Orientadora: Roceleni
Grupo: Josiane, Carlos Eduardo,Renato, Lenir, Ewerson, Rosana, Dejanete,Monique, Valdete e Luiz Fernando
Comments
Reflexão e Ação - Caderno 1 - pág. 26
Os desafios presentes no ensino médio em nossa realidade, são muitos, principalmente no que se refere as características sociais, culturais e cognitivas dos sujeitos que se encontram nesta etapa da Educação Básica. Segundo pesquisas realizadas, a falta de interesse dos jovens por esta etapa da escolarização, bem como, os altos índices de evasão e reprovação, são um dos principais problemas da educação brasileira, que vão além dos desafios da universalização do acesso/ igualdade de oportunidades educacionais, pois, também, temos os desafios referentes aos conteúdos que serão ensinados, formação e remuneração de professores, condições de infraestrutura, gestão escolar, investimentos públicos realizados, entre tantos outros desafios presentes na sociedade.
“Há muitos desafios a serem superados, mas conhecer a realidade que se quer transformar é o primeiro passo”, afirma Wanda Engel, Doutora em Educação pela PUC–RJ
Fonte: Correio Braziliense (DF)