Você precisa fazer login para poder postar neste grupo.
Pacto Nacional pelo Ensino Médio no Paraná
2,036 participantes
Search
CADERNO 1
Enviado por siham em dom, 27/07/2014 - 21:01
Olá, sou Professora Siham do Colegio Estadual Professor Elias Abrahão, Curitiba.
Nosso grupo discutiu os desafios para o Ensino Médio. Realmente o número de estudantes neste nível de ensino está abaixo do que imaginávamos no país. Mas entendo que o que temos no Ensino Médio hoje é reflexo do que se vive no Ensino Fundamental. Na verdade os desafios para o Ensino Médio são os desafios da Educação brasileira.
Enviado por ELISABETE MARCIA ... em dom, 27/07/2014 - 21:43.
Boa noite, sou Professora Elisabete do Colégio Estadual Natália Reginato, Curitiba.
O aluno que chega no Ensino Médio apresenta um desempenho médio muito inferior ao esperado, trazendo consigo dificuldades antigas herdadas do Ensino Fundamental, concordo que os desafios para o Ensino Médio sejam os mesmos em geral da Educação Brasileira, tarefa árdua para a Educação de Base para reverter este quadro nada animador mas que deve ser enfrentado por toda Escola.
Enviado por ELISABETE MARCIA ... em dom, 27/07/2014 - 21:43.
Boa noite, sou Professora Elisabete do Colégio Estadual Natália Reginato, Curitiba.
O aluno que chega no Ensino Médio apresenta um desempenho médio muito inferior ao esperado, trazendo consigo dificuldades antigas herdadas do Ensino Fundamental, concordo que os desafios para o Ensino Médio sejam os mesmos em geral da Educação Brasileira, tarefa árdua para a Educação de Base para reverter este quadro nada animador mas que deve ser enfrentado por toda Escola.
A educação em nosso país não é valorizada, o educador não tem nenhum valor profissional e social pelo governo. Nossoa professores são desvalorizados tanto pela capacitaçãoquanto pela renumeração. Os alunos não se interessam, mal concluem o Ensino Médio, pois trazem muita dificuldade do Ensino Fundamental, assim prejudicando o seu aprendizado para o EM. A maioria dos estudantes fazem o Ensino médio somente para obteram um emprego, por isso não dão valor ao conteúdo e ao conhecimento.
Olá ! O grupo da minha escola chegou a conclusão que diante de inúmeros problemas encontrados no ensino médio, um deles, e o mais comum é o desafio da permanência escolar. A escola, ou seja, o Ensino médio para alguns não é mais um fator cultural e natural . A falta de motivação social, cultural e econômica faz com que a escola não seja mais atrativa e necessária para a vida desses alunos. Temos que levar em consideração o apoio familiar, para alguns alunos, a família não dá o apoio necessário, o acompanhamento escolar, as família são desmotivadas pelas necessidades de seu dia a dia.
A escola tem que apresentar maiores oportunidaes para nossoa alunos, eles devem perceber no Ensino médio uma maior aplicabilidade no seu cotidiano, investimentos em projetos, aulas mais dinâmicas , melhor formação para os profissionais da eduacação e melhores condições de infra estrutura do ambiente escolar. Professores e alunos tem que sentir-se mais motivados. Muitos professores não tem nem formação específica para a disciplina que oferecem, em virtude de cursos ofertados na área.
Olá ! O grupo da minha escola chegou a conclusão que diante de inúmeros problemas encontrados no ensino médio, um deles, e o mais comum é o desafio da permanência escolar. A escola, ou seja, o Ensino médio para alguns não é mais um fator cultural e natural . A falta de motivação social, cultural e econômica faz com que a escola não seja mais atrativa e necessária para a vida desses alunos. Temos que levar em consideração o apoio familiar, para alguns alunos, a família não dá o apoio necessário, o acompanhamento escolar, as família são desmotivadas pelas necessidades de seu dia a dia.
A escola tem que apresentar maiores oportunidaes para nossoa alunos, eles devem perceber no Ensino médio uma maior aplicabilidade no seu cotidiano, investimentos em projetos, aulas mais dinâmicas , melhor formação para os profissionais da eduacação e melhores condições de infra estrutura do ambiente escolar. Professores e alunos tem que sentir-se mais motivados. Muitos professores não tem nem formação específica para a disciplina que oferecem, em virtude de cursos ofertados na área.
Olá ! O grupo da minha escola chegou a conclusão que diante de inúmeros problemas encontrados no ensino médio, um deles, e o mais comum é o desafio da permanência escolar. A escola, ou seja, o Ensino médio para alguns não é mais um fator cultural e natural . A falta de motivação social, cultural e econômica faz com que a escola não seja mais atrativa e necessária para a vida desses alunos. Temos que levar em consideração o apoio familiar, para alguns alunos, a família não dá o apoio necessário, o acompanhamento escolar, as família são desmotivadas pelas necessidades de seu dia a dia.
A escola tem que apresentar maiores oportunidaes para nossoa alunos, eles devem perceber no Ensino médio uma maior aplicabilidade no seu cotidiano, investimentos em projetos, aulas mais dinâmicas , melhor formação para os profissionais da eduacação e melhores condições de infra estrutura do ambiente escolar. Professores e alunos tem que sentir-se mais motivados. Muitos professores não tem nem formação específica para a disciplina que oferecem, em virtude de cursos ofertados na área.
Olá ! O grupo da minha escola chegou a conclusão que diante de inúmeros problemas encontrados no ensino médio, um deles, e o mais comum é o desafio da permanência escolar. A escola, ou seja, o Ensino médio para alguns não é mais um fator cultural e natural . A falta de motivação social, cultural e econômica faz com que a escola não seja mais atrativa e necessária para a vida desses alunos. Temos que levar em consideração o apoio familiar, para alguns alunos, a família não dá o apoio necessário, o acompanhamento escolar, as famílias são desmotivadas pelas necessidades de seu dia a dia.
A escola tem que apresentar maiores oportunidadees para nossos alunos, eles devem perceber no Ensino médio uma maior aplicabilidade no seu cotidiano, investimentos em projetos, aulas mais dinâmicas , melhor formação para os profissionais da educação e melhores condições de infra estrutura do ambiente escolar. Professores e alunos tem que sentir-se mais motivados. Muitos professores não tem nem formação específica para a disciplina que oferecem, em virtude da falta de cursos ofertados na área.
Acredito que seja também um dos maiores desafios essa falta de interesse e participação dos alunos nos assuntos tratados em sala de aula. Muitas vezes, os professores passam seu dia para preparar uma aula com recortes de filmes, narrativas, imagens entre outras, isso leva tempo, muito mais que uma ou duas horas atividades, sem contar das dificuldades em preparar uma alua dessas na escola, muitas vezes falta tudo ( internet, computador disponíveis entre outros). Com a aula terminada, o proefessor chega em sala de aula da a sua aula e percebe que não foi o que ele esperava, ou seja, fez de tudo e não foi uma aula produtiva, não obteve o retorno esperado, o aluno já não escuta mais, não se interessa mais. Isso desmotiva muito o professor, essa falta de interesse no conhecimento, essa falta de motivação. A escola deve preparar conteúdos mais atrativo para nossos alunos, projetos que eles consigam ver mais aplicabilidade em seu direito. O grande desafio é trazer conteúdos que atrativos para nossos alunos, pensar em uma escola mais atraente, dessa forma podemos tentar resolver o problema de permanência escola.
Enviado por MARISA DE FATIMA ... em Sat, 02/08/2014 - 10:41.
Olá professora. A falta de interesse e participação dos alunos acaba sendo um grande desafio para a Educação, e sabemos que a desestrutura familiar da maioria da nossa sociedade contribui para aumentar esse quadro. Sabemos que o desistímulo dos alunos afeta diretamente os professores, que sozinhos não conseguem reverter essa situação. Acredito que os desafios do Ensino Médio são os desafios da Educação Brasileira, pois perpassam os desafios da Educação de Base, no ensino Fundamental.
Enviado por Renato Lirman em ter, 05/08/2014 - 22:22.
Olá professora Elisabete, fui aluno do Natália Reginato, hoje sou formado em Engenharia Mecânica, técnico em eletrotécnica e técnico em segurança no trabalho, formei uma família e graças aos bons professores que me orientaram.. Hoje também faço parte da educação através do PSS, dou aulas no curso profissionalizante de Mecânica na CIC. Agradeço a todos os professores e ao colégio que me direcionou..
Muito obrigado!
Para fortalecer nosso ensino, sabedoria e perseverança são as palavras chaves, com a inclusão de novas áreas de estudo, poderemos mudar as trajetórias do ensino, ampliando o conhecimento e a participação dos alunos. A nova escola tem que ter a cara da nossa sociedade. Seremos fortes se agirmos com sabedoria, esse é o nosso momento.
Comments
Ensino Médio
Boa noite, sou Professora Elisabete do Colégio Estadual Natália Reginato, Curitiba.
O aluno que chega no Ensino Médio apresenta um desempenho médio muito inferior ao esperado, trazendo consigo dificuldades antigas herdadas do Ensino Fundamental, concordo que os desafios para o Ensino Médio sejam os mesmos em geral da Educação Brasileira, tarefa árdua para a Educação de Base para reverter este quadro nada animador mas que deve ser enfrentado por toda Escola.
Ensino Médio
Boa noite, sou Professora Elisabete do Colégio Estadual Natália Reginato, Curitiba.
O aluno que chega no Ensino Médio apresenta um desempenho médio muito inferior ao esperado, trazendo consigo dificuldades antigas herdadas do Ensino Fundamental, concordo que os desafios para o Ensino Médio sejam os mesmos em geral da Educação Brasileira, tarefa árdua para a Educação de Base para reverter este quadro nada animador mas que deve ser enfrentado por toda Escola.
A educação em nosso país não
A educação em nosso país não é valorizada, o educador não tem nenhum valor profissional e social pelo governo. Nossoa professores são desvalorizados tanto pela capacitaçãoquanto pela renumeração. Os alunos não se interessam, mal concluem o Ensino Médio, pois trazem muita dificuldade do Ensino Fundamental, assim prejudicando o seu aprendizado para o EM. A maioria dos estudantes fazem o Ensino médio somente para obteram um emprego, por isso não dão valor ao conteúdo e ao conhecimento.
Os desafios que permanecem no Ensino Médio
Olá ! O grupo da minha escola chegou a conclusão que diante de inúmeros problemas encontrados no ensino médio, um deles, e o mais comum é o desafio da permanência escolar. A escola, ou seja, o Ensino médio para alguns não é mais um fator cultural e natural . A falta de motivação social, cultural e econômica faz com que a escola não seja mais atrativa e necessária para a vida desses alunos. Temos que levar em consideração o apoio familiar, para alguns alunos, a família não dá o apoio necessário, o acompanhamento escolar, as família são desmotivadas pelas necessidades de seu dia a dia.
A escola tem que apresentar maiores oportunidaes para nossoa alunos, eles devem perceber no Ensino médio uma maior aplicabilidade no seu cotidiano, investimentos em projetos, aulas mais dinâmicas , melhor formação para os profissionais da eduacação e melhores condições de infra estrutura do ambiente escolar. Professores e alunos tem que sentir-se mais motivados. Muitos professores não tem nem formação específica para a disciplina que oferecem, em virtude de cursos ofertados na área.
Os desafios que permanecem no Ensino Médio
Olá ! O grupo da minha escola chegou a conclusão que diante de inúmeros problemas encontrados no ensino médio, um deles, e o mais comum é o desafio da permanência escolar. A escola, ou seja, o Ensino médio para alguns não é mais um fator cultural e natural . A falta de motivação social, cultural e econômica faz com que a escola não seja mais atrativa e necessária para a vida desses alunos. Temos que levar em consideração o apoio familiar, para alguns alunos, a família não dá o apoio necessário, o acompanhamento escolar, as família são desmotivadas pelas necessidades de seu dia a dia.
A escola tem que apresentar maiores oportunidaes para nossoa alunos, eles devem perceber no Ensino médio uma maior aplicabilidade no seu cotidiano, investimentos em projetos, aulas mais dinâmicas , melhor formação para os profissionais da eduacação e melhores condições de infra estrutura do ambiente escolar. Professores e alunos tem que sentir-se mais motivados. Muitos professores não tem nem formação específica para a disciplina que oferecem, em virtude de cursos ofertados na área.
Os desafios que permanecem no Ensino Médio
Olá ! O grupo da minha escola chegou a conclusão que diante de inúmeros problemas encontrados no ensino médio, um deles, e o mais comum é o desafio da permanência escolar. A escola, ou seja, o Ensino médio para alguns não é mais um fator cultural e natural . A falta de motivação social, cultural e econômica faz com que a escola não seja mais atrativa e necessária para a vida desses alunos. Temos que levar em consideração o apoio familiar, para alguns alunos, a família não dá o apoio necessário, o acompanhamento escolar, as família são desmotivadas pelas necessidades de seu dia a dia.
A escola tem que apresentar maiores oportunidaes para nossoa alunos, eles devem perceber no Ensino médio uma maior aplicabilidade no seu cotidiano, investimentos em projetos, aulas mais dinâmicas , melhor formação para os profissionais da eduacação e melhores condições de infra estrutura do ambiente escolar. Professores e alunos tem que sentir-se mais motivados. Muitos professores não tem nem formação específica para a disciplina que oferecem, em virtude de cursos ofertados na área.
Os desafios que permanecem no Ensino Médio
Olá ! O grupo da minha escola chegou a conclusão que diante de inúmeros problemas encontrados no ensino médio, um deles, e o mais comum é o desafio da permanência escolar. A escola, ou seja, o Ensino médio para alguns não é mais um fator cultural e natural . A falta de motivação social, cultural e econômica faz com que a escola não seja mais atrativa e necessária para a vida desses alunos. Temos que levar em consideração o apoio familiar, para alguns alunos, a família não dá o apoio necessário, o acompanhamento escolar, as famílias são desmotivadas pelas necessidades de seu dia a dia.
A escola tem que apresentar maiores oportunidadees para nossos alunos, eles devem perceber no Ensino médio uma maior aplicabilidade no seu cotidiano, investimentos em projetos, aulas mais dinâmicas , melhor formação para os profissionais da educação e melhores condições de infra estrutura do ambiente escolar. Professores e alunos tem que sentir-se mais motivados. Muitos professores não tem nem formação específica para a disciplina que oferecem, em virtude da falta de cursos ofertados na área.
Acredito que seja também um
Acredito que seja também um dos maiores desafios essa falta de interesse e participação dos alunos nos assuntos tratados em sala de aula. Muitas vezes, os professores passam seu dia para preparar uma aula com recortes de filmes, narrativas, imagens entre outras, isso leva tempo, muito mais que uma ou duas horas atividades, sem contar das dificuldades em preparar uma alua dessas na escola, muitas vezes falta tudo ( internet, computador disponíveis entre outros). Com a aula terminada, o proefessor chega em sala de aula da a sua aula e percebe que não foi o que ele esperava, ou seja, fez de tudo e não foi uma aula produtiva, não obteve o retorno esperado, o aluno já não escuta mais, não se interessa mais. Isso desmotiva muito o professor, essa falta de interesse no conhecimento, essa falta de motivação. A escola deve preparar conteúdos mais atrativo para nossos alunos, projetos que eles consigam ver mais aplicabilidade em seu direito. O grande desafio é trazer conteúdos que atrativos para nossos alunos, pensar em uma escola mais atraente, dessa forma podemos tentar resolver o problema de permanência escola.
Certamente os desafios são inúmeros
Olá professora. A falta de interesse e participação dos alunos acaba sendo um grande desafio para a Educação, e sabemos que a desestrutura familiar da maioria da nossa sociedade contribui para aumentar esse quadro. Sabemos que o desistímulo dos alunos afeta diretamente os professores, que sozinhos não conseguem reverter essa situação. Acredito que os desafios do Ensino Médio são os desafios da Educação Brasileira, pois perpassam os desafios da Educação de Base, no ensino Fundamental.
Olá professora Elisabete, fui
Olá professora Elisabete, fui aluno do Natália Reginato, hoje sou formado em Engenharia Mecânica, técnico em eletrotécnica e técnico em segurança no trabalho, formei uma família e graças aos bons professores que me orientaram.. Hoje também faço parte da educação através do PSS, dou aulas no curso profissionalizante de Mecânica na CIC. Agradeço a todos os professores e ao colégio que me direcionou..
Muito obrigado!
Para fortalecer nosso ensino, sabedoria e perseverança são as palavras chaves, com a inclusão de novas áreas de estudo, poderemos mudar as trajetórias do ensino, ampliando o conhecimento e a participação dos alunos. A nova escola tem que ter a cara da nossa sociedade. Seremos fortes se agirmos com sabedoria, esse é o nosso momento.