A busca de um sistema mais diversificado e flexível: uma ferramenta de transformação para o Ensino Médio
Educadores:
Kamila de Mattos Simão
Lucilene Santana da Silva
Miriani Robassa
Wagner da Conceição Moreira
Colégio Estadual Vereador Osny David Fraga
Morretes - Paraná
Orientador de estudos: Cássio A. Lombardo
Ao longo do tempo as necessidades da educação nacional foram se modificando, porém o processo de ajustes sofrido pela LDB não acompanhou essa transformação, imputando assim, algumas deficiências e ambiguidades na redação legislativa de cada reforma. Deste modo, a prática da Lei deve ser considerada uma das prioridades da educação, tendo em vista que o progresso do sistema educacional acontece a partir dos aperfeiçoamentos que são introduzidos ao longo do processo de transformação, acompanhando a realidade da educação.
Ocorre que o ensino médio ainda não consegue abranger de forma ampla e significativa dois objetivos: a formação do discente para o ingresso no ensino superior, bem como a sua preparação para o trabalho e a vida em sociedade. Embora haja número significativo de alunos que abandonam a vida escolar neste período, a quantidade que permanecem e concluem o ensino médio também é muito significativa, mas o sucesso após o seu término, infelizmente, atinge apenas uma pequena parcela. É a partir desta realidade que se deve repensar a forma de ensinar no ensino médio, para que o aluno saia desta etapa escolar preparado para seguir sua vida com dignidade e que todos tenham as mesmas oportunidades na sociedade.
Pesquisas recentes indicam que os jovens não veem sentido no currículo do ensino médio que lhes parece desinteressante, desconectado ao mundo real e suas aspirações em relação ao futuro. A pergunta é: o que fazer com o ensino médio? Como torna-lo mais atraente e compatível com as necessidades e desafios da nossa sociedade? Vale ressaltar, que se deve de alguma forma buscar a valorização e a procura pelo conhecimento que desperte o interesse e a motivação dos jovens que cursam o ensino médio, porém, o aluno tem que entender que há situações na vida que requerem seriedade e dedicação e, o ato de estudar faz parte deste conjunto, tal comportamento é mediado por uma questão cultural vindo anos de comodismo da educação brasileira.
Outro fator que contribui para o sucesso e a permanência destes alunos no ensino em questão é a realidade socioeconômica individual de cada jovem. Em uma realidade muito próxima, pode-se citar o Colégio Estadual Vereador Osny David Fraga, localizada no município de Morretes litoral do Paraná, é formado basicamente por alunos oriundos da zona rural, filhos de produtores agrícolas, os quais em sua grande maioria auxiliam no trabalho para a complementação da renda. Por esse motivo, muitos estudantes não chegam a ingressar no ensino médio. Aqueles que efetuam sua matricula, frequentam a escola muitas vezes motivada pela perspectiva de obter uma formação profissional, ou melhor, um emprego diferente da realidade que o cerca e da vida simples e dura de seus familiares. Toda via, nota-se que mesmo após a efetuação das matriculas, a permanência e o sucesso escolar dos alunos tornam-se os maiores desafios da atualidade do ensino médio, pois a escassez da oferta de emprego fora da área rural em nosso município acaba obrigando parte dos estudantes a trocarem a sala de aula por uma oportunidade de trabalho em outra área, o que muitas vezes ocorre também pelo fato dos jovens buscarem novas amizades e culturas diferentes.
Portanto, os alunos do Ensino Médio da escola supracitada, deveriam aprender dentro dos seus conteúdos de todas as disciplinas assuntos que valorizem e inovem as práticas agrícolas, trazendo para esses jovens um incentivo ao estudo como também o sucesso profissional dentro das suas localidades, assim dando oportunidades e fazendo com que a escola explore os conteúdos que esse aluno já tem inserido no seu intelecto. Segundo Tonet (2007) é função da educação propiciar ao individuo conhecimentos, habilidades e valores necessários para a formação do gênero humano. É evidente que a formação integral, sem o questionamento das raízes da desigualdade social, não tem como atender as necessidades humanas. É preciso que haja uma prática direcionada para a realidade do educando, para que esse possa ter acesso e permanecer mais tempo na escola para que tenha um desenvolvimento adequado.
Sabe-se, que Formação humana integral se baseia na preparação do estudante para o enfrentamento das situações sociais, auxiliando na transformação da realidade do seu tempo. Para que esta transformação humana aconteça de forma realmente integral, o aluno ao concluir o Ensino Médio, deve se sentir preparado para decidir e escolher os caminhos que queira seguir, com vistas à sua realização humana e profissional.
Para finalizar, indica-se, a título de reflexão, que a principal alternativa para driblar os desafios do Ensino médio é a mudança do modelo atual e único do engessado para todos os jovens brasileiros, independente de suas escolas, vocações ou áreas de interesse. Pois, a questão que não cala é: Será que tudo que se pretende ensinar é realmente necessário para todos? Portanto a grande mudança será em na implantação de um sistema mais diversificado e flexível, com uma arquitetura para dar conta de diferentes percursos escolares, expectativas e projetos de vida jovens. Por conta disso precisamos de uma grande reforma em todos os setores, principalmente na esfera federal dando ênfase na educação, na segurança e saúde.
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Parabéns pelas sugestões
Parabéns pelas sugestões elencadas. Entendo que de forma coletiva podemos obter significativos resultados.
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