Boletim EMdiálogo 6 - Agosto de 2014
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Feito em parceria pela Rede de universidades EMdiálogo
UFF, UFMG, UFPA, UFAM, UFSM, UnB, UFPR, UFRN, UFSCar/Campus Sorocaba, UFG/Campus Catalão
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Os Jovens e o uso do celular
Pacto pelo fortalecimento do Ensino Médio – Bahia
Formadora: Ivonildes Costa
Colégio Profª Tecla Mello
Orientadora: Cleonice de Araujo Santana
Cursista: Edna Francisca Ferreira Boaventura
Atividade relacionada ao mês de fevereiro 21-02-2015.
Etapa II – Caderno III – Ciências da Natureza
Planejar unidade de ensino e postá-la, em formato de artigo, no portal “Em Diálogo” (p.41)
Investigação temática – Os jovens e o uso do celular
Resumo – Este documento apresenta um planejamento a ser utilizado em uma unidade de ensino, abordando o tema “O jovem e o uso do aparelho celular”, envolvendo os componentes curriculares: Biologia, Química e Física e apresentando também sugestões de abordagens pedagógico-curriculares da área relacionados a temática. Esse tema foi escolhido por observar a familiaridade dos jovens com essa tecnologia. Na escola os alunos estão utilizando o celular não somente para chamar ou atender chamadas, mas para registrar datas e outras tarefas, gravar o áudio ou vídeo dos momentos considerados importantes no seu dia a dia, sanar dúvidas através de SMS, tirar fotografias, realizar cálculos numéricos e registrar eventos dentro e fora da escola. Portanto esse trabalho tem como objetivo informar sobre os benefícios e malefícios do uso do celular; conscientizar os jovens que o uso inteligente dessa tecnologia na escola pode propiciar um ambiente de aprendizado mais colaborativo e interessante; ter noções básicas sobre a composição da bateria que sustenta o celular bem como o uso da energia necessária ao seu funcionamento; analisar sobre os benefícios e malefícios do uso indiscriminado do celular ao sistema nervoso, sensorial e a sua vida cotidiana.
Palavras-chave: Telefone celular. Jovens. Radiação e Saúde.
1. Estudo da realidade – O acesso e uso efetivo dos aparelhos e serviços celulares pelo jovem brasileiro tende a invadir todo o tempo e todos os espaços da vida cotidiana, o que vem causando grandes transtornos na vida escolar quando mal administrado, por isso devemos conhecer um pouco mais sobre essa tecnologia.
2. Problematizações iniciais – Como o uso efetivo e indiscriminado do celular pode prejudicar a saúde? Seria possível viver hoje sem o uso do celular? Qual a base de funcionamento do celular? As pessoas estão usando corretamente o celular? O celular está interferindo no crescimento dos jovens? É correto o uso do celular por parte das crianças? O celular abre portas para conhecer o mundo? Para que os jovens usam tanto o celular? Por que a preocupação dos adultos com o uso dessa tecnologia pelos jovens? Esses são alguns dos questionamentos que poderão surgir por parte dos alunos.
3. Organização do conhecimento – Ao explorar o uso dessa tecnologia, o aparelho celular, temos uma fonte riquíssima de estudo para abordagem investigativa. A Química contribui para conhecer o funcionamento de pilhas e bateria com Oxirredução, Balanceamento, Eletroquímica e radiação. A Física entra com os assuntos Ondas Eletromagnéticas, Eletricidade, fontes e formas de energia. A Biologia pode trabalhar o sistema sensorial, o sistema nervoso e a relação entre saúde e radiação. Feito esse estudo, os estudantes farão pesquisas sobre o uso do celular pela comunidade e as relações entre o celular e a saúde. A transversalidade se dá com o estudo e análise do consumo consciente de energia e do descarte do celular e da bateria na natureza uma questão sociopolítica, científica e ambiental.
4. Aplicação do conhecimento – Elaboração de documentários relacionados aos perigos causados pelo descarte da bateria de celular nos lixões ou em locais inapropriados, materiais explicativos referentes à forma inteligente e responsável do uso do celular e aos problemas causados pelo uso inadequado do celular por crianças e jovens observando as precauções quanto às fontes de radiação e sua relação com a saúde. Produção de vídeos sobre as diversas fontes e produção de energia e as questões ambientais.
5. Bibliografias consultadas
Caderno III. Etapa II Ciências da Natureza. Programa Pacto Nacional pelo fortalecimento do Ensino Médio – Bahia.
Fonseca, Martha Reis Marques da. Química. 1ª edição. São Paulo. Ed: Ática 2013. vol 2.
Silva Junior, César da. et al. Biologia. 10ª edição. São Paulo. Editora Saraiva. 2013. Vol 2.
Yamamoto, Kazuhito. Física para o Ensino Médio. 3ª edição. São Paulo. Editora Saraiva. 2013. Vol 3.
Ensino Médio e a formação humana integral
O professor consciente de sua responsabilidade sabe que precisa seguir um currículo comum para a educação básica. Para o ensino médio o conhecimento deve se articular com o mundo do trabalho, da ciência, da cultura e da tecnologia, uma vez que servem de base do desenvolvimento curricular e dependem da produção da sociedade e dos indivíduos. A finalidade do ensino médio é a formação humana integral, por isso necessita que o professor propicie trocas de experiências, (diversidade cultural) e traga informações que se transformam em novos conhecimento.
Caderno III Currículo
Etapa I CadernoIII
Colégio Estadual Diamante D'Oeste – Ensino Fundamental e Médio
Professores: Aparecida Fátima da Cruz, Cristiane Franco Pivatto, Doraci Vargas, Elias Oliveira dos Santos, Fátima Inês Schneider, Frida Heck, Izabel Batista da Silva, Jairo Cesar Bortolini, Lizandra Susana Carvalho dos Santos, Lorivaldo Jandir Carvalho, Maria Eneida Stasiak de Lima, Rosane Lucia Schneider
Orientadora de Estudos: Cleonice Pereira de Almeida
O Currículo
A relação entre o que ensinamos e o mundo do trabalho, da ciência, da tecnologia e da cultura são indissociáveis, pois o que propomos nas atividades curriculares estão organizados no eixo comum “ cultura, trabalho, poder, homem e natureza. Assim a formação está centrada na compreensão de mundo e na valorização do ser social, ou seja, no sujeito de seu conhecimento.
Portanto, ensinamos com o objetivo de construir uma sociedade justa, ampliando as habilidades dos alunos em resolver situações problemas. Precisamos encontrar soluções para as diversas situações que aparecerão. Vivemos hoje constantes mudanças provocadas pelo avanço tecnológico, a qual caminha com a ciência e a cultura, dessa temos que entender e organizar conceitos mais elaborados e desenvolver técnicas pedagógicas que se insiram nesse mundo moderno.
O ensino médio é um direito social e um dever do Estado. A partir dessa concepção e amparados na LDB o ensino deve:
a) Consolidação e aprofundamento dos conhecimentos adquiridos;
b) Preparação para o trabalho e a cidadania;
c)Aprimoramento do educando em relação a formação ética e autonomia intelectual, a partir do ensino e pesquisa;
d)Compreensão dos fundamentos científicos e tecnológicos dos processos produtivos.
Refletindo sobre as proposições das DCN's, a questão do ensino e pesquisa e a seleção de conhecimentos e metodologias forma uma barreira entre teoria e prática. Falta estrutura para desenvolver essas atividades a fim de garantir metodologias para que o ensino seja capaz de promover no aluno sua formação humana integral.
Devemos sim através do ensino, propiciar o desenvolvimento físico, intelectual, social e emocional do educando, tendo em vista a construção de sua autonomia intelectual e moral;
Possibilitar o desenvolvimento das capacidades de comunicação, por meio das diferentes linguagens e das formas de expressão individual e grupal;
Incentivar o gosto pela aprendizagem, pela investigação e pelo conhecimento.
Exercitar o pensamento crítico, por meio do aprimoramento do raciocínio lógico, da criatividade, e da superação de desafios;
Propiciar o domínio de conhecimentos científicos básicos, nas diferentes áreas;
Favorecer a socialização, isto é, a produção da identidade e da diferenciação cultural, mediante a localização de si próprio como sujeito, da participação efetiva na sociedade.
A finalidade da Educação Básica é levar o aluno a ter acesso aos conhecimentos científicos, que são produtos históricos-culturais. É através da interação da linguagem que o conhecimento escolar desenvolve o cognitivo do aluno e também a formação ética e política. Sendo assim, o trabalho do professor em sala de aula, visa já mencionado acima, o desenvolvimento físico, moral, intelectual, emocional e social do educando com o objetivo que eles construam sua autonomia e tenha um bom desempenho como cidadão, sabendo valer seus direitos e deveres.
Após analisar as questões sobre os conteúdos de todas as disciplinas trabalhadas em sala de aula, respondidas pelos alunos, verificamos que: Necessitam desses conteúdos; aprendem coisas novas que vão ser úteis no dia a dia; sendo grande parte desses conteúdos importantes para serem profissionais qualificados; aprendem o convívio entre as pessoas; valorizam o conhecimento adquirido. Muitos abordam que as aulas práticas são atraentes, e pesquisas auxilia na aprendizagem.
Percebemos que os alunos realmente tem noção da importância dos conteúdos que estão sendo estudados, tem consciência que o conhecimento vale muito para sua vida pessoal e profissional.
Elaboração de uma aula integrada.
Gostaria ver um exemplo de aulas elaboradas dentro da proposta do novo currículo para o ensino médio, ou seja, exemplo de uma aula onde as áreas de conhecimento a partir de um tema discutam cada uma dentro de sua identidade disciplinar um tema único.
Obrigado
Flávio Eustáquio de Oliveira - orientador do Pacto em São João del Rei.
Relatório de Experiência
Flávio:
Não sei se isso que tu queres, mas posso te enviar o nosso relatório de experiências, que fizemos numa escola pública aqui em Blumenau. Embora haja algumas arestas a serem aparadas, de modo geral conseguimos uma adesão dos professores e a atenção dos alunos pois, para eles, tratava-se de uma novidade na mesmice.
Como não há "anexos" nesse comentário, tentei colá-lo, mas ele fica todo desconfigurado. Se te interessares, meu e-mail de trabalho é retrg@terra.com.br. Será um prazer compartilhar nossa experiência!
Um abraço do
Renato Olegario